GP Áustria F1: Red Bull também já tem DAS

Por a 3 Julho 2020 13:47

O Dual Axis System da Mercedes espantou o mundo da F1 no início deste ano, mas também levantou algumas dúvidas quanto à sua legalidade. O sistema usado no W11 da Mercedes para alterar a convergência das rodas dianteiras é visto como uma evolução brilhante por parte da Mercedes e apesar da Red Bull não estar certa de que o sistema é legal – chegou mesmo a ameaçar protestar a Mercedes se esta o usasse – pelos vistos, “se não podes com eles, junta-te a eles”.

Christian Horner revelou que a Red Bull está pronta para ter a sua própria versão do sistema DAS, Sistema de Direção de Duplo Eixo.

O sistema, que funciona empurrando e puxando no volante, ação que afeta a convergência das rodas, permite ajudar a reduzir o desgaste e ajuda os pneus a terem mais aderência, permitindo ao mesmo tempo mais estabilidade dos carros na entrada em curva.

A Mercedes já confirmou que está a utilizar o sistema e em declarações à Sky Sports F1, o diretor da Red Bull, Christian Horner, deu a entender que a equipa desenvolveu um sistema similar, mas que ainda não o colocou no carro: “É um sistema complicado, inteligente. Estamos ainda à procura de esclarecimentos da FIA”, disse Horner.

Quando lhe perguntaram se a sua resposta era uma forma de dizer ‘sim, mas não temos a certeza se o vamos colocar ainda’, Horner respondeu: “Se quiseres, podes interpretar assim”, e acrescentou: “Depende do que realmente faz e alcança. Tudo tem de ganhar o seu lugar no carro. Obviamente que é um sistema inteligente, engenhoso, mas estas regras são tão complexas, que só temos que entender em que parte do regulamento se encaixa”. Para além do DAS, como agora se percebeu, a Red Bull trouxe para a Áustria um ‘pacote’ de atualizações aerodinâmicas considerável, incluindo no piso do carro. Já a Honda tem agora uma nova unidade de potência, com melhorias tanto de desempenho quanto de fiabilidade. Resta saber se são suficientes para uma terceira vitória consecutiva da Red Bull…no Red Bull Ring.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MLS_OLD
3 anos atrás

E se a Ferrari tbm estiver o seu DAS quase pronto anda aqui a nanar, como tem sido nos últimos anos…..

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
3 anos atrás

Eu também estou a pensar em instalar um sistema DAS no meu carro… fica muito mais fino!

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Se agora a Red Bull conseguir começar a tirar proveito da sua versão do DAS…agora já vemos a FIA rapidamente a banir o dispositivo. Tal como fizeram com várias inovações lançadas pela Red Bull.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado