GP Canadá F1: Lewis Hamilton garante ‘pole-position’ por 0,3s

Por a 10 Junho 2017 19:06

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole-position’ para o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1 na sua última tentativa, ao rodar em 1m11,489s, batendo Sebastian Vettel por 0,299s, após uma qualificação onde bem cedo se perceber que no Circuito Gilles Villeneuve a Mercedes tinha argumentos para fazer frente à Ferrari.

No começo da Q3 Hamilton mostrou que estava disposto a dar o tudo por tudo para garantir o primeiro lugar na grelha de partida para a corrida canadiana, quando na sua primeira tentativa rodou em 1m11,791s, face a um Vettel que ficou a somente 0,007s (!). A Mercedes mostrou ter uma pequena reserva para fazer face à Ferrari, ainda que Valtteri Bottas tenha garantido o terceiro lugar do ‘grid’ por apenas oito centésimas face a Kimi Raikkonen.

Ainda que tudo tenham feito para se aproximar das equipas de topo, os pilotos da Red Bull tiveram que se contentar com a segunda linha da grelha, novamente com Max Verstappen a ser melhor do que Daniel Ricciardo. Atrás dos dois Felipe Massa confirmou o bom andamento evidenciado ao longo do fim de semana, ainda que o Williams esteja a ‘anos-luz’ das três equipas de topo. O mais que o brasileiro conseguiu foi ficar à frente dos pilotos da Force India, Sergio Perez e Esteban Ocon, e de Nico Hulkenberg, novamente a tirar o máximo do que o Renault lhe dá.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m11,489s

2º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m11,788s

3º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m12,177s

4º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m12,789s

5º Max Verstappen (Red Bull-Renault) 1m12,403s

6º Daniel Ricciardo (Red Bull-Renault) 1m12,557s

7º Felipe Massa (Williams-Mercedes) 1m12,858s

8º Sergio Perez (Force India-Mercedes) 1m13,018s

9º Esteban Ocon (Force India-Mercedes) 1m13,135s

10º Nico Hulkenberg (Renault) 1m13,271s

11º Daniil Kvyat (Toro Rosso-Renault) 1m13,690s

12º Fernando Alonso (McLaren-Honda) 1m13,693s

13º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso-Renault) 1m13,756s

14º Romain Grosjean (Haas-Ferrari) 1m13,839s

15º Jolyon Palmer (Renault) 1m14,293s

16º Stoffel Vandoorne (McLaren-Honda) 1m14,182s

17º Lance Stroll (Williams-Mercedes) 1m14,209s

18º Kevin Magnussen (Haas-Ferrari) 1m14,318s

19º Marcus Eriksson (Sauber-Ferrari) 1m14,495s

20º Pascal Wehrlein (Sauber-Ferrari) 1m14,810s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
20 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jaguar-r1
jaguar-r1
6 anos atrás

Penso que foi por 0,3 e não 0,03.

*RPMS*™
6 anos atrás

Numa volta rápida, onde conta mais o valor do piloto, Hamilton é mais forte que Vettel. Na corrida, onde os pneus fazem mais diferença, Vettel tem tido vantagem até agora. Cumprimentos

js1970
js1970
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Já reparou que desta vez a Mercedes não precisou de 2 voltas para ter a temperatura ideal nos pneus. Por isso não me parece que desta vez a Ferrari tenha vantagem! Amanhã contem com o inglês gostem ou não. Cumpts

Kampux
Kampux
Reply to  js1970
6 anos atrás

Será que estamos perante outro “Mistério”. Depois do “Mistérios à italiana” ‘versão’ Mercedes…
É natural que as características, temperatura entre outros factores da pista fazem os pneus trabalhar de forma diferente e carros tirarem melhor partido dos pneus.

MVM
MVM
6 anos atrás

Hamilton 01:11.459, Vettel 01:11.789. Onde é que isto é uma diferença de 0,033?
«os pilotos da Red Bull tiveram que se contentar com a segunda linha da grelha» Hmmm… 5.º e 6.º, como as linhas são compostas por dois carros, equivale à terceira linha. (Digo eu.)
Dito isto, que volta portentosa não deve ter sido a do Hamilton! Tive pena de não ver em directo.

Pity
Pity
Reply to  MVM
6 anos atrás

E não foram só esses os erros do NBC, o Kimi fez 1:12.252 e não 1:12.789. Enfim…
Foi, efectivamente, uma grande volta, ainda com um ligeiro erro pelo meio. Vettel também estava numa volta muito rápida, mas também errou.

Pity
Pity
6 anos atrás

Que qualificação! Emoção até ao fim. Esperemos que a corrida, amanhã, seja tão emocionante como a qualificação e, para bem do campeonato, os dois primeiros podem terminar na mesma ordem. A Force India a cotar-se, nitidamente, como a quarta força. Alonso espremeu o carro ao máximo e Wehrlein a estragar mais um Sauber, desta vez ninguém o empurrou.

elio
elio
6 anos atrás

O Mercedes continua a ser no conjunto, o melhor carro. Num circuito onde a potência e o downforce ditam leis, era mais que expectável que fosse um Mercedes o mais rápido, graças ao “dark mode” do seu propulsor utilizado em qualificação. O talento do piloto aqui conta muito pouco, porque aquele que tiver o carro mais rápido, é o grande favorito a fazer pole, como os últimos 3 anos têm evidenciado. Amanhã no entanto será uma história diferente e o maior equilíbrio do Ferrari em ritmo de corrida, aliado ao talento superior de Vettel e a sua inteligência táctica, são… Ler mais »

n_asa
n_asa
Reply to  elio
6 anos atrás

Olhe que acho que hoje o Ferrari e o Mercedes estavam praticamente iguais, não digo iguais pk o Ferrari fugia um pouco de traseira quando era abusado. Mas na 1º tentativa do Hamilton, o Vettel ficou apenas a 0,004s do Mercedes e com um erro no 2 sector (um dançar de rabinho da Gina), e na Pole do hamilton pelo que percebi o Vettel só tinha feito a volta de saida (e errou 2 vezes) enquanto o Hamilton tinha feito mais uma volta. Acho que hoje na qualificação os 2 carros estavam mesmo muito muito iguais isto se tirarmos o… Ler mais »

mo16011704
mo16011704
Reply to  elio
6 anos atrás

Desculpa lá senhor elio, é sabido por todos que hamilton é um dos pilotos mais talentosos de sempre formula ONE só nao tem mais títulos por motivos que todos nós sabemos, o Nico só foi campeao na epoca passada porque o motor de Hamilton explodiu ele a liderar uma corrida e mesmo com todos problemas de fiablidade que o carro de Hamilton apresentou chegou ao final da epoca com 12 vitorias mais uma que do actual campeao, o que lhe valeu o titulo do piloto da temporada. Dito isto, acho que deviamos ser isentos de fanatismo quando tecemos as nossas… Ler mais »

elio
elio
Reply to  mo16011704
6 anos atrás

É a sua opinião. Na minha, o Lewis é inferior ao Vettel tanto em talento como em inteligência táctica. E também eu posso dizer que o Lulu só tem os títulos mundiais que tem, porque nos últimos 3 anos conduziu os carros mais dominantes de sempre. Ou então diga-nos lá quais foram as outras equipas na história da modalidade que, em 3 épocas consecutivas, tenham alguma vez conseguido um registo de 51 vitórias e 56 poles em 59 corridas. Já o disse aqui e reafirmo: O Vettel para bater o Lewis não precisa ter o melhor carro, basta-lhe apenas ter… Ler mais »

mo16011704
mo16011704
Reply to  elio
6 anos atrás

Caro Élio essas falácias são para justificar o injustificáveis, quando o Vettel foi 4 vezes consecutivas campeão do mundo pela redbull é claramemte porque a redbull era a melhor equipa,se Vettel for campeão esta época claramente será porque a Ferrari que está melhor que Mercedes e com maior fiabilidade. o Alonso é campeão mundial e Grande piloto mas mal se vê devido a falta de carro, talento só não ganha títulos. Isso tem que ficar claro. Hamilton tem 65 poles e está a 3 de Schumacher…e mesmo assim não tem talento…imagina se tivesse talento e inteligência.

hlc
hlc
6 anos atrás

Este Sr. Nuno Barreto Costa é uma verdadeira nódoa. Nem sequer saber olhar para os três últimos algarismos.
Por favor Sr. Nuno Barreto Costa, estes algarismos leem-se da esquerda para a direita e da seguinte forma: DÉCIMOS, CENTESIMOS, MILÉSIMOS.
Olhe para os números e o que escreveu e corrija!!!

hlc
hlc
6 anos atrás

Sr. Nuno Barreto Costa, vá novamente para escola primária para aprender a lêr as casas decimais, por favor.
Explique lá como é que chegou à diferença entre primeiro e segundo.
O Sr. deve ser um gênio!

asfalto
asfalto
6 anos atrás

Afinal tanta especulação em torno dos pneus e do favorecimento a uma equipa, não me parece.

MVM
MVM
Reply to  asfalto
6 anos atrás

Às vezes torna-se difícil ver a realidade que está atrás das cortinas de fumo que alguns gostam de levantar. Ainda bem que se está a aperceber.

n_asa
n_asa
6 anos atrás

Bela qualificação, 2 maquinas totalmente diferentes e tão próximas umas das outras. Foi emocionante ver o Vettel a ir para a box e a mudar de pneus a acreditar que conseguia fazer melhor (e consegui se não fosse os erros), e a volta perfeita do Hamilton.

rudicaraciola
rudicaraciola
6 anos atrás

A pole do Hamilton não foi assim uma tão grande surpresa. O Canadá é um circuito em que é muitíssimo forte. Foi lá que conquistou a 1ª vitória e ganhou muitas vezes. No entanto pode estar evidenciada alguma recuperação técnica por parte da Mercedes. Para o campeonato seria bom que o Hamilton ganhasse. Mas a corrida pode contar outra história..

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado