GP Austrália F1: Como foram as estratégias de pneus…

Por a 17 Março 2019 08:46

Valtteri Bottas venceu o Grande Prémio da Austrália de F1 com uma estratégia de paragem única, em linha com o que a Pirelli previu: passar do pneu macio para o médio na volta 23. Esta mesma ideia básica foi utilizada pelos quatro primeiros classificados, mas o ‘timing’ das paragens nas boxes variou, com Lewis Hamilton (Mercedes) e Sebastian Vettel (Ferrari) a pararem muito mais cedo do que os seus companheiros de equipa numa clara batalha estratégica.

O primeiro piloto da frente a fazer uma paragem nas boxes foi Vettel, para tentar um possível ‘undercut’ e isso levou a Mercedes a ‘cobri-lo’ chamando Lewis Hamilton uma volta mais tarde. Desta forma, Valtteri Bottas, ficou em pista muito mais tempo, e aí ‘esticou’ a sua liderança sobre o seu companheiro de equipa.

O último piloto dos quatro primeiros a parar foi Max Verstappen (Red Bull), na volta 26: uma estratégia que o ajudou a subir ao pódio desde o quarto lugar da grelha. O primeiro piloto a garantir um ponto extra com a volta mais rápida foi Valtteri Bottas, que foi mais lesto com o pneu médio na penúltima volta, superando também a volta mais rápida do ano passado.

Todos os pilotos fizeram apenas uma paragem à exceção da Williams: George Russell fez duas e Robert Kubica fez três.

Para Mario Isola, responsável da Pirelli: “Todos os três compostos resistiram bem às exigências particulares do circuito de Albert Park e foram todos amplamente utilizados pelos pilotos. Da nossa perspetiva, vimos uma variação interessante na estratégia, com os pilotos a utilizarem pneus diferentes para diferentes extensões de ‘stints’, enquanto o homens mais atrás na grelha, optaram por estratégias alternativas de modo a tentar subir na classificação. O nosso objetivo este ano passa por fornecer compostos que permitam aos pilotos forçar o andamento do início ao fim de cada ‘stint’. O facto de Bottas ter definido a volta de corrida mais rápida de Albert Park mesmo no final do Grande Prémio, numa luta equilibrada pelo ponto extra com Max Verstappen, realça que este objetivo foi alcançado”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado