Fórmula 1: Zak Brown defende controlo apertado do regulamento financeiro

Por a 7 Outubro 2022 09:26

Com o adiamento da FIA para a publicação dos resultados da análise financeira das 10 equipas da Fórmula 1 para segunda-feira, a polémica sobre a alegada infração de duas equipas do limite orçamental continua a dar que falar no paddock.

Quando questionado sobre este tema, o CEO da McLaren em Bathurst, na Austrália, deixou claro que considera o limite orçamental muito importante para a Fórmula 1. Foi um desafio desenhar e aprovar o regulamento financeiro na Fórmula 1, por isso é “crítico”, segundo Brown, que seja controlado como acontece com o regulamento técnico, tendo de existir penalizações para quem não o faça.

“O limite orçamental é crítico e temos de nos certificar de que é aplicado [e] se alguém tiver infringido, as sanções apropriadas, não apenas financeiras, mas desportivas e técnicas, devem ser aplicadas”, disse Brown depois de salientar que apenas conhece o que tem vindo a público pela imprensa. “Se se contornarem as regras do regulamento técnico ou desportivo, sofrem-se penalizações, e no financeiro devem acontecer o mesmo. Porque se alguém gastou em excesso, então isso dá uma vantagem injusta em pista, e tem de ser tratado de forma firme e rápida”.

A FIA deveria ter emitido os certificados às equipas que cumpriram o limite orçamental na quarta-feira, mas acabou por anunciar o adiamento para segunda-feira após o Grande Prémio do Japão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pintinha
pintinha
1 ano atrás

FIA espera a consagração do campeonato … e depois vem com um explicação conveniente e retorcida tipo “MasiMAx” 2021 … “há um erro de aplicação das regras mas fica tudo na mesma” . Não dizem que mudaram as regras para criar equilibrio entre as equipas? …entao sejam coerentes, (mas tambem temos visto que coerência é que tem havido menos nesta “nova F1 espectaculo” (e não competição desportiva) Multas pecuniarias= anedota. Penalizaçao verdadeira é onde doi = redução/retirar da vantagem obtido, com os ganhos obtidos em pista …os tais segundos propalados. Por cada milhão execidido, 1% penalização em % em dobro… Ler mais »

Vagueante
Vagueante
Reply to  pintinha
1 ano atrás

Concordo. A sanção deve ser aplicada onde doi, em pontos e diminuir o tecto para as equipas que fizeram asneira nos anos seguintes. Multas pecuniárias para a RB, Mercedes e Ferrari não tem impacto nenhum, só beneficia o infractor.
Logicamente ainda não se sabe se alguem excedeu ou não, apenas “boatos”, que se iniciaram em Itália e rápidamente se espalharam.

917/30
1 ano atrás

A quantidade de videntes que andam por aqui…já sabem o que vai acontecer, já sabem até a desculpa/explicação que vai ser dada e tudo…se algum desse videntes quiser partilhar os nºs do euromilhões a malta agradece…

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
MC
MC
1 ano atrás

O Zak Brown tem inteira razão, se houver equipas que tenham excedido o limite orçamental então isto corresponde a uma vantagem técnica ilegal, e logo a penalização não pode ser limitada a uma multa.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado