GP Arábia Saudita F1: Teoria não se confirmou e Mercedes não tem vantagem

Por a 4 Dezembro 2021 10:20

Os pilotos puderam finalmente experimentar a pista de Jidá e as equipas tiveram a primeira amostra do que o fim de semana tem reservado e para já, a teoria não se confirma e a Red Bull conseguiu apresentar-se ao mesmo nível da Mercedes.

Olhando para a configuração da pista, com um traçado muito fluido e rápido, esperava-se que o fim de semana sorrisse aos monolugares com mais potência e com uma unidade motriz mais forte, o que caía para o lado da Mercedes, mas a Red Bull ficou agradavelmente surpreendida com os tempos conseguidos ontem.

O chefe de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, disse que o carro estava a trabalhar bem desde o início em condições mais quentes na primeira sessão, mas que foi “mais desafiante” na segunda sessão relativa ao ritmo de uma volta. No entanto, acrescentou: “Temos algumas ideias sobre como lidar com isso e vamos usar o nosso simulador em Brackley durante a noite, explorando algumas direções”.

“O ritmo nos stints longos pareceu competitivo; Lewis [Hamilton] estava um pouco mais feliz do que o Valtteri [Bottas], e terminámos o dia com afinações bastante diferentes nos carros, pelo que há algumas comparações interessantes a retirar desses dados”, acrescentou Shovlin. “Parece que o carro tem bom potencial neste circuito, mas temos claramente um pouco de afinação a fazer que nos manterá ocupados durante a noite”.

A vantagem sobre a Red Bull é de 0,58s em termos de ritmo corrida, e embora a simulação da Red Bull tenha sido perturbada pela bandeira vermelha causada por Charles Leclerc, pelo que a sensação dentro do paddock é que a Mercedes tem o carro mais forte para domingo. Mas, com o traçado a prometer ultrapassagens laboriosas, o ritmo de qualificação revela-se importante para assegurar um bom lugar no arranque e aí está tudo igual com a Red Bull a ter sido 0.01seg. mais rápida que a Mercedes.

“O circuito é um pouco mais apertado do que os dados sugeridos”, disse Christian Horner, chefe da Red Bull. “As curvas são um pouco mais apertadas, por isso não é toda a ênfase na potência que pensávamos que seria. Isso é encorajador. Pudemos ver que há um décimo ou dois entre os carros, entre os dois pilotos . Neste tipo de circuito pode-se encontrar isso em pista , o que é realmente encorajador para nós”.

O trabalho de simulador feito esta noite irá ajudar muito as equipas mas para já, se todos queríamos equilíbrio até ao fim, estamos bem servidos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

8 comentários

  1. ...

    4 Dezembro, 2021 at 10:49

    Ontem “foi a feijões”, resta saber se continua a ser assim quando LH usar o motor apimentado…

  2. Speedway

    4 Dezembro, 2021 at 11:38

    Não tem vantagem ? Em que planeta ?
    Está na cara,que o sr Lewis Hamilton tem um carro “diferente de tudo o que rola debaixo do Sol…ou das luzes”. Tudo fácil,sem esforço.
    O Campeonato Mundial,se o ganhar será…pequeno. Outros títulos dele no passado foram Grandes.Este e ganhá-lo,não será. Na minha opinião.
    Por outro lado, o sr Max Vestappen com aquilo que tem entre mãos e pés, se conseguir o desiderato de ganhar o título, será enorme, porque sempre teve um carro basicamente inferior, sempre conduzido mais no extremo.
    E ganhar assim contra ventos e marés não é facil,é dificil !
    Que seja uma grande corrida.

    • simiao jms

      4 Dezembro, 2021 at 12:02

      Pois para mim o inglês nunca k mereceu, mt menos esta ano com tudo o que já aconteceu de prejudicial ao holandês…

    • José Pereira

      4 Dezembro, 2021 at 12:07

      Nem mais amigo, e ja podia ter o campeonato no bolso, se não fossem condições extras…

  3. simiao jms

    4 Dezembro, 2021 at 11:59

    Lá vai aparecer uma na cartola… Quando começam com essas teorias acontece algo inexplicável sempre pro lado que não interessa… Que fique já tudo resolvido na Arábia

  4. anotheruser

    4 Dezembro, 2021 at 12:16

    Ainda é cedo para tirar conclusões.
    Os pilotos estão a aprender a pista e num circuito citadino novo isso tem de ser mais gradual, sem forçar nada. Tanto mais que há diferenças entre a pista real, mais estreita, e o simulador.
    Um qualquer piscar de olhos e o muro morde um pedaço e vai tudo para horas extra.
    Acho que apenas na qualificação poderemos ver a real diferença (se existir alguma) e mesmo aí poderá limites na impetuosidade.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1