GP Bahrein F1, Q3: Primeira pole-position do ano para Max Verstappen

Por a 27 Março 2021 16:06

Grande qualificação tivemos neste primeiro Grande Prémio do ano, com muito equilíbrio em pista e algumas surpresas. Max Verstappen (Red Bull RB16B/Honda) guardou o melhor para o fim e bateu Lewis Hamilton (Mercedes F1 W12) por 0.388s já depois do cronómetro regressivo ter chegado a zero. Hamilton tinha saltado para primeiro pouco antes, mas o holandês ainda tinha mais um trunfo na ‘manga’.

Valtteri Bottas (Mercedes F1 W12) foi terceiro a 0.589s, na frente de Charles Leclerc (Ferrari SF21), numa grande qualificação para a Ferrari, dentro do contexto. excelente qualificação também para Pierre Gasly (AlphaTauri AT02/Honda), quinto na frente de Daniel Ricciardo (McLaren MCL35M/Mercedes), Lando Norris (McLaren MCL35M/Mercedes), Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF21), Fernando Alonso (Alpine A521/Renault) e Lance Stroll (Aston Martin AMR21/Mercedes).

Na primeira fase da qualificação, as primeiras surpresas, com a eliminação de Esteban Ocon (Alpine A521/Renault) e Sebastian Vettel (Aston Martin AMR21/Mercedes). Na Q2, a surpresa veio da eliminação de Sergio Pérez (Red Bull RB16B/Honda).

No final da primeira série de voltas, Max Verstappen (Red Bull RB16B/Honda) bateu Lewis Hamilton (Mercedes F1 W12) por apenas 0.023s, com um surpreendente Pierre Gasly (AlphaTauri AT02/Honda) em terceiro, a 0.488s. Valtteri Bottas (Mercedes F1 W12) era quarto a 0.690s, seguindo-se Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF21), Daniel Ricciardo (McLaren MCL35M/Mercedes), Lando Norris (McLaren MCL35M/Mercedes), com Lance Stroll (Aston Martin AMR21/Mercedes), Charles Leclerc (Ferrari SF21) e Fernando Alonso (Alpine A521/Renault) a não registarem tempos.

Q2: Sergio Pérez eliminado na Q2

Carlos Sainz conseguiu regressar às boxes e o problema que afetou no final da Q1 não pareceu incomodar os engenheiros. Valtteri Bottas foi o primeiro a fazer tempo na Q2, sendo que a maioria calçou pneus médios para tentar levar esse conjunto para o arranque da corrida de amanhã.

Lewis Hamilton fez o melhor tempo na primeira volta lançada e ficou à frente de Max Verstappen. Bottas era terceiro, seguido de Lando Norris e Carlos Sainz. Sergio Pérez e Daniel Ricciardo viram os seus tempos anulados por ultrapassarem os limites de pista.

Na zona de despromoção estavam Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen, Ricciardo, Pérez e George Russell, que ainda não tinha ido para a pista por ter feito uma volta extra na Q1 com pneus macios usados. Mercedes fez as voltas que contaram com pneus médios tal como Verstappen, mas o destaque foi para os Ferrari que colocaram os dois carros no topo da tabela, à frente de Hamilton, Norris e Bottas. De fora na Q2 ficaram Pérez (tentou fazer volta com médios), Giovinazzi, Yuki Tsunoda, Kimi Raikkonen e Russell.

Q1: Vettel e Ocon fora da Q2

George Russell (Williams-Mercedes FW43B) foi o primeiro a ir para a pista seguido dos Haas, mas abortou a sua primeira tentativa, ao mesmo tempo que Nikita Mazepin (Haas-Ferrari VF-21) fez um pião na sua primeira tentativa, entregando a Mick Schumacher (Haas-Ferrari VF-21) a “honra” de fazer o primeiro tempo da sessão.

Quando faltavam 12 minutos para o fim da época as boxes abriram-se e todos os carros saíram para a pista. Nas primeiras voltas lançadas Max Verstappen (Red Bull Racing-Honda RB16B) fez o melhor tempo mas Yuki Tsunoda (AlphaTauri-Honda AT02) foi destaque por bater Lewis Hamilton (Mercedes F1 W12) que ficou com o terceiro tempo, à frente de Pierre Gasly (AlphaTauri-Honda AT02) e Sergio Pérez (Red Bull Racing-Honda RB16B).

Verstappen com um pequeno erro terá danificado o fundo plano do carro o que custa sempre alguma performance.

Na zona de eliminação ficavam Esteban Ocon (Alpine-Renault A521), Nicholas Latifi (Williams-Mercedes FW43B), George Russell, Mazepin e Schumacher. Alpine, Aston Martin, Alfa Romeo estavam fora do top 10.

Na segunda tentativa Mazepin voltou a fazer um pião atrapalhando a volta de vários pilotos. Vimos melhorias de tempos mas o mais importante vimos cinco pilotos fora da qualificação, Ocon, Latifi, Schumacher, Mazepin e Sebastian Vettel (Aston Martin-Mercedes AMR21). Há voltas a serem investigados por terem melhorado tempo sob bandeiras amarelas.

Também Carlos Sainz está com problemas com o carro parado em pista com problemas no motor.

Mais informação dentro de momentos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sporter
sporter
3 anos atrás

Agora SIM! Habemos Corrida!!

MLS_OLD
3 anos atrás

Ora boas camaradas, aqui estamos mais uma vez!
Parece que vamos ter uma época interessante, finalmente parece que a conversa da treta da Mercedes é finalmente verdade.
Verstappen está no ponto, fantástico!!!
Já o disse aqui e volto a repetir, Verstappen vai destruir totalmente Pérez.
Aston Martin a mostrar muito pouco, não sei até que ponto as bandeiras amarelas na curva 1 e 8 prejudicaram a volta de Vettel, um começo nada animador.

sporter
sporter
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Pérez está a adaptar-se (e muito bem) ainda ao carro! Tem muito bom ritmo de corrida! E isto é fundamental para RB conseguir rebater o título de construtores!

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  sporter
3 anos atrás

.

Last edited 3 anos atrás by Jaguar R3
jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  sporter
3 anos atrás

A não ser que o Helmut Marko tenha lançado um feitiço ao segundo carro. xD
Com o Perez não faz sentido diferenças brutais de andamento. Quero acreditar que ainda se está a habituar. Apenas a primeira corrida com o carro, não será de estranhar.

Rhodas
Rhodas
Reply to  jaguar-r1
3 anos atrás

Claro, e o Perez nunca foi grande coisa em qualificação. Vamos esperar para ver como vai ser amanhã. Pode ser que surpreenda e ainda acabe no pódio 🙂

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Primeira pole position não mercedes no GP de abertura desde o inicio da era hibrida desde 2014! É um excelente sinal, mas nunca a Red Bull começou tão forte um ano desde 2013 no GP da Austrália com vettel na pole! Tudo indica que a hegemonia de Hamilton e da Mercedes chegou ao fim! Versttapen a provar que tem tudo para ser campeão mundial, o motor Honda é agora o motor de referência da f1 em desempenho e sobretudo em fiabilidade, a Red Bull tem o melhor chassis da f1 agora! Melhor tempos em todos os 3 setores, nos testes,… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Onde é que comprou a sua bola de cristal? Quero uma igual!

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Tanta sabedoria… você é um verdadeiro “sabão”.

malhaxuxas
malhaxuxas
3 anos atrás

A tifosada agora está delirante!!!! Ultrapassada a vigarice do costume, muitos cavalos para o brilharete. Veremos amanhã a tareia que vão levar.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  malhaxuxas
3 anos atrás

Chora chora, anti ferrari!

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  malhaxuxas
3 anos atrás

Errr qual vigarice? O lobby fortíssimo que se instalou na F1 com a Mercedes e a Aston Martin (que da marca só tem a cor) que trocam info e planos dos carros? Não tenho visto muito a pré época. Para já foi a única coisa que vi…

Pity
Pity
3 anos atrás

Excelente volta do Verstappen. Os Mercedes não estão tão mal como os testes de pré-época indicavam. É bom ver os dois McLaren e os dois Ferrari na Q3. Gasly também muito bem. Alonso a bater clamorosamente Ocon. Russell a ser Russell e Mazepin a dar show e a prejudicar alguns colegas. Desilusões: Pérez, aquele tempo apagado deixou-o vulnerável e o resultado viu-se. Vettel, que continua com a malapata que tinha na Ferrari. O carro não é bom, mas Stroll conseguiu ir ao Q3, RPMS, é você que anda a fazer “macumba” para o Vettel? 🙂 Também esperava mais dos Alfa… Ler mais »

MLS_OLD
Reply to  Pity
3 anos atrás

Vettel, bandeiras amarelas? Não?? Ou não quis ver?

Pity
Pity
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Sim, podem ter sido as bandeiras amarelas, não me apercebi se o Vettel passou antes ou depois do pião do Mazepin, mas o que é certo, é que ele já estava na corda bamba. No entanto, Vettel, tal como Pérez, ainda se estão a adaptar aos seus novos carros, pelo que não considero grave este desaire.

*RPMS*™
Reply to  Pity
3 anos atrás

Não preciso fazer qualquer “macumba”, o próprio Vettel trata disso por mim…
Mas falando de algo mais interessante: grande regresso de Alonso!

Cumprimentos

Ligier
Ligier
3 anos atrás

A F1 está de volta. O segredo é manter os carros do ano anterior para a temporada seguinte. Desilusões:( ou não) Vettel Perez e de de certa forma Sainz. Surpresas Alonso Gasly e Stroll. Temos campeonato.

jaguar-r1
jaguar-r1
3 anos atrás

Autosport fix your servers please. xD

Osmane
Osmane
3 anos atrás

A não faz sentido a pole com o melhor carro!!! E agora vão desvalorizar o Vertappen?

*RPMS*™
3 anos atrás

Que excelente qualificação!
Verstappen no braço a bater a dupla da Mercedes que, afinal, continua a ter um carro bastante competitivo. Vendo onde está Perez podemos ver que Verstappen fez a diferença.

Leclerc também é aquela máquina, e a Ferrari parece respirar melhor este ano.

E que dizer de Alonso? Depois de dois anos de ausência regressa e faz uma qualificação destas em que o companheiro de equipa nem do Q1 passou… Brilhante!

Stroll a salvar a Aston Martin. Parece que esta equipa estava muito mais rápida no ano passado. Foi talvez a equipa que mais desiludiu…

Cumprimentos

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

No ano passado eram o mercedes cor de rosa, este ano fizeram o próprio chassis (dizem, para mim por fora continua igual), já perderam alguma coisa com isso.

jacinto-18
jacinto-18
3 anos atrás

Os Mercedes merciam o premio, humor “negro”. Tendo em conta o que se passou nos testes pré época.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado