GP Bahrein F1, Q3: Primeira pole-position do ano para Max Verstappen

Por a 27 Março 2021 16:06

Grande qualificação tivemos neste primeiro Grande Prémio do ano, com muito equilíbrio em pista e algumas surpresas. Max Verstappen (Red Bull RB16B/Honda) guardou o melhor para o fim e bateu Lewis Hamilton (Mercedes F1 W12) por 0.388s já depois do cronómetro regressivo ter chegado a zero. Hamilton tinha saltado para primeiro pouco antes, mas o holandês ainda tinha mais um trunfo na ‘manga’.

Valtteri Bottas (Mercedes F1 W12) foi terceiro a 0.589s, na frente de Charles Leclerc (Ferrari SF21), numa grande qualificação para a Ferrari, dentro do contexto. excelente qualificação também para Pierre Gasly (AlphaTauri AT02/Honda), quinto na frente de Daniel Ricciardo (McLaren MCL35M/Mercedes), Lando Norris (McLaren MCL35M/Mercedes), Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF21), Fernando Alonso (Alpine A521/Renault) e Lance Stroll (Aston Martin AMR21/Mercedes).

Na primeira fase da qualificação, as primeiras surpresas, com a eliminação de Esteban Ocon (Alpine A521/Renault) e Sebastian Vettel (Aston Martin AMR21/Mercedes). Na Q2, a surpresa veio da eliminação de Sergio Pérez (Red Bull RB16B/Honda).

No final da primeira série de voltas, Max Verstappen (Red Bull RB16B/Honda) bateu Lewis Hamilton (Mercedes F1 W12) por apenas 0.023s, com um surpreendente Pierre Gasly (AlphaTauri AT02/Honda) em terceiro, a 0.488s. Valtteri Bottas (Mercedes F1 W12) era quarto a 0.690s, seguindo-se Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF21), Daniel Ricciardo (McLaren MCL35M/Mercedes), Lando Norris (McLaren MCL35M/Mercedes), com Lance Stroll (Aston Martin AMR21/Mercedes), Charles Leclerc (Ferrari SF21) e Fernando Alonso (Alpine A521/Renault) a não registarem tempos.

Q2: Sergio Pérez eliminado na Q2

Carlos Sainz conseguiu regressar às boxes e o problema que afetou no final da Q1 não pareceu incomodar os engenheiros. Valtteri Bottas foi o primeiro a fazer tempo na Q2, sendo que a maioria calçou pneus médios para tentar levar esse conjunto para o arranque da corrida de amanhã.

Lewis Hamilton fez o melhor tempo na primeira volta lançada e ficou à frente de Max Verstappen. Bottas era terceiro, seguido de Lando Norris e Carlos Sainz. Sergio Pérez e Daniel Ricciardo viram os seus tempos anulados por ultrapassarem os limites de pista.

Na zona de despromoção estavam Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen, Ricciardo, Pérez e George Russell, que ainda não tinha ido para a pista por ter feito uma volta extra na Q1 com pneus macios usados. Mercedes fez as voltas que contaram com pneus médios tal como Verstappen, mas o destaque foi para os Ferrari que colocaram os dois carros no topo da tabela, à frente de Hamilton, Norris e Bottas. De fora na Q2 ficaram Pérez (tentou fazer volta com médios), Giovinazzi, Yuki Tsunoda, Kimi Raikkonen e Russell.

Q1: Vettel e Ocon fora da Q2

George Russell (Williams-Mercedes FW43B) foi o primeiro a ir para a pista seguido dos Haas, mas abortou a sua primeira tentativa, ao mesmo tempo que Nikita Mazepin (Haas-Ferrari VF-21) fez um pião na sua primeira tentativa, entregando a Mick Schumacher (Haas-Ferrari VF-21) a “honra” de fazer o primeiro tempo da sessão.

Quando faltavam 12 minutos para o fim da época as boxes abriram-se e todos os carros saíram para a pista. Nas primeiras voltas lançadas Max Verstappen (Red Bull Racing-Honda RB16B) fez o melhor tempo mas Yuki Tsunoda (AlphaTauri-Honda AT02) foi destaque por bater Lewis Hamilton (Mercedes F1 W12) que ficou com o terceiro tempo, à frente de Pierre Gasly (AlphaTauri-Honda AT02) e Sergio Pérez (Red Bull Racing-Honda RB16B).

Verstappen com um pequeno erro terá danificado o fundo plano do carro o que custa sempre alguma performance.

Na zona de eliminação ficavam Esteban Ocon (Alpine-Renault A521), Nicholas Latifi (Williams-Mercedes FW43B), George Russell, Mazepin e Schumacher. Alpine, Aston Martin, Alfa Romeo estavam fora do top 10.

Na segunda tentativa Mazepin voltou a fazer um pião atrapalhando a volta de vários pilotos. Vimos melhorias de tempos mas o mais importante vimos cinco pilotos fora da qualificação, Ocon, Latifi, Schumacher, Mazepin e Sebastian Vettel (Aston Martin-Mercedes AMR21). Há voltas a serem investigados por terem melhorado tempo sob bandeiras amarelas.

Também Carlos Sainz está com problemas com o carro parado em pista com problemas no motor.

Mais informação dentro de momentos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb2
Scb2
3 anos atrás

A primeira nota vai para a sessão de qualificação: que espetáculo! A sério que querem estragar isto?
Já muito foi dito, o artigo está muito completo. Sinal mais da RB, Ferrari (acima do que eu esperava), Alpha Tauri/Gasly, Mercedes (que recuperou nestes 15 dias) e Russel.
Sinal menos: Mazepin, Aston Martin e Alpine.
Podíamos ter mais de Tsunoda. O risco claramente não compensou (não foi o único).
Max e Ham na 1a linha. Pena que em 3⁰ está o escudeiro e não mais um para o barulho.

can-am
can-am
3 anos atrás

Vestappen e Hamilton vão lutar pelo Mundial 2021.

Todos agradecemos.

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Não seria aconselhável os foristas-especialistas não lançarem já os foguetes que a equipa das latinhas já papou tudo? Que pena o 1º GP de 2019 não ter sido neste circuito, o Ferrari tinha sido logo proclamado campeão após a pole. Não obstante, delicioso ver aquelas caras nos cruzes ao verem os 4 décimos (os heróis mecânicos à parte). E atenção ao mexeco com o 2º RB na corrida, se nada suceder à partida, vai arrancar com os médios. Os mesmos com q fez a quali, onde saiu largo na curva 13; mas leia-se só o que já foi escrito nos… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by jo baue
gtman
gtman
3 anos atrás

Não se esqueçam que a Mercedes, AMR, Mclaren e Williams estão a correr com uma versão desvitaminada do motor Mercedes. O novo MGU-K é muito violento e teve que ser amansado, de maneira que não recupera nem acelera no máximo da sua performance possível. Isto é uma mera questão de parametrização e já estará resolvido na próxima corrida.
Por esta razão a instabilidade e a quebra da caixa de velocidades podem ter a mesma origem; a violência do MGU-K. A hipótese duma deficiência aerodinâmica parece excluída pois o carro melhorou muito sem modificações aerodinâmicas.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado