GP Austrália F1, Alonso reage à penalização: “o que qualquer piloto de corrida faria”

Por a 24 Março 2024 13:26

Apesar de não ter havido qualquer contacto entre os monolugares de Fernando Alonso e George Russell, o Colégio de Comissários Desportivos decidiu aplicar uma penalização ao piloto espanhol, convertida em 20 segundos adicionados ao seu tempo final da corrida do GP da Austrália, resultando ainda na perda de dois lugares na classificação, mas Alonso responde que a sua manobra é apenas algo que qualquer piloto deve fazer.

Apesar dos comissários considerarem que “a manobra de Alonso foi errática, apanhou-o [Russell] de surpresa”, o piloto espanhol tem outra interpretação.

“Nas últimas voltas, George [Russell] apanhou-me rapidamente. Eu sabia que ele estava a chegar, e estava ao alcance do DRS durante cinco ou seis voltas, por isso estava apenas a fazer as voltas de qualificação para me manter à frente”, disse Alonso após ter conhecido a decisão dos comissários desportivos. “Eu queria maximizar a minha velocidade de saída da curva 6 para me defender dele. É o que qualquer piloto de corrida faria, e não senti que fosse perigoso. É uma desilusão receber uma penalização dos comissários pelo que foi uma corrida dura, mas justa”. 

Alonso diz estar “contente por o George estar bem. Não foi bom ver o carro dele no meio da pista”, considerando ainda que “este não foi o melhor fim de semana” para a Aston Martin “em termos de ritmo, mas a nossa corrida foi bem executada: boa estratégia, pit-stops incríveis, grande fiabilidade. Acho que provavelmente somamos mais pontos hoje do que o nosso ritmo merecia, mas vamos aceitar isso”. 

Foto: Philippe Nanchino / MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 mês atrás

Curiosamente, aos comissários disse que foi um erro e teve de tomar medidas correctivas. Agora já é o que todos os pilotos fazem. Em que ficamos?

#99
#99
1 mês atrás

Desqualificação e multa choruda é que devia ser aplicado, imagine-se uma situação como a que se viveu em Spa como Antoine.

Thor
Thor
1 mês atrás

Não tarda nada está aí a regra Alonso: se travares “cedo demais” para saíres melhor, és penalizado.

#99
#99
Reply to  Thor
1 mês atrás

Travar a cem metros…

Thor
Thor
Reply to  #99
1 mês atrás

Dependendo da velocidade até travam a mais. Por isso também, estão lá os painéis com as distâncias.
Provavelmente irão colocar stops para ser mais fácil. 😅

#99
#99
Reply to  Thor
1 mês atrás

Estamos a falar de F1 e não de Hyundai CUP para não citar outros

Thor
Thor
Reply to  #99
1 mês atrás

Os Hyundais são muito mais rápidos e travam muito mais…
Que anedota!

Last edited 1 mês atrás by Thor
Phil1971
Phil1971
1 mês atrás

Sinceramente não entendo esta penalização

#99
#99
Reply to  Phil1971
1 mês atrás

Fazer brack test ou mudar de direção quando trava não é permitido é anti desportivo e pode provocar graves acidentes.

Phil1971
Phil1971
Reply to  #99
1 mês atrás

Não parece brack test pelas imagens. Por isso eu achar a penalização anedótica

Vespamax
Vespamax
1 mês atrás

Assustou-se e bateu forte, os pilotos da Mercedes são uns cromos difíceis…

Thor
Thor
Reply to  Vespamax
1 mês atrás

Também acho que ele se assustou. Essa parece a principal causa, mesmo o Alonso não sendo totalmente “inocente”.

Rhodas
Rhodas
Reply to  Vespamax
1 mês atrás

Até o Jonathan Palmer (que é inglês) a comentar ao vivo, o indicou, associado ao ar sujo. Bad luck e um bocado de azelhisse.

driver-on-track
driver-on-track
1 mês atrás

totalmente de acordo com o Alonso… estava a defender uma posição ,.. o Russel que é tudo menos um piloto 100% limpo basta ver o seu passado … a fazer queixinhas ao Tótó tipo puto mimado, e o lobby habitual a prevalecer…. espero que o Alonso leve isso em conta e na primeira oportunidade que tenha faça ele o acerto de contas….

Kaos
Kaos
1 mês atrás

Qualquer dia não se pode fazer nada. Alonso fez uma manobra inteligente e depois é penalizado porque o piloto que vem atrás é um totó. Isto não são corridas.

Patucho10
Patucho10
1 mês atrás

Não sei se o Alonso tem culpa ou não, mas o Russell já é a segunda vez que nas ultimas voltas vai numa de tudo ou nada, e também me recordo do momento com o Botas em Emilia Romagna, a continuar assim dificilmente vai ser líder na Mercedes.

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
1 mês atrás

Concordo com o Alonso !

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
1 mês atrás

A pior decisao de sempre dos comissarios.

Proibido defender.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Scuderia Fast Turtle
1 mês atrás

Nada irá superar o título inventado de há alguns anos… nem sequer spa no mesmo ano….
De qualquer forma percebo esta sua frustração embora eu concorde com ela. O Alonso esteve mal.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado