GP Arábia Saudita F1: Um pequeno erro roubou-nos a melhor volta do ano

Por a 4 Dezembro 2021 19:03

Ia ser a obra prima de Max Verstappen. Uma volta no limite, misturando talento e coragem. A última volta da qualificação do GP da Arábia Saudita de Verstappen estava a ser um hino à F1, mas um erro deitou tudo a perder. Será este o momento que vai definir o ano?

A Red Bull conseguiu sobrepor-se ao favoritismo da Mercedes e encontrou uma afinação capaz de fazer frente aos Flechas de Prata. O ritmo das duas equipas era equivalente e sobrava o talento das duas estrelas para fazer a diferença. A sessão de qualificação de Lewis Hamilton estava a ser difícil, com o seu carro a não dar a aderência que pretendia e Verstappen estava no seu elemento. Comprometido, foi dos primeiros a começar a atacar a fundo esta nova pista e na qualificação, sabia que tinha de dar tudo por tudo para chegar à desejada pole. A primeira volta do neerlandês na Q3 não foi má, mas não chegava e era preciso mais. Verstappen atacou a última volta como mais ninguém faria, começou o primeiro setor com um susto, tirando tinta à publicidade das proteções das primeiras curvas, mas conseguiu ganhar 0.1 seg. a Hamilton. No segundo setor, feito a um ritmo alucinante, conseguiu tirar quase 0.3 seg ao tempo do #44. Faltava só o último setor, que foi feito na mesma toada. Parecia que a volta do ano estava encontrada, mas uma travagem um tudo nada tardia, bloqueou ligeiramente os pneus. Verstappen ainda conseguiu virar o carro para a curva mas foi largo demais e bateu contra as proteções.

Foi uma pena ver uma volta tão bela ficar arruinada assim, mas neste ano tão renhido, todos os pormenores contam. Verstappen foi com o coração, arriscou e agora está sujeito a ficar a perder, pois se os danos no seu carro exigirem troca de peças poderá ser penalizado.

No fim da qualificação Verstappen tentou disfarçar a sua tristeza com a sua habitual frieza:

“É terrível o que aconteceu. Mas no geral foi uma boa qualificação, foi difícil colocar os pneus na janela certa neste circuito citadino, mas sabia que tínhamos ritmo e isso notou-se. Não sei o que aconteceu, bloqueei as rodas e tentei manter o carro em pista e terminar a volta, mas toquei com a traseira nas proteções e parei. É desapontante, sabendo a volta que estava a fazer, mas apesar disso mostra que o carro está rápido e vamos ver o que podemos fazer amanhã. Não sei que danos temos, parei o carro imediatamente por isso vamos ver.”

Se Verstappen tivesse conseguido a pole, teria sido um golpe tremendo no ego da Mercedes, pelo favoritismo teórico e pela forma como esta volta seria “servida”. Mas assim é um golpe na Red Bull e na confiança de Verstappen, naquele que foi talvez o seu primeiro erro não forçado do ano. Num pequeno instante tudo se perde e esta volta, que poderia ter ficado na história pelos melhores motivos, poderá ficar na história pelos piores motivos.  Como Verstappen e a Red Bull irão recuperar? Estará a Mercedes mais próxima do título? Este campeonato continua a dar-nos cada vez mais motivos para ficarmos agarrados ao ecrã.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
2 anos atrás

Quando se anda atrás do prejuízo…acidentes acontecem. Que o diga o Vettel na Ferrari. Amanhã é que é a contar, e se não tiver a caixa de velocidades danificada…ainda poderemos ter surpresas.

borda17icloud-com
borda17icloud-com
2 anos atrás

A volta vinha a ser “canhao”, mas quer me parecer que existem limites… e logo na curva 2 faltou pouco!
Quer me parecer que a falta do que é saber discutir um campeonato está a vir ao de cima… veremos amanhã

MLS
MLS
2 anos atrás

Unico erro da epoca(do que me lembro), sempre perfeito…
Este pequeno erro pode deitar tudo a perder….

can-am
can-am
2 anos atrás

A corrida de amanhã é propicia a muita pancada com as respectivas saidas do pace car,real ou virtual. A estratégia ,mais do que sair na pole,. vai ser decisiva.Se a corrida de amanhã num circuito destes, fosse seguida sem interrupções,muito me admiraria.
A Red Bull tem a hipótese de ganhar nisso,uma vez que em termos de andamento já mostrou que,pelo menos aqui,está ao mesmo nível da Mercedes.

anotheruser
2 anos atrás

E agora, já sente a pressão ?

Last edited 2 anos atrás by anotheruser
garantia4
garantia4
2 anos atrás

Não pode ser censurado o Max , fez tudo com um meio inferior, ultrapassou os limites do carro como se costuma dizer ( veja-se até como o Bottas com um motor cansado bateu os três Red Bull). O próprio HAM cometeu um erro de pilotagem na Q, normal nas competições, mas lá teve a costumada ……; o próprio Leclerc esteve muito, muitíssimo perto de repetir na curva 22 ( disse-o aos microfones) o que aconteceu ontem, ou seja, distância entre o desastre e a “obra-prima” é muitíssimo ténue. Vale a pena rever a reacção do Nando no directo para a… Ler mais »

917/30
2 anos atrás

Max vinha com um gás…deu gosto ver um piloto de faca nos dentes, foi pena o toque, mas nada está perdido.

starfish1977
starfish1977
2 anos atrás

Obra prima, obra prima só que não. Para ser perfeita era ter chegado ao fim e não aconteceu… será pressão? A ver amanhã que esta corrida promete. Forza Ferrari!!!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

O que significa que o RB tem ritmo de sobra. Estiveram a fazer sandbagging durante o fim-de-semana para ver se apanhavam a Mercedes desprevenida, quase conseguiram, não fosse o erro de Max.

Mas amanhã é que se dão pontos e o RB do carro Nº33 deve ter os pózinhos apimentados e a asa traseira batoteira que andam a acusar a Mercedes de ter (lol).

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado