GP Abu Dhabi F1: A decisão de Michael Masi e a confusão no meio do pelotão
Já se percebeu que toda a situação ocorrida ontem no GP de Abu Dhabi foi pensada unicamente para a decisão de título que se dava lá à frente, mas mais atrás o que não faltou foi confusão.
Os pilotos foram inicialmente informados que aos que estivessem uma volta baixo do líder não seria dada a oportunidade de voltar a participar na volta principal (isto sucedeu na volta 57) mas pouco depois surgiu outra mensagem e cinco dos oito pilotos que estavam uma volta abaixo do líder (os que estavam entre o líder da corrida Lewis Hamilton e o segundo classificado Max Verstappen) foram autorizados a fazê-lo.
E esta decisão teve ramificações para vários pilotos do meio do pelotão. Daniel Ricciardo e Lance Stroll, por exemplo, foi-lhes negada a possibilidade de lutar mais à frente, o que não sucedeu aos outros cinco.
“Inicialmente fiquei confuso porque recebi a mensagem de que não iríamos ultrapassar o Safety Car e pensei, ‘não faz mal e acho que é justo, porque o Lewis tinha a liderança e o Max tem pneus novos – e ficando como está tinha de passar alguns carros quando se reiniciar a corrida'”, disse Ricciardo. Depois, não lhe foi permitido passar o Safety Car, o que prejudicou Carlos Sainz, que era terceiro, mas ficou com carros à frente com uma volta de atraso, entre ele e Verstappen. Ou seja, tudo foi feito somente para haver luta entre os candidatos ao título.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





Ricardo
13 Dezembro, 2021 at 12:23
Ridículo, injusto e anti-desportivo! Nenhuma regra ou decisão deve beneficiar quem não foi capaz de ser melhor em pista e prejudicar quem teve o mérito de ser melhor…lamentável…
Por isso, cada vez gosto mais de motoGP, onde as corridas são puras, sem manobras nem manipulação, e menos de fórmula 1, onde cada vez há menos pista e mais bastidores…
MLS
13 Dezembro, 2021 at 14:09
Claro que um regra estupida, mas não foi sempre assim?
E Imola? Não e estupido?
Recupera volta em atraso, troca pneus e ainda compõe o carro e faz 2….
Pity
13 Dezembro, 2021 at 16:37
Não vá por aí. Pelo que tenho visto dos seus comentários, nem sempre concordando com eles, você é capaz de arranjar argumentos melhores. Verstappen também já beneficiou com bandeiras vermelhas, mesmo que só para trocar de pneus, e muitos outros também.
PS: também não concordo muito com essa regra.
Frenando_Afondo™
13 Dezembro, 2021 at 19:54
O que é que as regras de suspender uma corrida (que o próprio Max já beneficiou delas) tem haver com não seguir as regras de Safety Car?
Se quer fazer comparações, isto é como se Masi suspendesse a corrida e depois a recomeçasse quando apenas os 5 primeiros carros é que tinham mudado de pneus no pitlane e o resto ainda estava a montá-los. Apenas porque “queria acabar a corrida competindo”.
manuel moita
13 Dezembro, 2021 at 17:47
Estava tudo montado desde o Pseu GP da Belgica 2021 so tretas atras de tretas como as bandeiras vermelhas na semana passada que desta vez ficaram Fechadas dentro de umas Certas Latinhas a Corrupcçao no seu Melhor Com o Capitao Napoleão da FIA no seu melhor o Masi e um mero empregado destes Corruptos e Racistas
inoferreira
13 Dezembro, 2021 at 12:39
A prova provada que o campeonato estava inquinado desde o início, desde as alterações feitas a aerodinâmica com claro prejuízo para os carros de Low rake (Mercedes e Aston Martin) um ano antes de uma grande alteração (coisa que não faz sentido quando se anda a apelar a contenção de custos) a permissividade dadá nas primeiras corridas do ano ao Max com os seus 3 ou 4 chega para lá ao Hamilton sem consequências, mas o ponto alto foi o Brasil desde a questão da desclassificação até a não penalização do Max, e para mim é este GP que marca o ano, pois foi aqui que talvez por se sentirem “picados” tanto a Mercedes como o Lewis arregaçaram as mangas e deram a volta por cima, e tudo culminou com esta vergonha de corrida, que não tinha que ser assim, bastava o burro Masi ter autorizado o desdobramento dos carros atrasados mais cedo, e agora estávamos a falar da burrice da Mercedes não ter chamado o Lewis para trocar de pneus, agora deixo a questão para os que dizem que o Max não merece que lhe tirem o campeonato (eu acho o mesmo) mas e o Lewis merece ficar sem o campeonato, merece que lhe roubem um campeonato que seria histórico (por ser o 8°) e quem sabe pode não ter hipótese novamente de lutar por ele???
Pity
13 Dezembro, 2021 at 16:41
Acalme-se homem!
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
13 Dezembro, 2021 at 18:31
O forista inoferreira anda enervado! Ainda lhe dá algum “treco” por causa disto…
Cumprimentos
Homem do Leme
13 Dezembro, 2021 at 12:43
O Michael Masi devia mudar o nome para Michael Confusão ou Michael Trapalhão, tantas foram as asneiras este ano.
Mpabe Lyan
13 Dezembro, 2021 at 14:35
Deveria ceder o lugar a alguém de mais pragmático, já falei n vezes no Eduardo de Freitas e é a altura ideal para se ponderar o assunto.
Scb
13 Dezembro, 2021 at 16:16
A última corrida do WEC foi também uma confusão inventada pelo Eduardo Freitas. No entanto é a única que lhe conheço, alguém que tem a coragem de saltar de competições com estruturas enormes e vir dirigir uma Rampa da Falperra.
manuel moita
13 Dezembro, 2021 at 17:52
Nao foram asneiras foi so cumprir ordens dos Corruptos dos Patroes dele e um mero boneco a fazer o que lhe mandam uma vezes e dia de Passear as Bandeiras Vermelhas outras vezes ficam dentro das Latinhas ha ha ha ha e so corrupcçao
RedDevil
13 Dezembro, 2021 at 13:21
Esta época tinha que terminar assim… depois de todas as trapalhadas durante a época…. havia que fechar em beleza para a farsa ser grandiosa… e assim foi feito….
iceberg em chamas
13 Dezembro, 2021 at 15:47
O Michael Masi já deu demasiadas provas de que não está à altura do cargo que desempenha e nem está em causa quem beneficia ou quem prejudica, pois já beneficiou e/ou prejudicou ambos os pilotos.
A questão é quem não tem a minima consistência nas decisões que toma e o que é uma regra hoje, já não o é no dia seguinte e assim é complicado para todos, pilotos, chefes de equipa e até para nós adeptos.
Sabendo-se de antemão que não é um cargo fácil pois qualquer que seja a decisão que tome haverá muito provavelmente sempre um dos lados que não irá gostar, espero que agora que o mundial terminou, a FIA escolha uma outra pessoa para o cargo, que seja no minimo coerente e que imponha respeito. Assim não…
manuel moita
13 Dezembro, 2021 at 17:57
Mas voce esta errado ele o Masi nao tem culpa nenhuma so faz o que os chefes mandam a Vigarice vem de Cima do Napoleao da FIA que tem a escola de malandragem toda de um Certo Alemao e da FERRARI esse e que e o verdadeiro Cancro na F1
Manuel Costa
13 Dezembro, 2021 at 17:43
Fui ao site da FIA e estive a ler os tais artigos 48.12 e 48.13, tendo concluído que para a corrida ser recomeçada haveria 2 opções:
1 – Após a pista ter sido considerada segura, o Diretor de Corrida podia permitir aos concorrentes (ou seja todos) com 1 volta de atraso passarem pelo líder de modo a ficarem na mesma volta dele, podendo o safety car entrar no pit lane, mas só na volta seguinte (art. 48.12). Ou seja, como a indicação de ultrapasagem foi dada na volta 57, só no final da volta 58 é que o safety car poderia entrar no pit lane, logo na prática a corrida deveria então terminar.
2 – Relançar a corrida assim que existissem condições de segurança (logo, sem a ultrapassagem dos retardatários que era indicada no art. 48.12) que na prática seria no final da volta 57, logo com uma volta de corrida (a 58), mas então com 5 carros entre o Lewis e o Max.
Ora, Masi decidiu basicamente fazer algo que não está escrito no regulamento: permitir que só alguns carros atrasados ultrapassarem o líder e permitir o relançamento no final dessa mesma volta (57). Ou seja, misturou os 2 artigos, fazendo uma operação de relançamento que não está pura e simplesmente prevista no regulamento.
Uma coisa é certa: numa qualquer empresa digna desse nome Masi seria despedido por justa causa devido a manifesta incompetência.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
13 Dezembro, 2021 at 18:40
E leu o que diz o artigo 15.3 alínea e? Leia lá esse se faz favor…
Cumprimentos
Manuel Costa
13 Dezembro, 2021 at 20:17
Penso que se está a referir ao art. 15.3 alínea e). O que essa alínea se refere em conjunto com o texto do 1º parágrafo do artigo é que o Diretor de corrida tem a autoridade de decidir acerca da utilização do safety car, ou seja, o safety car entra em pista se ele assim o entender, tem autonomia para o fazer.
Este artigo não tem nada a ver com as regras de retirada do safety car da pista que são objeto dos tais artigos 48.12.e 48.13.
Cumprimentos,
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
13 Dezembro, 2021 at 22:08
Sim, acho que só há um artigo 15.3…
E você até começa bem. Você escreve e bem: “…o Diretor de corrida tem a autoridade de decidir acerca da utilização do safety car…”
Mas depois engana-se a partir do momento em que escreve: “…ou seja…” porque a partir desse momento você está a dar a sua interpretação do que está lá escrito.
E o que está lá escrito acerca do “safety-car” é apenas isto, na tal alínea: “The use of the safety car.”
Ora o uso do “safety-car” não é apenas se o “safety-car” pode entrar ou não, mas sim um poder especial que este artigo confere ao Director de Corrida acerca de TUDO o que diz respeito ao “safety-car” (entrada, saída, regras de ultrapassagens, de distancias, etc…)
Cumprimentos
Manuel Costa
13 Dezembro, 2021 at 23:04
Então seguindo o seu raciocinio, se o Diretor de corrida pode fazer tudo a respeito do safety car, nesse caso nem seria necessário escrever quaisquer regras sobre o safety car… óbviamente que o seu argumento não tem cabimento.
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
14 Dezembro, 2021 at 8:17
Pelos vistos para a FIA teve cabimento, pois é precisamente isso que está lá escrito!
Se a lei está mal, altere-se a lei. No entanto, na data da corrida, era essa a regra que estava em vigor…
Cumprimentos
[email protected]
14 Dezembro, 2021 at 0:50
Que sentido faria ter um artigo em que o diretor de corrida pode decidir o que quiser sem considerar o resto do regulamento relativo ao safety car? Acha que esse argumento abona a favor do Max como piloto? Que a Mercedes recorra pois tem grande chance de ganhar e de fazer mudar um diretor de prova inseguro, incompetente e manipulável.
Mpabe Lyan
14 Dezembro, 2021 at 5:37
Também está a dar a sua versão do regulamento.
No meu ponto de vista, cada artigo completa um outro e em nenhum caso suprime outro. Seja a aplicação de um está subordinada ao respeito de outros artigos.
[email protected]
13 Dezembro, 2021 at 18:39
Nem o Max nem o Lewis são os meus pilotos favoritos. Antes de qualquer piloto adoro corridas.
Não entendo quem critica o final de corrida, preferiam que um final de campeonato/decisão do titulo com a corrida a acabar em SC? Isso é que era bonito?
Acho que se deu prioridade ao desporto, o campeão foi decidido em pista, e quando isto acontece acho que não há melhor coisa.
Em relação a algumas queixas, do que ouvi de quem percebe da coisa a unica queixa ou malabarismo foi terem deixado passar uns carros e outros não. Quando ao fato do SC entrar mais cedo e dos pilotos dobrados ainda não terem retomado as suas posições isso já aconteceu noutras corridas.
Quanto ao Lewis, a Mercedes podia ter mandado parar na volta seguinte, ou o proprio Lewis podia ter defendido melhor (ou defendido) do ataque do Max que o apanhou de surpresa naquela curva.
PS: não transformem isto em futebol
Ioques
14 Dezembro, 2021 at 0:05
Prioridade ao desporto é ser igual para todos. Não vamos olhar só para o primeiro e segundo.
Porque razao o ricciardo com pneus novos não pôde discutir a posição com os pilotos à sua frente?
[email protected]
14 Dezembro, 2021 at 13:46
Eu concordo que as regras no desporto devem ser iguais para todos, contudo o Ricciardo não tinha nada a ganhar/perder, estava fora dos pontos e mesmo que chegasse aos pontos não ia fazer diferença nenhuma.
Eu não acho que a solução encontrada foi a melhor, mas dentro do possível para mim foi a mais justa para os pilotos e adeptos.
Não entendo quem defenda que a corrida devia ter terminado com SC. Isso em nada ia contribuir para o espetáculo.
E sinceramente não acho que o Lewis perdeu o campeonato por esta decisão, acho que a Mercedes podia ter mandado entrar o Lewis na volta seguinte, e o próprio Lewis não estava a espera do ataque do Max naquela curva.
Mpabe Lyan
14 Dezembro, 2021 at 5:39
Sabe o que aconteceu em Spa?
[email protected]
14 Dezembro, 2021 at 13:41
Por acaso não sei, foi das poucas que não vi este ano, se quiser explicar
Frenando_Afondo™
13 Dezembro, 2021 at 20:02
Não há muito mais a dizer, Masi demonstrou que meteu os pés pelas mãos, várias vezes este ano. Tem sido muito meiguinho quando não deve ser, andando a querer agradar a gregos e troianos em vez de seguir as regras. Todos viram, como ele decidiu que queria ter uma última volta a competir, inclinou a balança de quem estava a ser melhor neste GP (Hamilton) totalmente para o lado da RB.
Para mim que a Mercedes proteste, nem que seja para ou Masi sair ou abrir a pestana e ser mais directo nas intenções. Por exemplo já no GP anterior tinha feito algo similar, primeiro é VSC e logo a seguir é corrida suspensa, quando algumas equipas já tinham mudado de pneus e com isso perdido posições. A decisão tem de ser clara e rápida para não prejudicar ou beneficiar ninguém, coisa que Masi não parece atinar.
Já com a agressividade em pista é a mesma coisa, podem empurrar na boa e depois parece que é conforme o dia para que Masi está virado, um dia um empurra outro e nem há investigação, noutro um empurra outro e “telefona” logo a avisar que “está à beira de uma bandeira preta e branca”. Ok, mas o piloto apenas segue os limites que lhe vão dando, se não os há, os pilotos adaptam-se. Simples.
Mpabe Lyan
14 Dezembro, 2021 at 5:42
O mais incrível é que são coisas e atitudes descaradas.
[email protected]
13 Dezembro, 2021 at 22:03
Este é um dos motivos para não entender não só a decisão como quem a defende escudando-se na questão do espetáculo. Regras são regras. E não só existem para serem cumpridas como existem para serem cumpridas com rigor e coerência. É fundamental que quem lá está para as fazer cumprir se dê ao respeito. E este é só mais um lamentável episódio do que se foi passando ao longo da época. E não argumento de espetáculo que acuda porque então sob o pretexto de darmos maior espetáculo quebra-se qualquer regra. Andamos a brincar com coisas sérias e depois ficamos muito admirados quando dá raia
Manuel Costa
13 Dezembro, 2021 at 22:16
Efetivamente, existem situações em pista que quando avaliadas pelos Comissários podem depender de quem as analisa, mas este reinicio de corrida foi objetivamente feito à margem do que está no Regulamento, logo foi uma decisão ilegal.
[email protected]
13 Dezembro, 2021 at 22:07
Vamos lá, meus amigos!!!! sejamos sinceros e vamos por de lado o “clubismo”.
Ontem, e sejamos realistas e pragmáticos, quem fez de tudo para ganhar a corrida foi o Hamilton. Há dúvidas??? O outro teve tantas voltas para o fazer e nem perto conseguia chegar ao Mercedes!!! É pá!!!! Só eu é que vi a corrida??? Não me parece, deste modo, caiu LITERALMENTE ao colo do puto um campeonato que NÃO MERECEU!!!
E eu até sou fã da McLaren!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!