GP Bélgica F1, Bernie Ecclestone: “não tiveram coragem e não querem correr riscos”
Durante 40 anos, Bernie Ecclestone esteve à frente dos destinos da F1. Nunca foi, de todo, consensual, mas teve o mérito de fazer crescer e tornar atrativa a competição. Hoje falou sobre o que se passou na Bélgica, afirmando que faltou coragem aos decisores para arriscar e que cada piloto deveria ter escolha se queria ou não correr.
“Eu teria dito às equipas e aos pilotos às 15 horas, ‘está a chover, estamos preparados para adiar por uma hora e esperar que o tempo mude. Mas não importa o que aconteça, a corrida começará às 16 horas e depois cabe-vos a vós participar ou não. Se quiserem correr o risco, é convosco, se não quiserem, não o façam. Se pensam que é perigoso correr com velocidade, não o façam’. Mas agora é um grupo diferente de pessoas, que não tiveram coragem e não querem correr riscos. Poderiam ter feito duas voltas, cinco voltas, 50 voltas ou nenhuma volta, mas a decisão deveria ter sido individual de cada piloto. Num desporto perigoso, as coisas podem acontecer e as pessoas podem morrer. Quando as pessoas estão a limpar janelas em grandes blocos de escritórios, o cesto pode cair e elas podem morrer. E não lhes é pago muito dinheiro para o fazerem. A estas pobres pessoas que estavam a lutar no Afeganistão, foi-lhes dito que tinham de lá ir e lutar e que a escolha não era deles. Era perigoso e muitos deles foram mortos. Se estivéssemos no exército e nos tivessem dito que temos de ir para o Afeganistão, poderíamos ter dito, ‘raio, isso não parece seguro, mas temos de ir, não temos escolha’. No caso de ontem, os pilotos tinham uma escolha. Se quisessem correr o risco de ganhar pontos, era a eles que competia. Se quisessem aguentar e fazer muito mais voltas para se certificarem de que ganhavam a corrida, então era isso que deviam ter feito”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





Pity
30 Agosto, 2021 at 16:06
Que comparações mais estúpidas. Este talvez quisesse assistir a algo parecido com o que aconteceu nas W series, mas com mais velocidade e consequências mais graves.
[email protected]
30 Agosto, 2021 at 16:44
Desporto automóvel é sinónimo de acidentes e riscos, obviamente que se deve fazer de tudo para minora-los mas acabar com eles é ridiculo, pois passar quase 5 horas como passei ontem em frente ao ecrã para ver aquela palhaçada é que não será a solução
Pity
30 Agosto, 2021 at 18:07
Desporto automóvel não tem de ser sinónimo de acidentes, especialmente graves. Já foi explicado demasiadas vezes porque é que não houve corrida, pelo que fique-se com a sua maneira de ver, que eu fico com a minha.
[email protected]
30 Agosto, 2021 at 18:50
Ser explicada a razão, não quer dizer que seja a verdade absoluta, o Bernie disse e bem que se esperava 1 hora e depois corria-se, não esperar ad eternum até que o são Pedro pare a chuva ou anoiteça entretanto… E o sinónimo de acidentes é a realidade de quem corre, os erros, as avarias etc… Se não me percebeu paciência.
Chicanalysis
30 Agosto, 2021 at 19:14
Basta ler o nick do autor do comentário para se aferir a sua pinta. Se fosse a si deixava-o falar para as paredes, ou seja, para os outros que vão concordar com ele. De certeza que haverá aqui muitos, tal o nível a que a fauna local chegou.
[email protected]
30 Agosto, 2021 at 22:18
Fico estarrecido com a sua prepotência para com o Nick, apenas como fala de fauna deixa-me um pouco confuso se aqui se discute desporto automóvel ou vida selvagem
...
30 Agosto, 2021 at 19:38
Claro que que se pode sempre melhorar. Eu também estive à espera mas porque quis, e você foi obrigado???
[email protected]
30 Agosto, 2021 at 22:23
Obviamente que ninguém me obrigou apenas agora fico com a certeza que vivemos na era PlayStation… Só se corre com pista molhada e pouco… se chover ninguém corre, para a próxima já percebi a situação e nem perco 1 minuto, mas como sou da velha guarda e vi tanta corrida á chuva ainda acreditei no pai Natal LOL
fernandogcamposgmail-com
30 Agosto, 2021 at 16:46
Os pilotos também têm de adequar a velocidade às condições de pista, o que nem sempre acontece. Como vimos na Hungria, a gula falou mais alto. Os pilotos estão lá para competir, mas também para medir os riscos que correm e saber ajustar a velocidade às condições!!
Vimos inúmeras corridas em SPA, à chuva, em que o Schumi se destacou, que hoje não seriam possíveis.
Concordo sim que em determinadas condições não seja possível realizar corridas, mas parece que começamos a cair no ridículo.
[email protected]
30 Agosto, 2021 at 17:08
Ora nem mais!
Pity
30 Agosto, 2021 at 18:10
Já foi dito e redito e redito não havia visibilidade. Os fórmulas não têm faróis, como a Porsche supercup. Esses correram com faróis ligados.
fernandogcamposgmail-com
31 Agosto, 2021 at 6:49
Em muitos outros grandes prémios também não houve suficiente visibilidade, e não foi por isso que deixou de se participar. Aqui a questão, é que os pilotos têm de se adaptar às condições.
https://www.youtube.com/watch?v=fUkTSzPkiq8
Aqui em SPA, também não havia visibilidade, houve corrida, que por sua vez começou muito mal, todos a quererem ganhar a corrida na partida, e só não terminou ali a corrida porque havia carros de reserva. Mas houve 2ª partida e corrida, havendo o acidente com o shumi, exactamente por falta de visibilidade. Mas houve corrida
Pity
31 Agosto, 2021 at 11:22
Sei que vou levar mais duas dúzias de negativos, mas a minha opinião não muda.
Lembro-me perfeitamente dessa corrida onde, só por acaso, não houve feridos graves. Na largada, com aquela embrulhada toda, só o Barrichello se lesionou num braço. A batida, esquecida, do Fisichella no Nakano à entrada das boxes e a do Schumacher no Coulthard, por falta de visibilidade causada pelo spray, podiam ter acabado com um deles no hospital, felizmente não aconteceu. Mas isso passou-se há 23 anos. Desde então, muita coisa mudou. Mudou a FIA, mudou a FOM e mudou a consciência e mentalidade das pessoas (pelo menos de grande parte delas).
O risco sempre estará associado ao desporto automóvel, isso nem tem discussão, mas o que estaríamos aqui a discutir se se repetisse 98, mas com feridos? Estaríamos a culpar a FIA por ter permitido a corrida, ou não estaríamos?
Para mim, o passado serve para recordarmos mas, sobretudo, aprendermos, não para copiarmos.
E sim, também gosto de uma corrida com chuva, mas quando as condições o permitam.
pintinha
30 Agosto, 2021 at 16:15
Concordo com a primeira parte da afirmação …”NÃO TIVERAM CORAGEM…” de cancelar a corrida semplesmente.
QUEREM CORRER RISCOS … da fraude e descrença …. é mais lucrativo.
[email protected]
30 Agosto, 2021 at 16:41
Amigos, Não podia estar mais de acordo com o Bernie, assisto há inúmeros anos a corridas e as melhores que assisti foram á chuva, o Senna nunca teria aquela corrida em Portugal a luz das atuais regras nunca ninguém teria a noção real do seu talento.
O perigo é um facto real e quem não tem coragem que fique no sofá a assistir, pois se não querem correr riscos aconselhava que acabassem com as corridas reais e passassem a faze-las on line tipo play station… Quem sabe um dia!
Carlos Soares
30 Agosto, 2021 at 16:51
Não deixa de ter alguma razão, se era para atribuir pontos, tinha que haver corrida, não havendo corrida, não deveria haver pontos para ninguém, e sim, deveriam ter questionado os pilotos, reunindo-os e entre eles decidiam se havia ou não corrida.
pedropadua69gmail-com
30 Agosto, 2021 at 16:54
Bem… Vou repetir o que disse num outro post… Até porque esse senhor aí de cima foi “cúmplice” no que aconteceu no dia 01 de Maio de 1994.
Vou dar o meu “pitaco”, e desta vez sem alcunhas (senão a Pity ainda me lança uma “praga tecnológica” via net). 😉
Na minha humilde opinião, e com tantos recursos tecnológicos avançadíssimos, entre eles o da meteorologia, que a FIA dispõe, não me convenceu nem um pouco o que fizeram e, pior que isso, lá mais para o final esperemos que esta não venha a ser, ironicamente, a “corrida” que decidirá o campeonato porque seria um erro inadmissível e imperdoável que, uma vez mais, e passados 27 anos da morte do saudoso Ayrton (com as devidas diferenças de cenário, mas em que ambas as provas sequer deveriam ter se realizado se o bom senso prevalecesse), só vem confirmar que o dinheiro dos contratos publicitários milionários que envolvem este desporto está acima da própria F1.
Vejamos um de vários cenários possíveis no final do último GP, caso SPA tivesse sido cancelado, sendo que, irei utilizar uma hipotética pontuação “redonda” para uma melhor compreensão:
O Max Verstappen termina o campeonato com 350,5 pontos e o Lewis Hamilton 349,5 pontos (subtraindo os 12,5 que o Max faturou sem correr daria 338 pontos, e por sua vez, o Hamilton retirando os 7,5 de SPA em que nada fez daria 342 o que significa que o campeão deveria ser o LH), e o mesmo se pode aplicar ao Max, basta jogar com os números.
Ou seja, será um escândalo sem precedentes na história que um campeonato tão disputado e espectacular como tem sido este, fique decidido por uma corrida que, ironicamente, não se realizou!
Para bem da imagem da F1 esperemos que tal cenário não venha a verificar-se.
Mas, como sempre, o dinheiro está acima de tudo.
Beijinhos Pity! Paz e Amor!!! ✌
Pity
30 Agosto, 2021 at 18:23
Não sei rogar pragas… 🙂
Bom comentário. Sim, esperemos que esta pontuação não decida o campeão, mas não está em causa só o campeão, está todo um campeonato de construtores. Uma equipa pode descer de posição devido a esta “coisa”, há muito dinheiro em jogo.
pedropadua69gmail-com
30 Agosto, 2021 at 19:20
Tal e qual! Ainda tem mais essa!
Uma equipa pode perder milhões por causa dessa “coisa”, e da maneira apertada que está o campeonato de construtores entre algumas equipas, será injusto se isso se verificar.
Lagafe
31 Agosto, 2021 at 12:41
Vamos lá ver. A realização da corrida de Imola pode ser discutível mas isso não faz do Bernie “cúmplice” e fica mal esse tipo de comentários. Mesmo com aspas. Os demais pilotos não tiveram problemas, o acidente do Senna é um caso isolado à organização do evento.
pedropadua69gmail-com
30 Agosto, 2021 at 17:29
E mais, é fácil esse senhor falar em coragem estando de fora e jogando toda a responsabilidade para cima dos pilotos, do tipo: epa, quem quiser correr que corra, quem achar que é demasiado perigoso que fique na box!
Ou seja, o dono da F1 do passado ainda era mais sarcástico do que os atuais.
E mais ainda, do jeito que estava o tempo, nem o Max chegaria ao fim da prova, pois correr debaixo de chuva é um espetáculo à parte, agora debaixo daquilo que se viu ontem, além de loucura, era uma autêntica lotaria, e a corrida nunca, jamais, iria chegar ao fim, teria que ser encerrada por antecipação quando só restassem para aí uns 6 carros.
Resumindo, os pilotos iam correr contra a chuva e não entre eles porque jamais conseguiriam se aproximar do carro da frente!
Que piada é que isto teria? Depende do ponto de vista de cada um.
Não se esqueçam que se os pneus não atingirem a temperatura ideal, aquilo é como andar de slicks no gelo (bastou o Perez abusar ligeiramente na volta de apresentação e viu -se o que aconteceu), e temperatura era coisa que ontem não conseguiriam colocar naqueles, pois estão preparados para chuva extrema, e ainda não inventaram pneus para dilúvio.
Portanto, só posso concluir que há muita gente, incluindo esse tipo aí de cima, que queria assistir a uma prova de “carnificina” e não a uma prova de F1.
O único erro que vi nisto foi o não cancelamento da prova porque, tal como disse o Alonso, não tem lógica nenhuma atribuir pontos numa prova em que nenhum piloto pôde disputar posição.
E agora é esperar que isto não influencie as contas no final do campeonato porque iria ser um escândalo sem precedentes.
Fabiano Bastos das Neves
30 Agosto, 2021 at 17:55
Concordo com a tua análise, mas o campeonato já tem muitos escândalos para que ambos os lados reclamem do resultado final. Começando pelos pilotos lançados para fora da pista, ou ainda pelo “piloto de boliche” Bottas fazendo um verdadeiro strike com os carros dos adversários. Tudo isso será combustível para as polêmicas pós campeonato.
Mas, como apaixonado pela F1, que assiste praticamente a todas as corridas há mais de três décadas, fico decepcionado com o processo de decisão utilizado para definir se haverá ou não corrida neste tipo de situação. Ora, pode um evento bilionário, dito o pináculo do esporte a motor, ficar exposto a subjetividade do diretor de prova entender se há ou não condições de realizar a prova. Será que as décadas de dados colhidos, informações meteorológicas e simulações possíveis não podem ser utilizados objetivamente para determinar se há condições de segurança para realizar a prova?
A subjetividade é que lança dúvida àqueles que foram prejudicados pelo resultado. Se a corrida fosse cancelada por uma decisão subjetiva, sem pontos válidos, hoje estaríamos discutindo se a direção de prova não quis ajudar a Mercedes e ao Hamilton, pois as chances de vitória eram maiores para a Red Bull e para o Max Vestapen. Como foi validada com três voltas atrás do safety car, hoje estamos nos perguntando se não havia uma intenção de ajudar os taurinos e o holandês. Um processo objetivo tiraria toda e qualquer dúvida.
Pity
30 Agosto, 2021 at 18:39
O director de corrida é soberano, seja em que prova for. Podemos discutir se age bem ou mal, mas é ele que tem de decidir. Acidentes como Silverstone e Hungria, acontecem, o que não é vulgar é calhar ao mesmo, duas vezes seguidas. Quanto às suspeições de favorecimento deste ou daquele, são teorias tolas a que não devemos ligar.
pedropadua69gmail-com
30 Agosto, 2021 at 19:45
Respeito a tua opinião, mas para mim o problema de Silverstone foi outro, e o Rosberg à dias fez uma análise perfeita: o Lewis passou a utilizar as mesmas armas do Max, deixou de recuar…
Cansou-se de estar sempre a aliviar para o garoto afoito passar.
E mais, na Hungria alguém dúvida que em vez do Lewis, se estivesse o Max a lutar com o Alonso, iria haver batida?
Veja-se a “faísca” que houve entre ele e o Mick!
Ah e tal, mas o carro estava difícil de conduzir porque estava todo remendado.
Ok! E nas outras provas em que ele jogou o carro para cima dos outros obrigando-os a aliviar e em alguns casos, a sair da pista para não baterem?
Portanto, vamos considerar que é tudo lance de corrida e segue jogo porque quem aprecia disputas acérrimas, independentemente do piloto, só tem a lucrar.
E preparem-se que no próximo ano, com os novos bólides, a expectativa é enorme, e com os pilotos a puderem estar mais próximos uns dos outros, vai ser um bate roda bonito de ver, pois para além do destemido Max, teremos o George, o Lando, o Charles, e até o Pierre poderá vir a juntar-se a esse grupo, pois estamos perante uma juventude bem aguerrida e o espectáculo só tem a ganhar com isso.
Bem e se Haas tiver um carro bom, até o Nikita vai dar trabalho e, esse sim, é capaz de vir a fazer alguns strikes.
Pedro Coelho
30 Agosto, 2021 at 19:37
0% de DEMAGOGIA de BE. 100% de Demagogia da FIA e Liberty. O propósito é o mesmo. Não devolver o dinheiro a quem pagou para as equipas e Liberty meterem no bolso dinheiro por um trabalho que não fizeram.
Se dissesem a esta últimas que não havia dinheiro por este GP, todas prefeririam a solução de BE.
...
30 Agosto, 2021 at 19:45
Comparações ridiculas que só me leva a pensar que o BE não está bom da cabeça. Fácil falar para quem está de fora, é como muito corajosos que vejo aqui a comentar. Como não é a vida deles, tudo bem, falam assim mas é sentadinhos no sofá! No fundo nem gostam de corridas o que querem realmente é ver acidentes e se morrer alguém…tanto melhor. Essas “pessoas”/”adeptos” metem-me nojo!
[email protected]
30 Agosto, 2021 at 22:28
Na PlayStation é na boa até podes correr com uma tempestade tropical uma proposta para o futuro do desporto… Com tanta gente com medo só assim… Porra há 30 anos andavam uns gajos a guiar carros rudimentares para os dias atuais, sem a segurança de hoje em dia e com mais de 1000cv nestas condições ou piores e não havia mariquices desta natureza, na altura tinham balls hj não simples meu caro
...
30 Agosto, 2021 at 22:40
Há 30 anos também se queixavam: https://youtu.be/uCZ5wP1_ncQ
[email protected]
30 Agosto, 2021 at 23:50
Pois… Mas corriam na mesma, não ficavam a jogar às cartas ou a dar uns toques na bola para passar o tempo LOL
...
31 Agosto, 2021 at 8:08
Corriam porque as davam inicio a corridas mesmo sem condições minimas, mas ouvindo o senna e berger bem se ve o que eles acharam disso. Se a corrida tivesse ido para a frente no domingo os pilotos teriam corrido na mesma e teriam-se se queixado na mesma tal como há 30 anos…
Pity
31 Agosto, 2021 at 11:32
exacto.
Scb
30 Agosto, 2021 at 21:59
Parece aquelas bolachas rançosas que já terminaram o prazo validade ainda havia escudo, mas continuam lá na prateleira, a meter nojo.
Speedway
31 Agosto, 2021 at 8:49
Totalmente de acordo. A F1não é mais do que o reflexo da hipocrisia sociedade actual. Falta autenticidade e tantas outras coisas.