GP ABU DHABI F1: Season Finale

Por a 22 Novembro 2018 09:06

O Grande Prémio de Abu Dhabi marca novamente o final da temporada de F1 e para Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne, Marcus Ericsson e Sergey Sirotkin, a quem se devem juntar Brendon Hartley e Esteban Ocon, o fim, ou a interrupção das suas carreiras na F1.

Será também a última corrida de Kimi Raikkonen com a Ferrari, Daniel Ricciardo, com a Red Bull, Carlos Sainz na Renault, Charles Leclerc, na Sauber, Pierre Gasly, na Toro Rosso e finalmente de Lance Stroll na Williams. Como se percebe, este ano há imensas trocas no plantel da F1 e ainda temos de esperar pela confirmação de mais algumas.

Mais um ano. Com a realização do GP de Abu Dhabi, cai o pano sobre mais uma época de Fórmula 1, que culminou com mais dois títulos da Mercedes, com algumas caras conhecidas a prepararem-se para se despedir – ou apenas um até já – da competição. Como sucede há largos anos, Abu Dhabi aguarda serenamente as equipas e pilotos para mais uma ‘Season Finale’. Desta feita decide-se muito menos, mas ainda assim, tudo se conjuga para mais uma boa corrida, que arranca com o crepúsculo e termina à noite.

Apesar da Mercedes já ter assegurado também o campeonato de construtores, no Brasil, ainda há muito para decidir em Abu Dhabi, desde posições no campeonato, rivalidades entre equipas e, claro, orgulho, pois todos querem ganhar sempre.

Desde a sua estreia em 2009, este circuito tem sido dominado por Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, com os dois pilotos a terem níveis de sucesso semelhantes em Yas Marina. Das nove corridas anteriores disputadas aqui, Vettel e Hamilton venceram seis delas (três cada), fizeram cinco poles e lideraram 326 das 495 voltas (66%) entre os dois.

Desde 2014, só ‘dá’ Mercedes em Abu Dhabi com dois triunfos de Lewis Hamilton, um para Nico Rosberg, e o outro, o ano passado, que foi para as mãos de Veltteri Bottas.

Apesar dos quatro sucessos de Vettel em Abu Dhabi, todos eles sucederam no tempo da Red Bull. A Scuderia Ferrari nunca venceu em Yas Marina, nunca terminou nos dois primeiros lugares na era turbo-híbrida, e nunca se qualificou na primeira fila da grelha de partida. Se Vettel quiser terminar o ano em alta, tem muito que trabalhar este fim de semana.

A Red Bull também tem boas memórias de Abu Dhabi pois graças a Vettel, venceram ali três vezes. Prestes a sair da equipa, Daniel Ricciardo bem gostaria de deixar a sua marca, enquanto Max Verstappen procura a sua segunda vitória em três corridas, depois desta lhe ter sido negada no Brasil.

As estatísticas que importam…

Lewis Hamilton quer vencer pela 11ª vez esta época, tentando desse modo igualar o seu melhor resultado de sempre, conseguido em 2014 (uma época com menos duas corridas).

Valtteri Bottas ainda não ganhou um Grande Prémio desde que conquistou em Abu Dhabi a vitória no ano passado, o que é quase vergonhoso para quem tem um Mercedes nas mãos. Caso não consiga triunfar em Abu Dhabi torna-se no primeiro piloto da Mercedes sem vitórias numa temporada, desde o arranque da era turbo-híbrida (o último foi Michael Schumacher em 2012).

Kimi Raikkonen está em busca do 13º pódio do ano, a Ferrari nunca correu tantas vezes num circuito sem lá conseguir vencer, tal como sucede com Yas Marina.

Outro ponto curioso é o facto de Max Verstappen ter aqui a última chance de bater o recorde do autor da pole mais jovem da história da F1, já que o holandês é para já 17 dias mais jovem que Sebastian Vettel, quando o fez em 2008. Se Verstappen perder esta oportunidade, já será mais velho que Vettel era, no GP da Austrália de 2019.

Fernando Alonso arranca para o que será o seu 311º e possivelmente último Grande Prémio da carreira na Fórmula 1, ficando atrás de Rubens Barrichello, que soma 322. O espanhol chega a este fim de semana vindo duma sequência de 84 corridas sem um pódio (Hungria 2014) e uma sequência de 109 corridas sem vencer (Espanha 2013).

O circuito…

Localizada na espetacular Ilha Yas, a pista é o exemplo perfeito de um moderno circuito de Fórmula 1. Com velocidades máximas de 325 km/h e velocidades médias de 190 km/h, possui nove curvas à direita e 12 à esquerda. É um dos poucos circuitos no calendário que se corre no sentido anti-horário.

Para a corrida final da temporada, a Pirelli optou pelos três pneus mais macios da sua gama, super macio (vermelho), ultra macio (roxo) e o híper macio (rosa). Esta será a última corrida das cores púrpura e rosa na F1, já que os compostos do próximo ano terão apenas três cores permanentes: branco, amarelo e vermelho, que significarão sempre o composto mais duro, médio e macio em utilização.

Quanto ao tempo e como de costume em Abu Dhabi, as condições serão boas, com temperaturas ambiente entre 29 e 32 graus Celsius na sexta-feira e no sábado, sendo que a corrida de domingo será mais quente, esperando-se temperaturas de 34 graus no início da corrida, e mais frescas enquanto for caindo a noite.

Aqui ficam os horários do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, última prova do Mundial de F1, que se realiza este fim de semana.

Sexta-Feira, 23 de Novembro

Treino Livre 1 – 9:00

Treino Livre 2 – 13:00

Sábado, 24 de Novembro

Treino Livre 3 – 10:00

Qualificação – 13:00

Domingo, 25 de Novembro

Corrida – 13:10

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado