GP Austrália F1, Alonso reage à penalização: “o que qualquer piloto de corrida faria”
Apesar de não ter havido qualquer contacto entre os monolugares de Fernando Alonso e George Russell, o Colégio de Comissários Desportivos decidiu aplicar uma penalização ao piloto espanhol, convertida em 20 segundos adicionados ao seu tempo final da corrida do GP da Austrália, resultando ainda na perda de dois lugares na classificação, mas Alonso responde que a sua manobra é apenas algo que qualquer piloto deve fazer.
Apesar dos comissários considerarem que “a manobra de Alonso foi errática, apanhou-o [Russell] de surpresa”, o piloto espanhol tem outra interpretação.
“Nas últimas voltas, George [Russell] apanhou-me rapidamente. Eu sabia que ele estava a chegar, e estava ao alcance do DRS durante cinco ou seis voltas, por isso estava apenas a fazer as voltas de qualificação para me manter à frente”, disse Alonso após ter conhecido a decisão dos comissários desportivos. “Eu queria maximizar a minha velocidade de saída da curva 6 para me defender dele. É o que qualquer piloto de corrida faria, e não senti que fosse perigoso. É uma desilusão receber uma penalização dos comissários pelo que foi uma corrida dura, mas justa”.
Alonso diz estar “contente por o George estar bem. Não foi bom ver o carro dele no meio da pista”, considerando ainda que “este não foi o melhor fim de semana” para a Aston Martin “em termos de ritmo, mas a nossa corrida foi bem executada: boa estratégia, pit-stops incríveis, grande fiabilidade. Acho que provavelmente somamos mais pontos hoje do que o nosso ritmo merecia, mas vamos aceitar isso”.
Foto: Philippe Nanchino / MPSA
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Curiosamente, aos comissários disse que foi um erro e teve de tomar medidas correctivas. Agora já é o que todos os pilotos fazem. Em que ficamos?
Desqualificação e multa choruda é que devia ser aplicado, imagine-se uma situação como a que se viveu em Spa como Antoine.
Não tarda nada está aí a regra Alonso: se travares “cedo demais” para saíres melhor, és penalizado.
Travar a cem metros…
Dependendo da velocidade até travam a mais. Por isso também, estão lá os painéis com as distâncias.
Provavelmente irão colocar stops para ser mais fácil. 😅
Estamos a falar de F1 e não de Hyundai CUP para não citar outros
Os Hyundais são muito mais rápidos e travam muito mais…
Que anedota!
Sinceramente não entendo esta penalização
Fazer brack test ou mudar de direção quando trava não é permitido é anti desportivo e pode provocar graves acidentes.
Não parece brack test pelas imagens. Por isso eu achar a penalização anedótica
Assustou-se e bateu forte, os pilotos da Mercedes são uns cromos difíceis…
Também acho que ele se assustou. Essa parece a principal causa, mesmo o Alonso não sendo totalmente “inocente”.
Até o Jonathan Palmer (que é inglês) a comentar ao vivo, o indicou, associado ao ar sujo. Bad luck e um bocado de azelhisse.
totalmente de acordo com o Alonso… estava a defender uma posição ,.. o Russel que é tudo menos um piloto 100% limpo basta ver o seu passado … a fazer queixinhas ao Tótó tipo puto mimado, e o lobby habitual a prevalecer…. espero que o Alonso leve isso em conta e na primeira oportunidade que tenha faça ele o acerto de contas….
Qualquer dia não se pode fazer nada. Alonso fez uma manobra inteligente e depois é penalizado porque o piloto que vem atrás é um totó. Isto não são corridas.
Não sei se o Alonso tem culpa ou não, mas o Russell já é a segunda vez que nas ultimas voltas vai numa de tudo ou nada, e também me recordo do momento com o Botas em Emilia Romagna, a continuar assim dificilmente vai ser líder na Mercedes.
Concordo com o Alonso !
A pior decisao de sempre dos comissarios.
Proibido defender.
Nada irá superar o título inventado de há alguns anos… nem sequer spa no mesmo ano….
De qualquer forma percebo esta sua frustração embora eu concorde com ela. O Alonso esteve mal.