GP Bélgica Fórmula 1: Max Verstappen na pole, incrível segundo lugar para George Russell

Por a 28 Agosto 2021 16:17

Max Verstappen (Red Bull) garantiu a pole position para a corrida do GP da Bélgica, seguido de George Russell (Williams), com uma incrível prestação na sua última tentativa. Lewis Hamilton (Mercedes) qualificou-se em terceiro, numa sessão marcada pelo acidente de Lando Norris (McLaren) no inicio da Q3.

Após o acidente e interrupção demorada da sessão, os pilotos saíram para a pista com cerca de 9 minutos restantes da Q3. Lewis Hamilton conseguiu a pole position provisória, mas logo a seguir, um surpreendente George Russell bateu o tempo do piloto da Mercedes, sendo apenas batido pelo tempo alcançado por Max Verstappen na sua derradeira tentativa.

Quando se pensava, com base no desempenho mostrado nas duas primeiras partes da qualificação, que fosse Lando Norris a colocar-se na luta pelo primeiro lugar da grelha de partida, foi Russell que surpreendeu.

Daniel Ricciardo (McLaren) garantiu o quarto posto, sairá ao lado de Hamilton, enquanto Sebastian Vettel (Aston Martin) e Pierre Gasly (Alpha Tauri) vão largar da terceira fila da grelha. Sergio Perez (Red Bull) foi 7º e Valtteri Bottas, 8º. A fechar o top 10 ficaram Esteban Ocon (Alpine) e Lando Norris, que devido ao acidente não marcou tempo e sairá de 10º, caso o piloto esteja em condições de o fazer.

Lance Stroll e Valtteri Bottas têm 5 lugares de penalização, cada, devido aos incidentes causados na Hungria.

Filme da qualificação:

Q3

Com a chuva a cair mais intensamente, os pilotos saíram para a última parte da qualificação com pneus de chuva. Ainda na volta de saída, Sebastian Vettel avisava que se devia parar a sessão por causa da muita água na pista e que provocava aquaplanagem. 

Pouco depois, no complexo Eau Rouge-Raidillon, Lando Norris, o primeiro piloto a sair para uma volta lançada, perdeu o controlo do McLaren a subir e bateu forte do lado esquerdo do circuito, passou de novo pela pista e bateu nas proteções do outro lado da pista, ficando imobilizado e com o carro completamente danificado. O piloto saiu do carro pelos próprios meios, mas foi encaminhado para o centro médico do circuito para ser avaliado.

Depois de uma paragem prolongada, os pilotos voltaram à ação, com Esteban Ocon a levar pneus de chuva no Alpine, para trocar após a volta de saída. Todos os outros pilotos saíram para a pista com pneus intermédios montados nos seus carros.

Q2

Os dois pilotos da Mercedes saíram para a pista com pneus intermédios usados e no final da volta de saída, a equipa mandou-os entrar no pitlane para trocar os pneus usados por jogos novos, tal é a curta janela que existe para fazer um bom tempo.

Lando Norris foi o mais rápido na primeira saída dos pilotos, com Sebastian Vettel atrás do britânico e Pierre Gasly no terceiro posto. Max Verstappen passou para o segundo posto logo depois. 

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas surgiram nas posições de eliminação antes da sua segunda tentativa de marcar tempo. A cinco minutos do fim, os dois pilotos da Mercedes conseguiram sair dos últimos lugares entre os 15 pilotos, mas Bottas estava no 9º posto. Pouco depois, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo empurraram Bottas para os últimos 5 lugares e Hamilton estava no 10º lugar. 

Na última tentativa para obter os melhores tempos, Hamilton conquistou o melhor tempo, mas foi batido logo depois por Lando Norris. Valtteri Bottas também passou à Q3, com o terceiro melhor tempo, mas ambos os pilotos da Mercedes precisaram de utilizar um jogo novo de pneus intermédios para conseguirem sair dos últimos lugares. 

George Russell conseguiu passar de novo à Q3, ao contrário de Lance Stroll, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Nicholas Latifi e Charles Leclerc.

Q1

George Russell e Nicholas Latifi foram os únicos pilotos a sair para a pista com pneus intermédios, o que se revelou importante. Enquanto o piloto canadiano da Williams teve uma saída de pista, o colega de equipa colocou o tempo mais rápido da sessão na primeira tentativa, sendo mais rápido com pneus intermédios que os restantes pilotos. Latifi depois de completar nova volta rápido, subiu para o segundo posto da tabela de tempos. 

Quando todas as equipas montaram pneus intermédios, existia a ameaça de nova aguaceiro no circuito. Assim, Russell foi novamente o mais rápido, sendo depois ultrapassado na tabela de tempos por Lando Norris (1º), Max Verstappen (2º), Lewis Hamilton (3º) e Sergio Perez (4º).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
luismanuel
luismanuel
2 anos atrás

“Max Verstappen (Mercedes) garantiu a pole position”??? Algo de errado não está certo…

malhaxuxas
malhaxuxas
2 anos atrás

Alguém é capaz de me explicar? Ferrari já não corre na F1?

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Bravo, “Mr, Saturday” Russell, a bateres com um williams em Spa o 7voltas melhor piloto de todos os tempos… O que não farias com um mercedes…
.Infelizmente com o que fizeste hoje confirmaste a renovação do bottas na merdeces D: (O gigi até já propôs ao capo wolf pagar-te o ordenado)
Mas pronto, amanhã vais para Les Combes como que para o exame, o Max que se cuide. Caso contrário, lá vai em segundos mais uma chamada do capo sem vergonha na cara Toto para a williams para porem o seu piloto no lugar lembrando o lacaio ocon no Mónaco.

can-am
can-am
2 anos atrás

Parecia que até o S. Pedro estava a a jogar para meter o Hamilton na pole com os tempos do Q2 ! Mas o bom senso, por uma vez, permaneceu.O Max tem tudo para ganhar amanhã,desde que não lhe destruam o carro ! O Russell é um dos grandes da F1 e só não vai para a Mercedes …se o Hamilton não quiser…o que será o mais certo.
O Norris também podia ter estado na pole mas os acidentes acontecem na chuva e ele tinha que arriscar.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  can-am
2 anos atrás

É preciso ter calma…. Há uma longa recta com pelo menos 3 flechas na sua direção … não tenho tanta certeza que chegue a Les Combes em primeiro… vamos ver.

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

De facto, desde Silverstone que os Mercedes estão uns foguetes nas rectas.

Max para garantir a primeira posição antes de Les Combes tem que sair de Raidillon bem mais rápido que Russell/Hamilton para se poder aguentar. Vamos ver se mesmo Russell partir melhor que Hamilton quanto tempo consegue manter se á frente.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  norton_folk2021_gmail_com
2 anos atrás

Sem dúvida. E depende muito dos setups de cada um e se a pista estará molhada ou não. Se estiver muita chuva o Russel pode ir para a frente inclusive. Parece-me com um setup com muito mais apoio. É SPA, vamos ver!

vitor-m-luz
vitor-m-luz
2 anos atrás

Os comissários do GP da Bélgica são os grandes culpados do acidente que ocorreu com o Lando Norris. E não podem dizer que não foram avisados porque o Vettel foi bem especifico ao alertar que a pista estava com locais onde poderia haver aquaplaning. A F1 é dos desportos mais profissionais que existem. Por isso não se compreende como podem existir falhas destas.

Pity
Pity
Reply to  vitor-m-luz
2 anos atrás

Os comissários e, particularmente, a direcção de corrida, nestas condições, têm de ouvir os pilotos, pelo menos os mais experientes, pois são eles que estão a correr riscos. Infelizmente, o Michael Masi está a provar, cada vez mais, que não é a pessoa certa para o cargo.

Cágado1
2 anos atrás

O piloto do dia foi o Norris, o único com eles no s´tio para enfrentar a Q3 de full wet, pata a fundo. Acho que a pole não lhe escapava, face à performance na Q1 e Q2. Infelizmente o Masi assim não quis e mandou-os para a pista em condições assustadoras, com consequências relativamente previsíveis. Teria sido lindo vê-lo partir da Pole. Russell espectacular. Vamos a ver a grande corrida que podemos ter amanhã.

skbarca
skbarca
Reply to  Cágado1
2 anos atrás

Também pode dizer. Grande pole do Max, eu sei que é dificil admitir. Mas não lhe custava dizer 🙂

pratretasdanetgmail-com
pratretasdanetgmail-com
2 anos atrás

Pergunta:
O 1.º lugar em spa sai da direita ou da esquerda?

Se sair da esquerda, vai dar confusão para o max. Se sair da direita, o Russell passará a la source à frente do Hamilton.

luismanuel
luismanuel
Reply to  pratretasdanetgmail-com
2 anos atrás

Sai da direita

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

Uau! Performances brilhantes de alguns (Russell nem precisa dum Mercedes! Magnífico! Este feito foi lendário.), e desastrosas de outros!
Que grelha confusa.

jacinto-18
jacinto-18
2 anos atrás

Só cinco comentários. Russell Grande piloto. Pois nestas condições sobrepõe-se o piloto há máquina. Os pilotos da Ferrari há chuva meu Deus muito maus.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

Cheira-me a setup. Eles são bons na chuva. Se a pista estiver seca (o que aparentemente não estará a acontecer), podem fazer uma boa corrida.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado