GP Arábia Saudita, F1: Verstappen pestanejou e Hamilton conquistou pole position
Lewis Hamilton conquistou a pole position para o GP da Arábia Saudita. Max Verstappen vinha a bater o tempo de Hamilton em todos os setores, até que na última curva bateu no muro e danificou o Red Bull. Um final infeliz para uma volta que estava a ser cerca de 3 décimos mais rápida que a do seu rival, que sentiu algumas dificuldades durante a sessão de qualificação. Parecia certa a pole position de Verstappen numa das melhores voltas de qualificação de sempre até ao momento infeliz. Mas amanhã quem começa nessa posição é o seu adversário pela conquista do título.
Valtteri Bottas vai começar do segundo lugar e Verstappen do terceiro.
Q1: Sessão para esquecer para a Aston Martin
Max Verstappen voltou a ter um bom inicio de sessão, colocando-se no topo da tabela de tempos ainda na sua primeira tentativa. Lewis Hamilton pelo contrário, falhou a travagem na primeira curva e teve de abandonar a tentativa e voltar na volta seguinte. Ainda assim, o britânico da Mercedes conseguiu rodar mais rápido que o homem da Red Bull.
Com as condições de pista mais favoráveis, os tempos iam baixando e ninguém parecia estar salvo de uma eliminação. No final das primeiras voltas, Carlos Sainz saltou para o topo da tabela de tempos, com o tempo de 1:28.3s. deixando Hamilton em segundo e Valtteri Bottas no terceiro lugar. Surgiam depois Charles Leclerc e Lando Norris.
Sem trocar de pneus, Max Verstappen voltou a rodar mais rápido que todos os restantes, sendo destronado por Bottas pouco depois.
Verstappen voltou a tentar uma volta rápida, mas encontrou tanto tráfego que teve de abortar a volta. Pouco depois, Bottas informou a equipa que tinha problemas com o motor e ao entrar no pitlane ficou parado, enquanto isso Perez conseguiu o melhor tempo da Q1.
Pierre Gasly pode ter impedido Carlos Sainz, com os comissários a tomarem nota do incidente que será investigado após a sessão.
Foram eliminados ambos Aston Martin e Haas, para além de Nicholas Latifi.
Q2: “KO” para Carlos Sainz e Daniel Ricciardo
Max Verstappen começou a Q2 no topo da tabela de tempos e enquanto Lewis Hamilton não ia além do terceiro tempo, Valtteri Bottas colocou-se em segundo, atrás do neerlandês. Sergio Perez, que esteve um pouco fora do ritmo nos dois primeiros treinos, conseguiu um melhor tempo que Bottas e subiu ao segundo lugar.
Carlos Sainz teve um saída de pista, conseguiu segurar o carro para não embater nas proteções, mas não foi incapaz de tocar com a asa traseira e danificar a peça ainda a tempo de sair novamente para a pista.
A cerca de metade do tempo passado da Q2, Perez foi o piloto mais rápido do pelotão e passou para o topo da tabela de tempos, até que Lewis Hamilton conseguiu bater o tempo do mexicano e passar à Q3 com o tempo mais rápido, mas o jogo de pneus utilizado têm mais 4 voltas que os de Verstappen. Um dado importante para a estratégia de corrida.
Nos momentos finais da sessão, Sainz voltou a ter problemas e saiu novamente de pista, mas conseguiu segurar o carro na escapatória. Ainda durante a Q2, Antonio Giovinazzi roçou com o pneu traseiro direito no muro na saída de uma das curvas e Kimi Raikkonen tocou num dos pneus do carro de Bottas.
Foram eliminados, Daniel Ricciardo, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, George Russell e Carlos Sainz.
Q3: Verstappen sempre no limite
Saindo primeiro que Max Verstappen, Lewis Hamilton teve de abortar a primeira tentativa de volta rápida, após ter saído em frente numa curva. Valtteri Bottas, pelo contrário, conseguiu uma boa volta e saltou para o topo da tabela de tempos.
Na segunda volta, Hamilton conseguiu bater o tempo do colega de equipa, mas Max Verstappen vinha mais atrás e a bater os tempos dos Mercedes em cada setor, roubando a pole position provisória a Hamilton (1:27.653s). Bottas conseguiu ainda melhorar o seu tempo, mas apenas para ficar à frente do colega de equipa e a 0.321s do tempo de Verstappen.
Lewis Hamilton conseguiu uma boa volta, registando o tempo de 1:27.511s e Bottas não conseguiu melhor tempo terminando a qualificação atrás do seu colega de equipa. Nessa altura, Verstappen vinha a cilindrar os tempos de Hamilton em cada um dos setores, sempre no limite, tendo tocado inclusive nas proteções da pista na saída da curva 2. Após uma brilhante demonstração no Red Bull, o neerlandês saiu um pouco mais largo na última curva do traçado e bateu com a traseira no muro, ficando com o eixo traseiro danificado. Esperam-se agora notícias sobre o estado da caixa de velocidades do #33.
Charles Leclerc conseguiu intrometer-se entre os quatro primeiros e vai largar à frente de Sergio Perez, que ficou com o quinto posto da grelha. Desta vez Pierre Gasly vai sair de sexto, seguido de Lando Norris, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon e o surpreendente Antonio Giovinazzi.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI










Roger M
4 Dezembro, 2021 at 18:09
O Verstappen deitou tudo a perder. Foi bom enquanto durou. O Hamilton emocionado já dá a entender que o 8th está no papo. A equipa quase que comemorava em pista. Ainda passa a gostar de estar em Jeddah.
Norton Folk
4 Dezembro, 2021 at 18:18
Eh pá deitou, mas ele sabia que tinha que fazer um 3° sector muito bom para levar a pole.
Estava a dar tudo por tudo para conseguir quebrar o défice nas rectas, travou tarde de mais e comprometeu a última curva.
[email protected]
4 Dezembro, 2021 at 18:52
Já estava em alta nos dois primeiros sectores…mesmo que não fizesse o ultimo melhor sector,ficava com a pole.precisava é d calma pq esta pista não tolera erros.
jo baue
4 Dezembro, 2021 at 21:00
Ficará para a História o Wolff a abanar a cabeça assim que viu que era enquadrado nas imagens, “Calma, calma…não posso festejar agora”
Roger M
4 Dezembro, 2021 at 18:15
O “Drive to Survive” vai estar em alta. Imaginem que o carro consegue ser reparado sem prejudicar a classificação e o protesto a penalização leve do Hamilton por ter ignorado bandeiras amarelas, surte efeito. Emoção até ao fim.
inoferreira
4 Dezembro, 2021 at 18:23
Ser penalizado por ter ignorado duplas amarelas que apenas estiveram ativas no painel digital por 1 segundo (pelo diz a FIA) porque alguém inadvertidamente carregou no botão só mesmo nessa cabecinha e na dos tipos da Red Bull
Roger M
4 Dezembro, 2021 at 18:26
A FIA para ter prolongado o período de protesto…alguma coisa se passa. Já agora bem vindo de volta. Tem andado muito desaparecido esta temporada.
inoferreira
4 Dezembro, 2021 at 18:37
Se se passar alguma coisa para alem das explicações dadas pela FIA então a FIA esta a brincar, quanto ao andar desaparecido faço minhas as suas palavras, claro que todos sabemos que este ano andou mais pela praia, mas bom regresso.
Sr. Dr. HHister
4 Dezembro, 2021 at 18:16
Pois Max. Este passarinho voou!
Espero ao menos que não tenha estragado a caixa! Ou amanhã faz uma corrida fantástica coroada pela vitória ou vai ver um pássaro bem maior voar. Que pena! Este ano a RB tem todas as ferramentas para destronar a Mercedes.
inoferreira
4 Dezembro, 2021 at 18:19
Quase que não batia………………………………….mas bateu!!!
Roger M
4 Dezembro, 2021 at 18:22
Toma calma, não lances os foguetes antes da festa. Amanhã é que é a contar.
inoferreira
4 Dezembro, 2021 at 18:30
Independentemente do que acontecer amanha o que é certo é que hoje acabou no muro, e se o que eu disse é atirar foguetes o que será o inicio do teu comentário????? “O Verstappen deitou tudo a perder. Foi bom enquanto durou.” parece atirar a toalha ao chão, bem pior que atirar foguetes!!!!
José Pereira
4 Dezembro, 2021 at 19:54
Amanhã é que conta, e Max sai do lado limpo da pista. Depois falamos
inoferreira
4 Dezembro, 2021 at 20:00
Sempre que é o Hamilton a fazer a pole a letra é sempre a mesma “amanhã é que conta” vamos lá ver é de que posição sai (se tiver afetado a caixa)
[email protected]
4 Dezembro, 2021 at 22:17
Será que pensou que ainda estava na curva a seguir à reta grande de Interlagos? Ele queria usar escapatória… é um sentimento ambiguo… já cansado de ver hamilton e mercedes a limpar tudo mas por outro lado ver este antidesportista / convencido a ganhar não mexe muito comigo…
FormulaTwo+1
4 Dezembro, 2021 at 18:27
Não dá para alargar as trajetórias em circuitos deste, Max! Isto são erros que se pagam caro!… Menos impetuosidade e mais cabeça poderiam garantir uma saída ao lado de Hamilton na primeira linha, mesmo que em segundo, e possivelmente liderar o pelotão logo no arranque. E não foi por falta de carro…
[email protected]
4 Dezembro, 2021 at 18:28
Não sendo fã do Max espero que a caixa não tenha sido afetada para a corrida. A última volta é brutal. 2 centésimos de vantagem nos dois primeiros setores é muita fruta sendo o Mercedes bem mais rápido que o RB, basta ver a diferença entre o Bottas e o Perez. O Max em qualificação é imbatível com armas iguais.
Speedway
4 Dezembro, 2021 at 18:32
O Max vinha para a pole sem dúvida,mas não conseguiu aguentar o carro na última curva. De qualquer modo o andamentodos Red Bull aqui é igual ao dos Mercedes
.A corrida de amanhã vai ter provavelmente pace car e a estratégia vai ser decisiva.
Vantagem Mercedes por agora.
Nota – O Hamilton devia ter levado 5 lugares de penalização pela dupla infracção que fez noTL3.Se houvesse equidade.
José Pereira
4 Dezembro, 2021 at 19:56
Sem duvida, anda tudo combinado
inoferreira
4 Dezembro, 2021 at 21:02
Penalização????? Nem a Red Bull acredita nisso.
anotheruser
4 Dezembro, 2021 at 19:44
Estava a ser uma volta de leão (holandês entenda-se) , mas num circuito citadino é sempre de esperar azares como este.
Pity
4 Dezembro, 2021 at 21:14
O Max bateu? E depois? Leclerc também bateu (nos treinos livres), Sainz bateu, Hamilton quase perdeu o carro na primeira tentativa do Q3… acontece… e pode acontecer a qualquer um. Sim, estava muito rápido, talvez estivesse a exceder os limites do carro. De qualquer forma, mostrou que tinha um carro muito bom. Gostei do “pestanejou” do autor do texto.
Estou curiosa para ver a largada do Bottas, mas não espero muito.
Destaque pela negativa: Aston Martin.
Frenando_Afondo™
5 Dezembro, 2021 at 1:43
E nisto que Hamilton é mestre, faz tudo por tudo, mas sem abusar, sabe que o importante é a corrida, não a qualificação. Então numa pista assim, que basta perder o carro e fica destruído nas barreiras, é preciso ter muita cabeça.
Bottas muito bem a fazer uma grande volta.
Max a querer tudo numa só curva, quando era desnecessário, na curva anterior tinha perdido a frente ligeiramente e viu-se que ficou incomodado com isso, quis compensar o erro aplicando velocidade mais cedo e com isso perdeu a traseira.
Mas vê-se que o RB tem ritmo, Max iria fazer a pole com facilidade, o que significa que o RB não está atrás da Mercedes como querem fazer vender. Por isso amanhã tem tudo para ganhar a corrida, tendo em conta que Bottas vai ser batido logo no arranque, com aquele 0.5s de vantagem por volta e um carro que é bem mais estável nas curvas, tem vantagem.
De resto é giro ver os haters agora todos incomodados com Hamilton não ter levado uma penalização pelo que aconteceu no FP3. Mas não ficaram incomodados quando Max não foi penalizados por outras ocasiões. A hipocrisia do costume.
inoferreira
5 Dezembro, 2021 at 2:10
Tem o silêncio ensurdecedor por parte de todos pelo facto do “sujo” em Losail ter arrancado a frente da linha amarela quando a umas temporadas atrás o Magnussen pelo mesmo foi penalizado com um stop and go, acho estranho a própria Mercedes não ter usado o caso para colocar “pressão” nos Bois Vermelhos, agora imagine que era o Hamilton!!!
Pity
5 Dezembro, 2021 at 9:14
Não interessa que tivesse o carro ligeiramente à frente da linha amarela, porque estava ATRÁS da linha branca, que é o que importa.