GP da Turquia F1: Notas AutoSport

Por a 12 Outubro 2021 16:45

Concluímos a nossa análise ao GP da Turquia com as notas finais aos pilotos e equipas:

Mercedes – Bom andamento mas más decisões

Valtteri Bottas foi um dos melhores na corrida turca, com um andamento que ninguém conseguiu igualar, numa das melhores prestações do finlandês na Mercedes. Bottas controlou as operações e nunca permitiu que Max Verstappen se tornasse em ameaça, beneficiando das últimas atualizações da Mercedes, que parecem ter dado vantagem aos Flechas de Prata. Bottas apenas “falhou” na qualificação, mas ficou ainda assim com a pole. A assinatura do contrato com a Alfa Romeo fez-lhe bem. Lewis Hamilton teve um fim de semana de altos e baixos. Foi dos mais rápidos até a qualificação, mas sabia que o melhor tempo no sábado não lhe daria mais que o 11º posto. Na corrida começou muito bem, com bom ritmo, mas foi perdendo algum gás e meteu os pés pelas mãos no final. Mais uma vez quis sobrepor a sua opinião à da equipa, como fez no ano passado, mas desta vez podia ter corrido pior. Terminou em quinto lugar, o que talvez seria o melhor a que podia ambicionar, mas tentou ir até ao fim com o mesmo jogo de pneus, o que poderia ter corrido muito mal, caso os pneus falhassem, como esteve perto de acontecer com Esteban Ocon. Já não é a primeira vez que Hamilton questiona as decisões da sua equipa, uma das que menos falha nesse aspeto. Conseguiu minimizar os erros, mas podia ter evitado colocar a equipa numa posição difícil, numa corrida em que os engenheiros da Mercedes não foram tão incisivos na sua decisão de entrar. Se Hamilton tem entrado quando recebeu a primeira ordem o cenário poderia ter sido diferente com um ataque final mais forte por parte do britânico, que podia ter lucrado mais.

Valtteri Bottas – Nota 9

Lewis Hamilton – Nota 7

Mercedes – Nota 8

Red Bull – Prioridade ao campeonato de pilotos

Antes da corrida do GP da Turquia, Christian Horner afirmou que a equipa queria conquistar os dois campeonatos, o de pilotos e o de construtores, mas se tivesse de escolher, daria prioridade ao de pilotos, porque é aí que está o “prestigio”. Não sabemos se foi essa a intenção na preparação da estratégia para a corrida de domingo, mas o resultado acabou por beneficiar mais Max Verstappen que a Red Bull. O 2º e 3º lugar no final da corrida foi um excelente resultado, mas a grande missão na Turquia foi deixar Lewis Hamilton o mais atrás possível.

Sergio Perez foi preponderante e não falhou. O mexicano defendeu muito bem, diga-se, a posição na luta roda a roda com o britânico. Foi o ponto alto da corrida, em termos de espetáculo, já que a corrida foi mais nervosa que espetacular. Ficou aquém na qualificação, se tal não acontecesse, estaria perto da nota máxima.

Max Verstappen fez o que lhe competia. Sem hipótese de conseguir chegar à traseira de Valtteri Bottas, sobreviveu para lutar pela vitória noutra corrida, somando pontos preciosos. Comparando as duas últimas corridas e tendo em conta o facto de ambos os rivais pelo título terem sido penalizados, Verstappen somou mais pontos que Hamilton. A diferença é mínima, mas por um ponto se pode ganhar ou perder o campeonato.

