Apesar de não ter havido qualquer contacto entre os monolugares de Fernando Alonso e George Russell, o Colégio de Comissários Desportivos decidiu aplicar uma penalização ao piloto espanhol, convertida em 20 segundos adicionados ao seu tempo final da corrida do GP da Austrália, resultando ainda na perda de dois lugares na classificação, mas Alonso responde que a sua manobra é apenas algo que qualquer piloto deve fazer.
Apesar dos comissários considerarem que “a manobra de Alonso foi errática, apanhou-o [Russell] de surpresa”, o piloto espanhol tem outra interpretação.
“Nas últimas voltas, George [Russell] apanhou-me rapidamente. Eu sabia que ele estava a chegar, e estava ao alcance do DRS durante cinco ou seis voltas, por isso estava apenas a fazer as voltas de qualificação para me manter à frente”, disse Alonso após ter conhecido a decisão dos comissários desportivos. “Eu queria maximizar a minha velocidade de saída da curva 6 para me defender dele. É o que qualquer piloto de corrida faria, e não senti que fosse perigoso. É uma desilusão receber uma penalização dos comissários pelo que foi uma corrida dura, mas justa”.
Alonso diz estar “contente por o George estar bem. Não foi bom ver o carro dele no meio da pista”, considerando ainda que “este não foi o melhor fim de semana” para a Aston Martin “em termos de ritmo, mas a nossa corrida foi bem executada: boa estratégia, pit-stops incríveis, grande fiabilidade. Acho que provavelmente somamos mais pontos hoje do que o nosso ritmo merecia, mas vamos aceitar isso”.
Foto: Philippe Nanchino / MPSA











