GP da Rússia de Fórmula 1: Resposta da Mercedes?

Por a 26 Abril 2017 11:12

Depois de duas vitórias da Ferrari em três corridas, o Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1 vai ser ainda mais intenso do que o esperado, pois a Mercedes começa a sentir forte pressão da Ferrari, e vai ter que responder.

Tendo em conta que o circuito de Sochi não é muito amigo das ultrapassagens – A FIA decidiu nada alterar para este ano a esse nível e ainda é bem capaz de se arrepender – a Mercedes vai dar tudo na qualificação para que ganhe aí uma vantagem que pode aproveitar na corrida. Mas se até aceitamos que a Mercedes vai voltar a assegurar a pole position – foi sempre um Mercedes a sair na frente até aqui este ano, e no Bahrein, ficaram dois na frente do melhor Ferrari, a verdade é que em corrida a Ferrari tem sido melhor, e neste contexto a Mercedes está, pela primeira vez em três anos, atrás doutra equipa no Mundial de Construtores. Portanto a luta que se espera em Sochi é forte. Mas há mais motivos de interesse para o GP da Rússia de F1.

Em primeiro lugar pista, que não é um circuito citadino, mas também não é um circuito permanente e as ultrapassagens vão ser um problema pois a pista é estreita. A corrida de 2014 foi um ‘horror’ de tão sonolenta. Agora com carros mais largos e que curvam mais depressa, vamos ver, mas antevê-se uma procissão. A este nível, não estamos bem, mas está nas mãos dos pilotos mudarem essa perceção…

Lewis Hamilton está sete pontos atrás de Vettel no Mundial de Pilotos e vai tentar responder. Não que a margem para Vettel seja significativa, mas se for a Ferrari novamente a vencer, então o paradigma da F1 mudou mesmo. Por isso vai haver forte reação da Mercedes na Rússia. Se conseguir…

Quanto à Red Bull está para já em terra de ninguém. Max Verstappen ainda só tem um pódio, na China, e Daniel Ricciardo nem isso. Mas foi o holandês o único até aqui a intrometer-se nos pódios Ferrari/Mercedes. Curiosamente, também Kimi Raikkonen ainda não meteu os pés no pódio este ano, e por isso já começaram as críticas.

O segundo pelotão é que está muito bem e recomenda-se. Até aqui a única equipa que conseguiu intrometer-se nos seis primeiros foi a Williams, duas vezes. E com Williams, leia-se, Felipe Massa. Mas tal como já tínhamos antevisto, o facto de Lance Stroll precisar de tempo até obter resultados (está a ter muito azar, pois têm-no feito de ‘alvo’) permite que a Force India seja a melhor equipa, a seguir à Red Bull, ainda que só com um ponto a mais, apesar de ter dois pilotos a assegurar pontos. A Toro Rosso não anda longe, tem um bom carro e dois pilotos que têm categoria para estar a lutar mais à frente. A Haas também tem conseguido pontos, duas vezes no top 10 em três corridas e a Renault também já pontuou. Está rápida em qualificação mas não tanto em corrida…

Por fim, resta falar da McLaren-Honda e de Fernando Alonso, que já está a pensar mais nas 500 Milhas de Indianápolis e depois duma semana nos EUA a aprender as Indy 500, volta este fim de semana para a sua triste realidade, a F1.

 

Sem-Título-1

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Prognósticos só daqui a 9 dias !

Pity
Pity
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

9 dias? Tem a certeza?

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  Pity
6 anos atrás

Pois. Pensando bem. Até domingo à noite é muito menos tempo…
Será esta, dos “prognósticos serem no fim “, uma das originalidades dos portugueses ? A outra (seguramente) é de ninguém se tratar por “tu”.

Pity
Pity
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Não sei se é originalidade dos portugueses, mas minha, é de certeza. Tenho muita dificuldade em tratar por tu quem não conheço pessoalmente. E mesmo conhecendo… acredita que no meu emprego, nunca tratei ninguém por tu? Nem as minhas duas melhores amigas? Reservo o “tu” para os jovens e para a família. Feitios… 🙂

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  Pity
6 anos atrás

Assim como (ainda) vemos pais a tratar os filhos por você, ou irmãos as irmãs da mesma forma. Feitios, educação, seja o que fôr, é uma mera constatação ou suposição: não conheço 1 só blog desportivo italiano, espanhol, francês, latino-americano em que não se tuteiem. Até os alemães. E ainda os suiços (Blick, p.e.) embora estes sejam “bipolares”. daí a originalidade

jmc
jmc
6 anos atrás

então a corrida e a qualificação são ás nossas 11h da manhã? Porque não põe logo os horarios para as transmições em Portugal Continental e se deixam de contas confusas

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  jmc
6 anos atrás

A hora está certa, vê o que diz em baixo “Sochi 12:32, your time 10:32” a diferença horária é 2 horas e as horas em branco já estão certas.
A qualificação começa as 13h e acaba as 14h, como têm sido comum recentemente. E a corrida é as 13h.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
6 anos atrás

E de salientar que como têm sido costume esta época a qualificação vai dar na SportTV+
http://www.sporttv.pt/sport-tv/guia-tv.aspx?id=572962

prost
prost
Reply to  Kimi Iceman
6 anos atrás

Desde que acabou a eurosport2extra deixei de gastar dinheiro em canais pagos. Agora escolho ver SKYF1HD, ou MovistarF1 e só em última instância a sportv. E tudo de borla!!!!! Viva a android TV!

sunbeamyoda
sunbeamyoda
6 anos atrás

off-topic: compro o jornal desde 1989 e é a primeira vez que, durante um campeonato de F1, na edição em papel (26.04.2017), não vem um único artigo sobre F1.
Anda alguém distraído ou está alguém doente?

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  sunbeamyoda
6 anos atrás

Se em Janeiro que não acontece quase nada de relevante falam sobre F1 e a faltar 1 semana para o GP de Sochi não colocam, alguma coisa deve ir realmente mal.

Pity
Pity
Reply to  sunbeamyoda
6 anos atrás

Ocuparam o espaço todo com o CNR e o ralicross de Montalegre. Mas, diga-se a verdade, não existiram notícias relevantes durante a semana, por isso, desta vez devemos perdoar-lhes. Mas só desta vez….

sidekick
sidekick
6 anos atrás

«…em corrida a Ferrari tem sido melhor», e disse o sr. Abreu muito bem. Na China, com a sorte que nem sempre calha aos audazes, a Mercedes viu-a cair-lhe no colinho vinda do céu. Mas isso não vai provavelmente acontecer outra vez, apesar de ter feito até agora melhores tempos de qualificação …
Em Sochi, o traçado não me parece o mais adequado aos ‘patins’ traseiros dos Mercedes… mesmo em qualificação, já que em corrida vai «esmurrar o balcão» novamente!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1