Pode até parecer estranho, mas Fernando Alonso disse que este foi, provavelmente, o melhor Grande Prémio que fez a nível de pilotagem, até desistir, devido a problemas de suspensão. O espanhol era décimo quando a sete voltas do fim foi forçado a desistir por uma falha na suspensão, pouco depois de ter sido passado por Esteban Ocon e Nico Hulkenberg, quando já estava em dificuldades. O próprio Alonso mostrou-se surpreendido por estar nos pontos com um ‘monolugar tão pouco competitivo’: “Foi provavelmente a melhor corrida da minha carreira até este momento. Em poucas ocasiões tive um monolugar assim e sem qualquer preparação no inverno, penso que temos de recuperar pelo menos um segundo por volta, e mesmo assim só chegamos aos pontos. Fiquei mesmo surpreendido, apesar de não termos conseguido completar a prova; mas foi provavelmente uma das minhas melhores corridas”.
O espanhol reconheceu que as próximas corridas da McLaren serão difíceis devido à falta de competitividade do motor Honda, segundo Alonso, é cerca de 30 Km/h mais lento que a concorrência: “Penso que será impossível repetir esta performance nos próximos Grandes Prémios. Aqui precisas de ter experiência para fazer uma boa corrida. Nos próximos Grandes Prémios temos de melhorar ou então serão provas muito frustrantes”. Sobre o possível novo motor Honda Alonso não quis responder, mas adiantou que é necessário fazer algo para a McLaren poder ser competitiva.
Como fica claro, tendo em conta o nível de pressão que Alonso está a colocar em cima da equipa, nomeadamente da Honda, que a sua paciência está muito perto de se esgotar, e neste momento até duvidamos que sequer queira ouvir o que algum responsável da equipa tenha para lhe dizer. É mau demais que um piloto destes esteja há tanto tempo sem um carro para lutar, no mínimo dos mínimos, por um lugar nos pontos. Há-de ser totalmente frustrante para o espanhol, e as coisas a não mudarem rapidamente, volta Button, estás ‘perdoado’…
Rodrigo Fernandes









