GP Brasil F1: Lewis Hamilton excluído da qualificação, larga do fim da grelha na corrida Sprint

Por a 13 Novembro 2021 17:25

As contas do título poderão sofrer um golpe tremendo este fim de semana. Lewis Hamilton foi desclassificado da qualificação de ontem e a asa da Mercedes foi considerara ilegal, pelo que britânico sai do fim da grelha na corrida sprint, marcada para as 19:30.

Foi determinado que a asa traseira de Hamilton falhou uma verificação relacionada com os seus elementos superiores, que se abrem quando o DRS é activado. Inicialmente, foi sugerido que a distância entre os elementos superiores era superior ao máximo de 85mm permitido quando o DRS é activado, mas foi revelado que os elementos não tinham a integridade exigida quando testados.

Na nota lançada pela FIA pode ler-se:

“Quando o DRS é activado, o que eleva o elemento superior da asa a uma posição mais plana, o intervalo deve estar entre 10mm e 85mm. A folga máxima é medida, de acordo com TD/011-19, empurrando um elemento de medição de 85mm contra a abertura com uma carga máxima de 10N (dez newtons.) Se o elemento passar, então o carro falhou o teste. Neste caso, o medidor não passou na secção interior da asa, mas fê-lo na secção exterior da asa. Este teste foi repetido quatro vezes com dois medidores diferentes, uma vez feita na presença dos comissários e outra na presença de representantes do piloto.”

Quanto à acusação feita de que o toque de Max Verstappen poderia ter afetado as medições, pode ler-se na nota que ” o concorrente do carro 44 e representantes também concordaram que era improvável que as ações de Max Verstappen causassem uma falha, no entanto sentiram que se tratava de uma questão em aberto. Os Comissários ficaram plenamente satisfeitos, tendo revisto extensivamente a totalidade das provas relativas a esse incidente, que não tem qualquer relação com este caso.”

Assim, Lewis Hamilton larga do fim da grelha na corrida sprint e terá 24 voltas para recuperar o máximo de lugares possível, sabendo que amanhã terá nova penalização de cinco lugares por troca de um elemento da unidade motriz (motor combustão interna). Este pode ser um golpe tremendo nas aspirações do britânico que ontem fez a pole para a corrida sprint e evidenciou um bom andamento para a prova, tendo, em condições normais, argumentos para minimizar as perdas da penalização de cinco lugares. Com esta penalização, o caso muda de figura é a tarefa do #44 é agora muito mais complicada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
36 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
2 anos atrás

Castigo justíssimo!

Cumprimentos

F1_4ever
2 anos atrás

De certeza que isto tem mão do Helmut Marko. Ele foi lá á box da Mercedes durante a noite e despejou umas latas de Red Bull na asa traseira do carro do Hamilton. Ora como toda a gente sabe “Red dá-te Asaasss” Neste caso como ja tinha uma bem grandona ficou ainda maior e mais escancarada. O Max foi só lá apalpar e confirmar com os dedos a ver se tinha resultado. E assim se vingam deles terem denúnciado que a asa traseira dos Red Bull se deitava demasiado.

*RPMS*™
Reply to  F1_4ever
2 anos atrás

Foi o pai do Verstappen que foi mexer na asa do carro do Hamilton… hahahaha
Ai que pagode!!!

Cumprimentos

Last edited 2 anos atrás by O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
kmsdigitais
kmsdigitais
2 anos atrás

Vim só ler, com as minhas pipocas 😀 😀

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Então pessoal? Onde estão essas supostas ajudas da FIA ao Hamilton?? hahahaha Hipócritas. Que depressa mudou a narrativa, era a FIA que ajudava imenso, que era branda. Agora um infringe o regulamento: leva um multinha. O outro ingringe o regulamento, é excluído da qualificação e praticamente o título é entregue ao outro. Depois venham chorar que ele leva ajudas. leva leva, viu-se bem. Deve ser coincidência que na corrida onde se vê Max a meter a mão na asa do mercedes, este tem problemas na inspecção. Já se fosse ao contrário e a decisão foi o que foi, este fórum… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Chora afondinho, chora bastante que é bom sinal! hahahaha

Cumprimentos

917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Um andou com uma asa ilegal o outro fez uma festinha na asa (ilegal), na tua cabeça (de melão lol) mereciam o mesmo castigo não é? Querias… incha! Quanto à “coincidência…Max a meter a mão na asa do mercedes, este tem problemas na inspecção” só mostra uma coisa: és menos inteligente e mais hipócrita do que eu pensava! lol

gtman
gtman
2 anos atrás

Nada me admirava que o madraço tenha posto algum produto na asa. Estes dois episódios estão estranhamente ligados. As corridas no Brasil tem, por vezes, factos e resoluções bizarras. quem não se lembra de 2007 onde Williams e Ferrari correram com o combustível refrigerado (no fim da prova tinham a temperatura do combustível largamente abaixo da temperatura ambiente que era bastante alta) e a F1 declarou que não havia indícios….indícios havia e nem sequer era a primeira vez para qualquer uma das duas equipas na mesma corrida.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado