GP Bélgica F1: Poderá Max Verstappen vencer em Spa?

Por a 27 Agosto 2022 20:43

A primeira linha da grelha de partida para o Grande Prémio da Bélgica é composta por Carlos Sainz e Sérgio Pérez, mas tal é o ritmo imposto por Max Verstappen, que arrancará de décimo quinto, que a grande questão para a corrida de Spa-Francorchamps é perceber se Max Verstappen conseguirá conquistar amanhã a sua nona vitória da temporada.

Foram diversas as equipas que decidiram montar novos componentes de unidade de potência nos seus carros, tendo a Ferrari elegido Charles Leclerc e a Red Bull o holandês para o fazer na prova realizada no majestoso circuito das Ardenas.

A pista belga, com as suas longas retas, permite realizar ultrapassagens com alguma facilidade e daí a decisão de montar V6 turbo híbridos frescos da parte das duas equipas já mencionadas, assim como da Alpine, com Esteban Ocon, McLaren, com Lando Norris, Alfa Romeo, com Guanyu Zhou, e Haas, com Mick Schumacher.

Em circunstâncias normais, seria difícil que Verstappen ou Leclerc, que alinharão no décimo quinto e décimo sexto lugares, respetivamente, pudessem lutar pelo triunfo na corrida de quarenta e sete voltas, mas o ritmo do Campeão do Mundo tem sido de tal forma forte, que uma vitória sua não está fora da equação.

Ainda que na qualificação não tenha ficado uma imagem clara do potencial de cada um dos carros, Sainz e Pérez não aproveitaram totalmente a performance das suas montadas e tanto Verstappen como Leclerc realizaram apenas uma volta lançada, a diferença que o holandês cavou para os seus perseguidores foi impressionante – o espanhol, o segundo mais rápido, ficou a 0,632s da marca do chefe de fila da Red Bull.

Com este tipo de vantagem sobre os demais, não será difícil imaginar uma cavalgada triunfal da parte de Verstappen ao longo das quarenta e quatro voltas de prova de amanhã, apesar de arrancar de décimo quinto.

O Red Bull RB18 parece ter sido concebido para as características do circuito de Spa-Francorchamps, dada a sua eficiência aerodinâmica, que lhe permite deslizar através do ar no primeiro e terceiro sectores e, ainda assim, gerar o apoio aerodinâmico necessário para ser rápido no segundo, com mais curvas e sinuoso.

Já o Ferrari F1-75, se for afinado para zonas de alta velocidade, perde muito tempo no segundo sector, mas se for equilibrado com este em mente, fica sem velocidade de ponta nos primeiro e terceiro sectores.

Estas características do carro concebido sobre a direção de Adrian Newey são ainda muito úteis para um piloto que precise de recuperar posições ao longo do pelotão, uma vez que não perderá terreno nas curvas, permitindo-lhe manter-se em posição de beneficiar da sua excelente velocidade de ponta e colocar-se em posição de efetuar ultrapassagens nas longas retas de Spa-Francorchamps.

No entanto, existem ainda dúvidas quanto ao equilíbrio competitivo em situação de corrida, uma vez que na sexta-feira, quando são realizadas estas simulações, a chuva interveio, não permitindo às equipas avaliar com precisão o comportamento dos pneus da Pirelli.

Para além disso, para amanhã estão previstas temperaturas mais elevadas o que poderá alterar significativamente o equilíbrio competitivo, como se de resto se verificou na Hungria, com a Ferrari a perder velocidade com o arrefecimento da pista.

Estrategicamente, a corrida poderá ser abordada de duas formas – com duas paragens nas boxes, aproveitando os apenas cerca de 19s que custa uma troca de pneus, ou apenas uma – e este é o tipo de provas onde a Red Bull sobressai e onde a Ferrari normalmente tem mais problemas a interpretar a corrida.

Tipicamente, um piloto entre o décimo e décimo quinto posto após a primeira volta estará entre 9 a 13 segundos do líder, zona onde o holandês deverá rodar quando passar pela primeira vez pela meta, mas se se confirmar vantagem que Verstappen tem vindo a evidenciar ao longo do fim-de-semana, esta diferença poderá não ser inultrapassável, sobretudo se houverem situações de Safety-Car, o que é uma possibilidade forte em Spa-Francorchamps.

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Pitão
Pitão
1 ano atrás

Gosto muito do Leclerc, mas se vier chuva vai ser entre o Max e o….LH.

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