GP Áustria F1: Pole para Verstappen, Lando, bem vindo à 1ª linha da grelha…

Por a 3 Julho 2021 15:02

Na casa da Red Bull, completamente repleta de fãs de Verstappen nas bancadas, Max Verstappen conseguiu a pole position para a corrida do GP da Áustria com o tempo de 1:03.720s, batendo por 0.048s Lando Norris que ficou com o 2º lugar da grelha.

Sergio Perez foi o 3º mais rápido, Lewis Hamilton apenas o quarto e Valtteri Bottas 5º.

Na primeira tentativa, Verstappen completou a volta em 1:03.720, com Lando Norris a ficar a 0.048s do neerlandês. Lewis Hamilton foi terceiro (+0.294), Valtteri Bottas quarto e Sergio Perez surgia apenas no quinto lugar. Apenas os dois mais rápidos nesta altura, conseguiram entrar no segundo 03.

Na segunda volta da Q3, Verstappen não conseguiu melhorar o seu tempo, com dois primeiros setores piores que na primeira tentativa, enquanto Lando Norris melhorou nesses setores e o seu tempo final, ficando a apenas 0.048s da pole. Uma primeira linha da grelha jovem.

Sergio Perez melhorou também o seu tempo e subiu ao terceiro posto da qualificação, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas a fecharem o top 5.

Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Sebastian Vettel (que deve ser penalizado por causa do impedimento na Q2 a Alonso), George Russell e Lance Stroll fecharam os dez primeiros.

Fantásticas prestações de Norris e Russell, para além da prestação de Verstappen, que se mostrou dominador até agora.

Q2: Russell à frente dos dois Ferrari

Sergio Perez foi o primeiro piloto a sair para a pista e a registar tempo na sessão, já que teve de abortar a sua última tentativa na Q1. Com pneus médios, o mexicano marcou a volta em 1:04.554s. 

Com todos os pilotos em pista pouco depois de Perez retornar à box, os tempos começaram a baixar. Lewis Hamilton melhorou o tempo do mexicano, mas logo atrás Max Verstappen retirou o britânico do topo da tabela de tempos. Lando Norris voltou a brilhar, marcando o segundo melhor tempo por esta altura e Sergio Perez melhorou o seu anterior tempo e passou para o terceiro mais rápido da sessão, antes de todos sairem para a última tentativa. George Russell, era 9º, à frente de Yuki Tsunoda, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi. 

Na última volta disponível, Fernando Alonso, que estava em risco de não passar à Q3, apanhou Sebastian Vettel na trajetória na última curva e perdeu tempo, ficando nos últimos 5 da Q2. Verstappen melhorou o tempo e entrou no segundo 03, com 1:03.927s.

George Russell com pneus médios, melhorou o seu tempo e passou para a Q3, deixando para trás, Carlos Sainz, Charles Leclerc, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Antonio Giovinazzi, que foram eliminados. 

Q1: Esteban Ocon eliminado, Alonso 3º mais rápido

Com a exceção de Nikita Mazepin e Mick Schumacher, todos os pilotos esperaram até aos últimos 14 minutos da Q1, para saírem das suas garagens. O facto de ser uma pista curta e de existir uma norma para a qualificação, em que era proibido o abrandar dos carros entre as curvas 9 e 10, fizeram com que os pilotos saissem mais tarde.

Max Verstappen foi o primeiro piloto a colocar um tempo digno de registo, com 1:04.249s, seguido de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Pierre Gasly viu a sua primeira tentativa de colocar um registo, ser apagado por ultrapassar os limites de pista. 

Lando Norris e Fernando Alonso surpreenderam, quando se colocaram nos 3 mais rápidos a pouco mais de 5 minutos para o fim da Q1. 

Kimi Raikkonen, Esteban Ocon, Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin foram eliminados. Daniel Ricciardo viu a sua última volta rápida apagada, conseguindo a passagem à Q2 no último lugar disponível, George Russell de novo, passou à Q2. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
31 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
2 anos atrás

Estamos na 8° prova e nesta qualificação tivemos a seguinte; O estreante na equipa Vettel, bateu o Stroll. O estreante na equipa Sainz, bateu o Leclerc. O estreante na equipa Alonso, bateu o Ocon. Até o estreante absoluto Tsunoda ficou a cerca de 0.16 do colega de equipa. Agora pergunto eu, onde anda o “magnífico”, o “espectacular”, o “fora de série” Colgate australiano? Já sei onde anda, anda a levar na boca de um puto de 21 anos. Que faça como Maverick e que saia da equipa, eu agradeço, o Russell agradece e o 5° dentista também. Nesta altura do… Ler mais »

kmsdigitais
kmsdigitais
2 anos atrás

Um McLaren e um Williams no pódio é que era 🙂

Pity
Pity
Reply to  kmsdigitais
2 anos atrás

No próximo ano, se acertarem no regulamento, poderá ser que sim.

chicanalysis
2 anos atrás

The Ham is dead, god save the Nor.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Mais uma pole para o melhor carro. Grande volta de Norris, excelente segundo lugar. Pérez em terceiro só demonstra o quão forte estão os RB. Mercedes meio meh, mas não se pode fazer grande coisa com um monolugar inferior.

Destaques na positiva para Vettel a entrar mais uma vez no top10 com um monolugar inferior e Russell também.

Destaque na negativa para a equipa que conta com os seus dois pilotos, tem um monolugar ao nível dos Mclaren e nem no Q3 entra… (A Ferrari).

RogerM
RogerM
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Já deveria ter percebido que a Ferrari já está a abandonar o desenvolvimento do carro desta temporada, para apostar na próxima. Pelo que os resultados tenderão a ser progressivamente piores do que em relação à concorrência direta.

*RPMS*™
Reply to  RogerM
2 anos atrás

Para perceber algo é preciso pensar, e isso nunca foi muito o forte do faccioso_afondo…

Cumprimentos

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Graganta_Fonda blá blá blá Mercedes monolugar inferior… sério caso de mononeurónio.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado