GP Arábia Saudita F1: McLaren não podia fazer mais, argumenta Andre Stella

Por a 20 Março 2023 11:36

A McLaren voltou a ficar fora dos pontos na segunda corrida do ano e a crise na equipa de Woking é cada vez mais profunda. Depois de um bom desempenho de Oscar Piastri na sessão de qualificação, potenciando um bom resultado na corrida para o estreante na Fórmula 1, o piloto australiano sofreu um toque ainda nas primeiras curvas do Grande Prémio da Arábia Saudita que o obrigou a parar no final da primeira volta e a trocar a asa dianteira, atrasando-se irremediavelmente.

O companheiro de equipa, Lando Norris, dececionou na qualificação, danificando o MCL60 e não permitindo-o continuar na sessão, tendo por isso arrancado de 19º e comprometendo o início de corrida. Para piorar as coisas, explicou no final da prova Andrea Stella, alguns pedaços de fibra de carbono do carro do seu colega de equipa danificaram o seu monolugar, obrigando-o também a realizar um pitstop mais cedo do que o previsto.

“Eu diria que é uma situação infeliz” disse o chefe de equipa Andrea Stella, citado pelo RacingNews365.com. “Analisamos as imagens ‘onboard’ do carro do Oscar [Piastri] para ver o que podemos fazer da próxima vez. Penso que Oscar foi tão prudente quanto pôde ser, como se vê a partir do carro de [Pierre] Gasly ele parece ter perdido o controlo [do carro], levantou um pouco [a frente] e tocou na asa da frente de Oscar, mas ainda mais infeliz, porém, é que Lando [Norris] bateu nos destroços que vinham da asa da frente de Oscar”. O responsável da McLaren explicou que “nos dados analisados, houve uma perda maciça de ‘downforce’ , não seria possível continuar assim, e nem sequer fomos ajudados pelo facto de ter havido um Safety Car”.

Stella afirmou que a equipa não desiste e vai aguentar mais este golpe “no queixo” e manter-se de pé, mas a verdade é que depois de ter perdido muito tempo na box, Norris não foi capaz de recuperar terreno, nem sequer com o único período de Safety Car da corrida em 50 voltas.

Oscar Piastri conseguiu, na fase final, ultrapassar o seu companheiro de equipa e Logan Sargeant, mas terminou no 15º posto e Norris no 17º.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

Já apareceram vários artigos com a questão ” Norris deve deixar a McLaren?”…
Como se o Norris fosse um “Verstappen”….
Neste momento já começa é a parecer que “Deve a McLaren despachar o Norris?”…
O Piastri está a mostrar que não seria má ideia…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Se não gostas do Norris podes ser mais inteligente nas críticas. Não tens de ignorar o texto. Evitas o ridículo!

RedDevil
RedDevil
Reply to  Lagaffe
1 ano atrás

Se o sr. fosse “mais inteligente” também percebia que o meu comentário não é baseado apenas no resultado desta corrida…
Em relação a pilotos… não tenho “amores” nem “desamores”… mas “gosto” de todos os pilotos que conseguem desempenhos excepcionais… e Norris ainda não mostrou isso em momento algum…
PS – O “ridículo” é a norma aqui… por isso… só estou a tentar não destoar…

Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

A dificuldade dos Mclaren em ultrapassar outros carros foi confrangedora. Se o “suposto“ upgrade de Baku não funcionar, é necessário fazer fortes mudanças ou vender a equipa. Não vai ser financeiramente sustentável a curto prazo.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Lagaffe
1 ano atrás

A McLaren tem investidores fortes, o problema não é os investidores mas sim os recursos que tem ao dispor. A McLaren está a usar o túnel de vento da Toyota , porque o túnel de vento da equipa está em obras, embora já concluído agora está em fase final para ser testado, por isso só lá para junho é que a equipa pode começar a usufruir desta nova construção, estão a colocar a tecnologia mais avançada do momento. Mas concordo que erraram a grande, mas eles logo no lançamento do carro eles disseram que estavam errados, agora têm de corrigir… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Patucho10
1 ano atrás

Desconheço esses investidores fortes. Não tem patrocinadores de referência e em período Covid esteve para vender a fábrica porque não tinha para pagar contas. Que eu saiba, as contas da Mclaren Automotive não são nada de extraordinarias.
O túnel de vento não pode ser desculpa para tudo. Já fizeram muito melhor sem o mesmo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1