Red Bull – Nota 9

Max Verstappen – Nota 8

Sergio Perez – Nota 8

Ferrari – Sem a penalização, podia ter sido um excelente fim de semana

A Ferrari podia ter saído da Turquia com ainda mais pontos e ter dado um passo importantíssimo na luta pelo terceiro lugar. A Scuderia foi claramente melhor que a McLaren neste fim de semana, e conseguiu intrometer-se na luta pelos primeiros lugares, tendo por breves instantes sonhado com a vitória. Mas Charles Leclerc não conseguiu manter o andamento para segurar Bottas, sendo obrigado a entrar nas boxes. Mas o quarto lugar é um excelente resultado. Carlos Sainz fez uma das melhores corridas pela Ferrari, com uma recuperação fantástica na primeira metade da corrida, que deixou Daniel Ricciardo a milhas, depois de ambos terem largado do fim da grelha. Na segunda metade as condições da pista não ajudaram o espanhol, mas não apagam a boa prestação de Sainz que foi eleito de forma justa o Piloto do Dia.

Charles Leclerc – Nota 9

Carlos Sainz – Nota 9

Ferrari – Nota 9

Alpha Tauri – Pierre Gasly continua a brilhar

Gasly continua a mostrar qualidade na Alpha Tauri e na Turquia mostrou que merece nova oportunidade numa equipa mais competitiva. Fez uma excelente qualificação, no arranque da prova viu-se envolvido num incidente com Fernando Alonso, pelo qual foi penalizado (de forma algo injusta, diga-se), mas conseguiu ainda assim terminar em sexto, terminando a prova a pressionar o quinto. Gasly tem mantido uma qualidade exibicional elevada e esta corrida foi mais uma excelente amostra do francês. Já Yuki Tsunoda continua a cometer demasiados erros. A boa qualificação e as boas primeiras voltas em que segurou Hamilton pareciam ser um bom pronuncio, mas um pião a meio da corrida atirou o japonês para fora do top 10. Continua a errar, a mostrar pouca calma ao volante de um monolugar, numa fase em que devia mostrar mais evolução. Uma pena, olhando ao talento natural que tem.

Pierre Gasly – Nota 8

Yuki Tsunoda – Nota 4

Alpha Tauri – Nota 8

McLaren – Sem ritmo e com erros estratégicos

Os responsáveis da McLaren justificaram a falta de ritmo na Turquia – o seu monolugar não era propício às curvas turcas – mas a verdade é que falharam também na estratégia, principalmente com Daniel Ricciardo. E o australiano ficou ainda pior na fotografia, por causa desse erro. Terem trocado os pneus do carro do australiano tão cedo foi um erro, obviamente mais fácil de identificar à depois de tomada a decisão e atrás do teclado, não permitindo que conseguisse recuperar alguma posição na parte final da corrida, quando o carro está mais leve. Lando Norris teve uma corrida muito discreta, não conseguiu dar luta a Hamilton e não foi capaz de igualar o ritmo do Ferrari, nem perto disso. A McLaren perdeu 10 pontos para a Ferrari e a diferença entre ambos os construtores é de apenas 7.5 pontos.

McLaren – Nota 6

Lando Norris – Nota 6

Daniel Ricciardo – Nota 4

Aston Martin – Valeu Lance Stroll

Lance Stroll dá-se bem com os ares da Turquia e se no ano passado conquistou a sua primeira pole em Istambul, este ano voltou a mostrar bons apontamentos. Uma prestação sólida do canadiano que conseguiu conquistar pontos importantes para a equipa que não apresentou argumentos para mais. Sebastian Vettel foi o único a tentar usar os slicks na corrida, uma aposta que se revelou imediatamente errada, foi um golpe final num fim de semana que já não estava a correr muito bem para o alemão que não se deu bem com as condições da pista.

Lance Stroll – Nota 7

Sebastian Vettel – Nota 4

Aston Martin – Nota 5

Alpine – 1 ponto no bolso

Fernando Alonso conquistou uma boa posição na qualificação para uma corrida onde se esperava que a sua experiência podia sobressair. O toque de Pierre Gasly e o consequente pião, deitou por terra qualquer possibilidade de um top 5 do espanhol. Ainda pior foi o toque em Mick Schumacher, que resultou numa penalização. A primeira volta foi determinante para a posição final de Alonso. Sem conseguir chegar aos pontos, foi uma corrida frustrante do espanhol.

Esteban Ocon esteve em completa gestão. Os seus pneus duraram toda a corrida e chegaram “pior que o chapéu de um pobre”. Perdeu a posição para Lance Stroll na parte final da corrida, mas não tinha de todo condições para sequer defender durante uma curva a posição. O esforço do francês foi premiado… com 1 ponto.

Alpine – Nota 6

Esteban Ocon – Nota 6

Fernando Alonso – Nota 6

Alfa Romeo – Às portas dos pontos

A Alfa Romeo foi a melhor equipa das 3 do fundo do pelotão na húmida pista turca durante a corrida. Se na qualificação ficaram atrás da Williams, o que já é costume, na corrida Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi foram até onde foi possível, faltando apenas uma posição para um dos pilotos conseguir pontuar.

Antonio Giovinazzi está a trabalhar para manter o lugar e na Turquia esteve bem, não sabemos se o consegue, mas tem dado provas que merece mais uma época.

Alfa Romeo – Nota 7

Antonio Giovinazzi – Nota 7

Kimi Raikkonen – Nota 7

Williams – Nem Russell fez a diferença

Terminar uma corrida longe dos pontos já é considerado um fim de semana negativo para a equipa, o que mostra bem a evolução da Williams. Mas a realidade é que foi um fim de semana complicado. George Russell ia conseguindo colocar mais uma vez o seu carro na Q3 mas um pequeno erro na última curva deitou por terra o esforço, no que estava a ser uma grande volta. Na corrida não se evidenciou e voltou a ter um mau arranque, algo que terá de melhorar na Mercedes. Nicholas Latifi passou completamente ao lado desta corrida e esteve muito abaixo do que fez Russell. Depois de algumas corridas mais promissoras, voltou a desiludir.

George Russell – Nota 6

Nicholas Latifi – Nota 3

Williams – Nota 5

Haas – Valeu pelo esforço na qualificação

Mick Schumacher provou mais uma vez que está uns furos acima do companheiro de equipa, conseguindo chegar à Q2 no sábado. Aproveitou a vaga de Ricciardo e conquistou o 14º lugar da grelha. Em corrida não havia muito mais a fazer e esteve em disputa com o colega de equipa pelos dois últimos postos. Ficou à frente de Nikita Mazepin, numa corrida em que nenhum piloto desistiu.

Só nos apercebemos de Nikita Mazepin na corrida, quando impediu Hamilton de o ultrapassar numa dobragem, depois das bandeiras azuis.

Haas – Nota 7

Mick Schumacher – Nota 7

Nikita Mazepin – Nota 5

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
2 anos atrás

Lando nota 6? Menos um que Stroll, Kimi e Gio? lol Ainda por cima é a mesma nota de Ocon que foi batido nos treinos pelo Alonso e a mesma nota de Alonso que fez uma má corrida. OMG ok…Para mim Lando 7, Sainz 8, Alonso 5, Kimi e Gio 6.

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
917/30
2 anos atrás

“Giovinazzi…mas tem dado provas que merece mais uma época” Tem? Não tenho dado conta disso, devo andar muito distraído…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
RedDevil
RedDevil
Reply to  917/30
2 anos atrás

É preciso dar um desconto… a avó do Fábio é que lhe escreve os textos… e ela confundiu com o Giovinazzi com o Gianni Morandi…

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

8 para a Mercedes? Acho que mereciam mais tendo em conta que dominaram o fim de semana. Se está relacionado com a abordagem estratégica, perece-me que o hipotético erro vem mais do piloto do que da equipa. É que ver a Ferrari (que também permitiu que o Leclerc arriscasse ao ficar em pista) com 9 e a Mercedes atrás, não faz muito sentido.

Cágado1
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás

Não costumo olhar muito para as notas das equipas, mas concordo totalmente com essa observação.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado