F1, Testes Barcelona, Dia 1: Lando Norris mais rápido na estreia dos novos carros
Lando Norris (McLaren) foi o piloto mais rápido do primeiro dia dos testes conjuntos de pré-temporada da Fórmula 1. Na estreia dos novos monolugares, o piloto britânico registou o tempo de 1:19.568s na sua melhor volta, batendo neste particular os dois pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, respetivamente. O piloto com mais voltas realizadas foi Max Verstappen (147), mas foi o Ferrari F1-75 que concluiu mais voltas (153) neste primeiro dia, fruto das 80 voltas de Leclerc e as 73 de Sainz.
Nota de destaque para a não ocorrência de bandeiras vermelhas durante todo o dia e para as poucas voltas, logo menos dados recolhidos, realizadas pelos pilotos da Haas e da Alfa Romeo.
O primeiro dia de testes da Fórmula 1 de 2022 começou limpo e com sol em Barcelona. No primeiro de três dias de testes, o campeão Max Verstappen esteve no cockpit do Red Bull RB18 todo o dia enquanto, Lewis Hamilton tomou as rédeas do Mercedes W13 apenas de tarde, depois de George Russell rodar de manhã.
O primeiro registo de tempo por volta foi fixado por Russell em 1:27.730s. Alguns minutos depois, o britânico da Mercedes estabeleceu uma nova volta mais rápida em 1:25.548s. Estavam com ele em pista, Lando Norris no McLaren, que também rodou o dia inteiro, e Robert Kubica no Alfa Romeo.
Com cerca de uma hora decorrida, e ainda com registos longe de poderem ser representativos, Charles Leclerc passou a liderar a tabela de tempos (1:21.178s com pneu C2, duro), na frente de Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, (1:22.692s, C3 médio) e de Max Verstappen, Red Bull, (1:23.038, C2). Naquela altura, Charles Leclerc não só liderava a tabela de tempos, como também estava no topo da contagem total de voltas.
Durante a manhã, Russell ainda voltou a passar pelo topo da tabela de tempos, mas foi relegado novamente por Leclerc.
No final das primeiras 4 horas o programa da Red Bull e Ferrari para o primeiro dia parecia estar a correr bem, com Max Verstappen e Charles Leclerc a completarem mais voltas que todos os outros pilotos. 80 voltas para os dois pilotos, seguidos de George Russell com 77 voltas. No oposto, estavam a Haas (13 voltas) e Alfa Romeo (4 voltas), que esteve muito tempo dentro da box e saiu a cerca de 20 minutos da hora de paragem para almoço. Na paragem para almoço, Charles Leclerc mantinha-se o mais rápido em pista, mas Lando Norris conseguiu um melhor registo que George Russell, subindo para o segundo posto da tabela de tempos.
Sessão recomeçou às 13 horas, com Lewis Hamilton a assumir os comandos do Mercedes W13, enquanto Lance Stroll substituiu Vettel no Aston Martin. Alex Albon passou para os comandos do Williams, substituindo Latifi, enquanto Valtteri Bottas esperava poder rodar mais quilómetros no Alfa Romeo que Robert Kubica de manhã. Mick Schumacher também estava aos comandos do VF-22 da Haas e Carlos Sainz assumiu o controlo do Ferrari. Max Verstappen, Fernando Alonso, Lando Norris e Yuki Tsunoda mantinham o lugar para as restantes 4 horas da sessão.
Valtteri Bottas passou a ser um dos pilotos mais ativos nos primeiros minutos do período da tarde, mas por pouco tempo, já que o finlandês passou algum tempo parado na box, não tanto como Kubica. Ainda assim, Bottas conseguiu registar o nono melhor tempo durante as primeiras horas da tarde.
Lando Norris chegou a assustar a McLaren, tendo ficado parado no fim do pit lane, com os mecânicos a correram para o monolugar e levarem-no para a box. Não passou mesmo de um susto, porque poucos minutos depois, o jovem voltou à pista sem problemas aparentes.
Enquanto Max Verstappen continuava a “colecionar” voltas, Carlos Sainz mostrou andamento e conseguiu mesmo um tempo próximo do tempo do seu companheiro de equipa durante a manhã. Os dois pilotos da Ferrari estiveram durante algum tempo na liderança da tabela de tempos.
Na Haas, a equipa teve de manter o carro parado durante muito tempo, para reparar um problema com o chão do monolugar. De manhã, o problema que impediu Mazepin de rodar em pista mais tempo foi uma fuga de água.
Hamilton passou também algum tempo na box da Mercedes, enquanto a equipa trabalhou na suspensão dianteira do W13.
A cerca de meia hora para o fim da sessão, Lando Norris melhorou o seu registo de melhor tempo por volta, por duas vezes, e passou a ser o mais rápido, terminando assim o dia.
1º Lando Norris, McLaren, 1:19.568s, C4 – 103 voltas
2º Charles Leclerc, Ferrari, 1:20.165s, C3 – 80 voltas
3º Carlos Sainz, Ferrari, 1:20.416s, C3 – 73 voltas
4º George Russell, Mercedes, 1:20.784s, C3 – 77 voltas
5º Lewis Hamilton, Mercedes, 1:20.929s, C3 – 50 voltas
6º Sebastian Vettel, Aston Martin, 1:21.276s, C3 – 52 voltas
7º Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:21.638s, C3 – 121 voltas
8º Fernando Alonso, Alpine, 1:21.746s, C2 – 127 voltas
9º Max Verstappen, Red Bull, 1:22.246s, C2 – 147 voltas
10º Valtteri Bottas, Alfa Romeo, 1:22.572s, C3 – 23 voltas
11º Alexander Albon, Williams, 1:22.760s, C3 – 66 voltas
12º Mick Schumacher, Haas, 1:22.962s, C3 – 23 voltas
13º Lance Stroll, Aston Martin, 1:23.327s, C2 – 67 voltas
14º Nicholas Latifi, Williams, 1:23.379s, C3 – 66 voltas
16º Nikita Mazepin, Haas, 1:24.505s, C2 – 20 voltas
17º Robert Kubica, Alfa Romeo, 1:25.909s, C3 – 9 voltas
Voltas por equipa:
Equipa | nº de voltas |
Mercedes | 127 |
Red Bull | 147 |
Ferrari | 153 |
McLaren | 103 |
Alpine | 127 |
Alpha Tauri | 121 |
Aston Martin | 119 |
Williams | 132 |
Alfa Romeo | 32 |
Haas | 43 |
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O Ferrari F1-75 é claramente o mais bonito, destaco também a complexidade e riqueza do Red Bull RB18 nos flancos, pontões e sidepods grande obra de engenharia de Newey pode ser um grande trunfo para o bicampeonato. Por outro lado vemos a simplicidade aerodinâmica quer do Mercedes W13 quer do Mclaren MCL36, parece-me que o Mclaren MCL36 com a sua curta distância entre eixos vai funcionar bem em pistas de baixa velocidade como este circuito da Catalunha em Barcelona, se calhar os tempos rápidos não são assim tão surpresa, e o Norris é um piloto muito talentoso e rápido e… Ler mais »
Oh Gui, para teres acesso a esse tipo de informações tás dentro das equipas para tares a par de tudo. Tira ai uma selfie com todos e manda para nós xD
La sabes tu qual era o regime do motor da mclaren e das restantes equipas. Este ano começas cedo com os teus “palpites”
Eu também tive um bom palpite hoje. Apostei comigo mesma que o Gui ia ser o primeiro a comentar os testes… e acertei! 🙂 🙂
O Gui nao falha xD
E amanha vai ser o primeiro outra vez e amanha se calhar ja vai dizer que a red bull ou a mercedes têm o melhor carro e k tao a esconder o jogo
O Gui dizer que o mercedes é o melhor carro? Quando foi isso?
Epah não consegues ter um discurso positivo , critica construtiva ??? Sempre com sinal – Guru mal idisposto 4 j😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Dasss
Chama-se ler e ler os artigos certos nos sites certos. Eu sei que custa, mas é para quem pode e quer. Beijinhos.
ler e ler, ou ler e copiar? Ahaha desculpa era a brincar!
E sabe ..😂😂😂😂😂
Qua saudades das análises feitas pelo nosso enviado especial Gui. Tudo “spot on” como sempre!
O GUI tal como eu como apoiante incondicional da McLaren fico contente por ver a nossa equipa na frente mas consciente e realista com as condições reais que apresentou é tudo muito prematuro porque tem muita gente a esconder o jogo , mas pronto é um indicador que pelo menos andará nos lugares cimeiros …NORRIS é uma máquina dentro e fora do carro , personalidade forte mas com caráter e boa disposição…Espero que este ano seja justo ,equilibrado e emotivo para o bem da F1 e a verdadeira essência esteja a cima dos interesses individuais , seja de quem for… Ler mais »
Os primeiros 4 classificados adorava que lutassem pelo título.
Acho que muita gente vai ter surpresas negativas, tanto que a expetativa e desejo da imprensa portuguesa e inglesa (mas esta eu até percebo e respeito por ter um piloto inglês 7x campeão do mundo que eles confiam muito, pena os portugueses serem tão influenciáveis pelos britânicos em quase tudo na sociedade, em termos de apoiar sempre os clubes que ganham os mais ricos e famosos, os ingleses quer no futebol, f1, da calma, hipocrisia e falsidade e tendências de moda presentes nas grandes áreas metropolitanas das 2 maiores cidades portugueses Lisboa e Porto) que a Mercedes ia limpar isto… Ler mais »
Uff…Li tudo, agora tenho que ir descansar.
Você é o rei das suposições. Aposto que adora teorias da conspiração de WC Mas sempre dá para rir.
e respeito por ter um piloto inglês 7x campeão do mundo que eles confiam muito 1 o problema é que existem rivais tão ou mais competentes que a Mercedes, 2 (Ferrari) regresso às vitórias pela primeira vez desde 2019, 3 (Pilotos da MB) que os seus pilotos são bons e são, mas há outros muito bons também 4 a Mercedes vai claramente de precisar de um carro B (…)para lutar contra estes gigantes pelo titulo em 2022 5 claro favoritismo da Red Bull com a Ferrari bem posicionada, e a Mercedes ligeiramente atrás Ganda testamento ! Bem divertido ! E o… Ler mais »
Caro amigo grande testamento …😂😂😂 concordo com a maioria d os pontos a que se refere , agora o Max está na sua forma ascendente na sua carreira da tua tenra idade , Hamilton está na fase descendente mas atenção que ainda tem folgo e unhas pra tocar …Hamilton na minha opinião é melhor , é agressivo , rápido , inteligente , Max ainda tem que perceber uma coisa é pressionar o.espaço , ganhar melhor trajetórias não é o mesmo que partir tudo o que está a sua frente …Ah OK SENNA é o melhor de todos … Outra pequena… Ler mais »
F1 2022 hierarquia real:
1º Red Bull;
2º Ferrari, +0.10s
3º Mercedes, +0.34s
4º Mclaren Mercedes, +0.48s
5º Aston Martin Mercedes, +0.85s
6º Alpha Tauri Honda, +0.91s
7º Alpine Renault, +1.57s
8º Williams Mercedes, +1.59s
9º Haas Ferrari, +2.83s
10º Alfa Romeo Ferrari, +2.95s
Quase 100% de acordo. Só acho que a Alpha Tauri não está a 0,91 mas sim a 0,89.
Ò garoto, hoje foi ainda e só o primeiro teste de pré temporada.
lol Atão mas onde anda esse famoso 6º sentido feminino, mais poderoso do que a certeza de um homem?!
Ainda não percebeu quem nos oferece estes divertidos textos?
Gui, o rapaz do 6º sentido xD
Normalmente a equipa que lidera algo, está no topo da tabela….. Aqui, regem-se pela classificação de 2021…. “Começa”…..
AutoSport vai piorando de época para época….
Mas quem comenta é que só sabe criticar.
Mas penso não ser bem assim.
Quando não há brio é assim
A alfa romeu até camufla o carro com vergonha
Com verhonha.?.cuidado que pode ter o carro mais rápido.
Pelos contactos do grande GUI, a alfa romeo é o carro maus lento em quase 3 segundos 🙁