GP 70º Aniversário F1: Grande vitória de Max Verstappen

Por a 9 Agosto 2020 15:38

Max Verstappen termina com o domínio Mercedes! O holandês superou os Mercedes e assegurou a sua primeira vitória de F1 de 2020, no Grande Prémio do 70º Aniversário da Fórmula 1. Lewis Hamilton foi segundo, na frente de Valtteri Bottas, depois de passar o seu colega de equipa já perto do fim da corrida. Charles Leclerc (Ferrari) foi quarto na frente de Alex Albon (Red Bull). A Pirelli tinha razão e trazer pneus mais macios para esta segunda corrida de Silverstone, já que a corrida foi bastante animada.

Max Verstappen (Red Bull RB16/Honda) obteve uma sensacional vitória em Silvertsone ao escolher uma estratégia completamente diferente do resto do pelotão ao arrancar para a corrida com pneus duros, e mesmo tendo que se sobrepor ao engenheiro, que lhe pedir para diminuir o andamento por causa do aquecimento dos pneus, o holandês respondeu-lhe que não queria guiar como uma Avó e assim fez. Basicamente, o holandês não quis pilotar como uma Senhora com a idade do Grande Prémio que deu o nome a esta corrida: 70º Aniversário!

Verstappen prolongou ao máximo a primeira paragem nas boxes, quando liderava porque os dois Mercedes já tinham trocado de pneus, quando regressou foi passado por Valtteri Bottas, mas por pouco tempo, depressa se desenvencilhando do finlandês, rumando a uma sensacional vitória na primeira corrida do ano que não é ganha pela Mercedes.

Enquanto o Bottas e o Hamilton trocaram para os pneus duros nas voltas 13 e 14, respetivamente, Max Verstappen ficou em pista até à volta 25, afastando-se dos Mercedes, uma vez que estes começaram rapidamente a ter dificuldades com os seus pneus novos. Resumindo, a tática da Red Bull resultou na perfeição.

Lewis Hamilton venceu a sua luta particular com Valtteri Bottas, ao passar o finlandês a duas voltas do fim, depois de ter trocado de pneus quando liderava a corrida, já perto do fim, caindo para quarto. Ainda foi a tempo de recuperar chegando ao segundo lugar, mas já sem ‘voltas’ para ir buscar Max Verstappen, que só esteve seis voltas com os pneus médios, voltando novamente aos duros.

O facto do Verstappen ter sido o único piloto do top 10 a começar a corrida com os pneus duros, foi uma decisão que se revelou crucial, uma vez que tanto o homem da pole, Valtteri Bottas como Lewis Hamilton, tiveram problemas com os pneus de composto médios. Seja como for, esta estratégia só resultou, por causa de um piloto como Verstappen.

Bottas foi terceiro depois de não ter conseguido manter o seu companheiro de equipa atrás de si, já que tinha pneus 10 voltas mais ‘velhos’. Muitos problemas teve a Mercedes com as bolhas nos pneus. Correr com muito calor é uma oportunidade para os adversários da Mercedes.

Charles Leclerc (Ferrari) terminou a corrida no quarto lugar, à frente do Red Bull de Alex Albon e do Racing Point de Lance Stroll. O seu companheiro de equipa, Nico Hulkenberg, partiu do terceiro lugar, mas ainda não foi desta que conseguiu um pódio. Foi sétimo, uma posição muito digna para quem esteve de fora tanto tempo.

Os Racing Point de Lance Stroll e Nico Hulkenberg terminaram em 6º e 7º lugares, respetivamente, com o alemão a cair para trás de Stroll depois de um pit stop tardio. Segundo a equipa comunicou no Twitter, sentia vibrações e sem a paragem nas boxes poderia não terminar a corrida.

Esteban Ocon foi o único Renault nos pontos, ao terminar no oitavo lugar, depois do seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo ter feito um pião e caído significativamente na classificação, terminando apenas na 14ª posição. Lando Norris (McLaren) e Daniil Kvyat (AlphaTauri) fecharam o top 10 dos lugares pontuáveis.

Pode parecer estranho, mas ainda não tínhamos falado de Sebastian Vettel! Foi mais um dia triste para o alemão. Partiu em 11º, terminou a corrida em 12º. Dez um pião na primeira volta depois de passar por um corretor, caiu para o fundo do pelotão. Pouco mais se ouviu falar dele, a não ser a repreender a equipa por uma questão de estratégia.

Carlos Sainz foi 13º depois duma corrida muito modesta para quem tem nas mãos um McLaren. Kimi Raikkonen subiu até ao 15º lugar depois de ter começado a corrida em 20º. Logo a seguir ficou colocado o Haas de Romain Grosjean. Kevin Magnussen abandonou. Antonio Giovinazzi 17º, enquanto que o duo da Williams, George Russell e Nicholas Latifi, fecharam o pelotão.

Mais informação dentro de momentos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
117 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
3 anos atrás

Ao que parece o Toto (dono disto tudo) já foi fazer queixinhas à FIA, mais particularmente ao Tombazis. Veremos se o complô Mercedes surte efeito.

garantia4
garantia4
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Já marcou à Pilelli umas sessoes de testes secretos, e a cabeça do Isola numa bandeja d prata.
“Enfim”, se nao formos distraídos, vemos facilmente q a merdeces faz anualmente sempre 1 ou 2 numeros circenses a simular q nao correm sozinhos. Depois das trafulhices esta semana, tinha q ser agora.

Last edited 3 anos atrás by jo baue
MLS_OLD
3 anos atrás

Simplesmente soberbo este Verstappen. Mercedes novamente dar uma “barretada” a Bottas, ainda insistem a correm que igual para igual. Estratégia diferente porque??? E não venham com desculpa para apanhar ou cobrir a paragem de Verstappen. Uma pergunta bastante interessante, quando Bottas e Hamilton estão a lutar por posição, quantas vezes Hamilton tem estratégia diferente quando está atras?? Nunca vi Bottas quando está atras a ter estratégia diferente, quando Bottas está atras apenas acompanha, com Hamilton a conversa é outra. Ainda vêm com aqueles conversas no radio de corrida “You are free to race”, palhinha para o freguês… Excelente trabalho de… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

A estratégia da Mercedes com o Bottas não teve qualquer sentido, pois se a Red Bull estava a gerir melhor os pneus, parar tão cedo, só os iria prejudicar no final da corrida.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Eu gosto muito do Bottas mas acho que Hamilton é mais ágil no pensamento quanto a estratégias, assim como o Max. Bottas é um bocado anjinho. Já não é a primeira vez que isto acontece e ele ainda não aprendeu!

an19071747
an19071747
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Bottas e 2º Piloto e é tratado como tal. Se ele se sente bem assim e problema dele.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  an19071747
3 anos atrás

Ele é que tem que dar a pedrada no charco. Hoje o Max mostrou como se faz e mandou a RB passear. Venceu.

MLS_OLD
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Olha como eles ficam amuados…. respondam lá em vez de dar so o negativo…. quero ver argumentos que contradizem o que afirmei…. bora

RogerM
RogerM
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Os “tais” aziados hoje. São como a Mercedes na F1. Assim que começam a perder…dão de frosques da F1.

inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Olha quem fala, és o maior especialista mundial na matéria……tens espelho em casa? De certeza que não.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Não tem importância suficiente! 🙂

FormulaTwo+1
3 anos atrás

Afinal Adrian Newey não anda assim tão em baixo de forma como alguns queriam fazer crer! E obviamente Verstappen também não. Nem Vettel, porque é fácil de perceber que a brutal quebra de performance do piloto alemão não se deverá só ao próprio! Custa ver este campeonato da Ferrari… A casa italiana vale bem mais do que isto! O mais interessante desta corrida foi perceber que, a bem da competição , há quem possa dar luta e inverter resultados que todos davam como garantidos.

Last edited 3 anos atrás by FormulaTwo+1
Daniel Sousa
Daniel Sousa
3 anos atrás

Parabéns à Red Bull pela tática espetacular e por aquela paragem na mesma volta do Bottas quando ia na frente. Grande jogada. Arriscou e venceu, parabéns. Excelente corrida, marcada pela forte importância do que é a tática na fórmula 1, quando as máquinas assim o permitem.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

Só digo isto em relação ao Vettel; ele sozinho deve ter mais piões nestes últimos anos que o resto do plantel! Grande Max. Que vitória! Inteiramente dele, grande visão, a controlar o desgaste dos pneus e a manter a velocidade! Incrível. Os Mercedes mais uma vez com problemas nos pneus. Para bem dos adeptos um ponto fraco. Não sei se chega para perderem o campeonato mas agora vejo o Max como o mais directo adversário do Hamilton. Leclerc a puxar aquela carroça a lugares que não merece. Não entendi a estratégia para o Hulk! Não queriam envergonhar mais o Stroll?!… Ler mais »

andresilvac4
andresilvac4
3 anos atrás

Mas que suberba Vitória de Max e da Redbull, o chão da garagem da Mercedes estará todo molhado com a baba que ainda lhes deve estar a escorrer pela boca, foram verdadeiramente comidos em todos os sentidos exímia a estratégia e a gestão da corrida. Mercedes com uma opção ridícula na última paragem da Mercedes mesmo com os eventuais problemas nos pneus e aparentemente estando os de Bottas melhor que os de Hamilton a parte inteligente seria forçar os medios de Verstapen ao limite e fazer parar primeiro Hamilton e faz o contrário de forma incompreensível ainda por cima viram… Ler mais »

MLS_OLD
Reply to  andresilvac4
3 anos atrás

Não diga isso eles não gostam, eles lutam de igual para igual….
😁😁😁😁

Getintherelewis!!!
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Eu percebo, a serio que percebo, mas nao te fazia mal nenhum perceberes mais um bocadinho de corridas, taticas pneus surpresa esses afins todos, mas ja agora pergunto, quem e que devia cobrir o verstappen? O hamilton a 10 segundos?

andresilvac4
andresilvac4
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Eu por acaso até percebo de corridas e era claro desde a volta 15 que ou a Mercedes forçava os medios de Verstappen e tentava reequilibrar a balança de novo ou estando o Redbull à frente com vantagem na gestão dos duros em relação à Mercedes sobrava tentar alongar os duros tanto quanto possível e tentar um undercut de medios mais para o final forçando a RB a estratégia de 1 paragem parando para meter duros e jogar igual nunca iam conseguir a vitória, o que estou a dizer é provado pela diferença entre o Bottas e Hamilton(e bottas tinha… Ler mais »

MLS_OLD
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Meu caro se percebe assim tanto, devia saber ou ter visto que Bottas parou por iniciativa da Mercedes, não foi para cobrir ninguém.

Getintherelewis!!!
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

O bottas tinha mais uma volta nos pneus para começar…o hamilton saiu da box a 3 seg e tal do bottas e nunca se aproximou sequer andou ali a poupar ate ficar com os pneus naquele estado se calhar esse poupar deu para aquelas 7 8 voltas a mais, digo eu… o bottas andou a tentar apanhar o verstappen e n perder o comboio, o bottas parou na mesma volta por coincidencia obviamente mas se havia alguem a ter de parar naquela altura era ele e nao o hamilton que ia a mais de 10 seg do bottas, tava fora… Ler mais »

Getintherelewis!!!
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

Mas esqueçam la isso fiquem com as vossas taticas maravilhosas…a mercedes jogou com os 2 carros para tentar ganhar a corrida e fez muito bem, o hamilton ja fez este tipo de tatica umas 10 vezes no minimo e so hj tao ofendidos lol…

an19071747
an19071747
Reply to  andresilvac4
3 anos atrás

Bottas sera sempre um Barrichello se tivesse o feitio do Rosberg ja teria ganho um campeonato mas infelizmente e muito segundo piloto e vai ficar por aqui.

MLS_OLD
Reply to  an19071747
3 anos atrás

O torna a coisa interessante é toda gente insistir que lutam de igual para igual, quando não o fazem.

inoferreira
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

Claro que não o fazem e o razão são só 6 campeonatos mundiais de diferença.

@00@
@00@
3 anos atrás

O Hamilton para um hexacampeão do mundo passa a vida a lamentar-se… quando não consegue ganhar. O Bottas é o mesmo par de botas, e gostaria de ver o Verstappen na Mercedes para ver até onde o Hamilton iria… ou ficaria. O Verstappen com quem eu nunca simpatizei muito, tem um espírito de campeão. Ataca, arrisca e nunca se dá por vencido. Já se vê pouco disto na actual F1.

ManelDasBombas
ManelDasBombas
3 anos atrás

De quem perde não se faz a história, mas o Leclerc fez uma corrida incrível! Para quem conduz uma carroça, foi de uma classe à parte!
Pena ter sido ofuscado pela corrida ainda mais incrível do Max, que piloto, que qualidade!
Quanto aos meninos da Mercedes, continua a ser mau demais ver o favorecimento claro de um certo piloto.

old-player
old-player
3 anos atrás

Alguém viu por aí a minha equipa de sempre?
Chama se Williams

Lisboa
3 anos atrás

Onde anda o Especialista dos treinos livres de sexta-feira que diz, este ano, que o Hamilton esmaga tudo todos, e que o Verstappen é banal e que a Ferrari é uma vergonha e que a McLaren retornou e vai bater a Red-Bull?

Onde anda esse especialista?

Alguém o viu?

inoferreira
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Acho que está a preparar um comentário completamente oposto ao que disse ontem e ainda mais oposto ao que disse na sexta, é assim todos os fins de semana.😁

Lisboa
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Deve estar escondido, mas os “amigos” andam por aí.

Ele deve estar a escrever o texto para os próximos treinos livres;
– “Hamilton esmagou o Bottas fraco fraquinho. Vettel banal, a Ferrari é uma vergonha. Hamilton contra os haters. Alguém quer ser meu amigo na Playstation?”

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado