F1, Testes Barcelona, Dia 1: Lando Norris mais rápido na estreia dos novos carros

Por a 23 Fevereiro 2022 17:03

Lando Norris (McLaren) foi o piloto mais rápido do primeiro dia dos testes conjuntos de pré-temporada da Fórmula 1. Na estreia dos novos monolugares, o piloto britânico registou o tempo de 1:19.568s na sua melhor volta, batendo neste particular os dois pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, respetivamente. O piloto com mais voltas realizadas foi Max Verstappen (147), mas foi o Ferrari F1-75 que concluiu mais voltas (153) neste primeiro dia, fruto das 80 voltas de Leclerc e as 73 de Sainz.

Nota de destaque para a não ocorrência de bandeiras vermelhas durante todo o dia e para as poucas voltas, logo menos dados recolhidos, realizadas pelos pilotos da Haas e da Alfa Romeo.

O primeiro dia de testes da Fórmula 1 de 2022 começou limpo e com sol em Barcelona. No primeiro de três dias de testes, o campeão Max Verstappen esteve no cockpit do Red Bull RB18 todo o dia enquanto, Lewis Hamilton tomou as rédeas do Mercedes W13 apenas de tarde, depois de George Russell rodar de manhã.

O primeiro registo de tempo por volta foi fixado por Russell em 1:27.730s. Alguns minutos depois, o britânico da Mercedes estabeleceu uma nova volta mais rápida em 1:25.548s. Estavam com ele em pista, Lando Norris no McLaren, que também rodou o dia inteiro, e Robert Kubica no Alfa Romeo.

Com cerca de uma hora decorrida, e ainda com registos longe de poderem ser representativos, Charles Leclerc passou a liderar a tabela de tempos (1:21.178s com pneu C2, duro), na frente de Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, (1:22.692s, C3 médio) e de Max Verstappen, Red Bull, (1:23.038, C2). Naquela altura, Charles Leclerc não só liderava a tabela de tempos, como também estava no topo da contagem total de voltas.

Durante a manhã, Russell ainda voltou a passar pelo topo da tabela de tempos, mas foi relegado novamente por Leclerc.

No final das primeiras 4 horas o programa da Red Bull e Ferrari para o primeiro dia parecia estar a correr bem, com Max Verstappen e Charles Leclerc a completarem mais voltas que todos os outros pilotos. 80 voltas para os dois pilotos, seguidos de George Russell com 77 voltas. No oposto, estavam a Haas (13 voltas) e Alfa Romeo (4 voltas), que esteve muito tempo dentro da box e saiu a cerca de 20 minutos da hora de paragem para almoço. Na paragem para almoço, Charles Leclerc mantinha-se o mais rápido em pista, mas Lando Norris conseguiu um melhor registo que George Russell, subindo para o segundo posto da tabela de tempos.

Sessão recomeçou às 13 horas, com Lewis Hamilton a assumir os comandos do Mercedes W13, enquanto Lance Stroll substituiu Vettel no Aston Martin. Alex Albon passou para os comandos do Williams, substituindo Latifi, enquanto Valtteri Bottas esperava poder rodar mais quilómetros no Alfa Romeo que Robert Kubica de manhã. Mick Schumacher também estava aos comandos do VF-22 da Haas e Carlos Sainz assumiu o controlo do Ferrari. Max Verstappen, Fernando Alonso, Lando Norris e Yuki Tsunoda mantinham o lugar para as restantes 4 horas da sessão.

Valtteri Bottas passou a ser um dos pilotos mais ativos nos primeiros minutos do período da tarde, mas por pouco tempo, já que o finlandês passou algum tempo parado na box, não tanto como Kubica. Ainda assim, Bottas conseguiu registar o nono melhor tempo durante as primeiras horas da tarde.

Lando Norris chegou a assustar a McLaren, tendo ficado parado no fim do pit lane, com os mecânicos a correram para o monolugar e levarem-no para a box. Não passou mesmo de um susto, porque poucos minutos depois, o jovem voltou à pista sem problemas aparentes.

Enquanto Max Verstappen continuava a “colecionar” voltas, Carlos Sainz mostrou andamento e conseguiu mesmo um tempo próximo do tempo do seu companheiro de equipa durante a manhã. Os dois pilotos da Ferrari estiveram durante algum tempo na liderança da tabela de tempos.

Na Haas, a equipa teve de manter o carro parado durante muito tempo, para reparar um problema com o chão do monolugar. De manhã, o problema que impediu Mazepin de rodar em pista mais tempo foi uma fuga de água.

Hamilton passou também algum tempo na box da Mercedes, enquanto a equipa trabalhou na suspensão dianteira do W13.

A cerca de meia hora para o fim da sessão, Lando Norris melhorou o seu registo de melhor tempo por volta, por duas vezes, e passou a ser o mais rápido, terminando assim o dia.

1º Lando Norris, McLaren, 1:19.568s, C4 – 103 voltas

2º Charles Leclerc, Ferrari, 1:20.165s, C3 – 80 voltas

3º Carlos Sainz, Ferrari, 1:20.416s, C3 – 73 voltas

4º George Russell, Mercedes, 1:20.784s, C3 – 77 voltas

5º Lewis Hamilton, Mercedes, 1:20.929s, C3 – 50 voltas

6º Sebastian Vettel, Aston Martin, 1:21.276s, C3 – 52 voltas

7º Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:21.638s, C3 – 121 voltas

8º Fernando Alonso, Alpine, 1:21.746s, C2 – 127 voltas

9º Max Verstappen, Red Bull, 1:22.246s, C2 – 147 voltas

10º Valtteri Bottas, Alfa Romeo, 1:22.572s, C3 – 23 voltas

11º Alexander Albon, Williams, 1:22.760s, C3 – 66 voltas

12º Mick Schumacher, Haas, 1:22.962s, C3 – 23 voltas

13º Lance Stroll, Aston Martin, 1:23.327s, C2 – 67 voltas

14º Nicholas Latifi, Williams, 1:23.379s, C3 – 66 voltas

16º Nikita Mazepin, Haas, 1:24.505s, C2 – 20 voltas

17º Robert Kubica, Alfa Romeo, 1:25.909s, C3 – 9 voltas

Voltas por equipa:

Equipa nº de voltas
Mercedes 127
Red Bull 147
Ferrari 153
McLaren 103
Alpine 127
Alpha Tauri 121
Aston Martin 119
Williams 132
Alfa Romeo 32
Haas 43

Todas as incidências podem ser lidas, aqui.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

O Ferrari F1-75 é claramente o mais bonito, destaco também a complexidade e riqueza do Red Bull RB18 nos flancos, pontões e sidepods grande obra de engenharia de Newey pode ser um grande trunfo para o bicampeonato. Por outro lado vemos a simplicidade aerodinâmica quer do Mercedes W13 quer do Mclaren MCL36, parece-me que o Mclaren MCL36 com a sua curta distância entre eixos vai funcionar bem em pistas de baixa velocidade como este circuito da Catalunha em Barcelona, se calhar os tempos rápidos não são assim tão surpresa, e o Norris é um piloto muito talentoso e rápido e… Ler mais »

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Oh Gui, para teres acesso a esse tipo de informações tás dentro das equipas para tares a par de tudo. Tira ai uma selfie com todos e manda para nós xD

La sabes tu qual era o regime do motor da mclaren e das restantes equipas. Este ano começas cedo com os teus “palpites”

Last edited 2 anos atrás by kiotto_9
Pity
Pity
Reply to  kiotto_9
2 anos atrás

Eu também tive um bom palpite hoje. Apostei comigo mesma que o Gui ia ser o primeiro a comentar os testes… e acertei! 🙂 🙂

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  Pity
2 anos atrás

O Gui nao falha xD
E amanha vai ser o primeiro outra vez e amanha se calhar ja vai dizer que a red bull ou a mercedes têm o melhor carro e k tao a esconder o jogo

garantia4
garantia4
Reply to  kiotto_9
2 anos atrás

O Gui dizer que o mercedes é o melhor carro? Quando foi isso?

filano
filano
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Epah não consegues ter um discurso positivo , critica construtiva ??? Sempre com sinal – Guru mal idisposto 4 j😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Dasss

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  kiotto_9
2 anos atrás

Chama-se ler e ler os artigos certos nos sites certos. Eu sei que custa, mas é para quem pode e quer. Beijinhos.

garantia4
garantia4
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

ler e ler, ou ler e copiar? Ahaha desculpa era a brincar!

filano
filano
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

E sabe ..😂😂😂😂😂

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Qua saudades das análises feitas pelo nosso enviado especial Gui. Tudo “spot on” como sempre!

filano
filano
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

O GUI tal como eu como apoiante incondicional da McLaren fico contente por ver a nossa equipa na frente mas consciente e realista com as condições reais que apresentou é tudo muito prematuro porque tem muita gente a esconder o jogo , mas pronto é um indicador que pelo menos andará nos lugares cimeiros …NORRIS é uma máquina dentro e fora do carro , personalidade forte mas com caráter e boa disposição…Espero que este ano seja justo ,equilibrado e emotivo para o bem da F1 e a verdadeira essência esteja a cima dos interesses individuais , seja de quem for… Ler mais »

ramedlaV
ramedlaV
2 anos atrás

Os primeiros 4 classificados adorava que lutassem pelo título.

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Acho que muita gente vai ter surpresas negativas, tanto que a expetativa e desejo da imprensa portuguesa e inglesa (mas esta eu até percebo e respeito por ter um piloto inglês 7x campeão do mundo que eles confiam muito, pena os portugueses serem tão influenciáveis pelos britânicos em quase tudo na sociedade, em termos de apoiar sempre os clubes que ganham os mais ricos e famosos, os ingleses quer no futebol, f1, da calma, hipocrisia e falsidade e tendências de moda presentes nas grandes áreas metropolitanas das 2 maiores cidades portugueses Lisboa e Porto) que a Mercedes ia limpar isto… Ler mais »

chicanalysis
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Uff…Li tudo, agora tenho que ir descansar.

Last edited 2 anos atrás by Chicanalysis
Bryan
Bryan
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Você é o rei das suposições. Aposto que adora teorias da conspiração de WC Mas sempre dá para rir.

garantia4
garantia4
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

e respeito por ter um piloto inglês 7x campeão do mundo que eles confiam muito 1 o problema é que existem rivais tão ou mais competentes que a Mercedes,  2 (Ferrari) regresso às vitórias pela primeira vez desde 2019, 3 (Pilotos da MB) que os seus pilotos são bons e são, mas há outros muito bons também 4 a Mercedes vai claramente de precisar de um carro B  (…)para lutar contra estes gigantes pelo titulo em 2022 5 claro favoritismo da Red Bull com a Ferrari bem posicionada, e a Mercedes ligeiramente atrás  Ganda testamento ! Bem divertido ! E o… Ler mais »

filano
filano
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Caro amigo grande testamento …😂😂😂 concordo com a maioria d os pontos a que se refere , agora o Max está na sua forma ascendente na sua carreira da tua tenra idade , Hamilton está na fase descendente mas atenção que ainda tem folgo e unhas pra tocar …Hamilton na minha opinião é melhor , é agressivo , rápido , inteligente , Max ainda tem que perceber uma coisa é pressionar o.espaço , ganhar melhor trajetórias não é o mesmo que partir tudo o que está a sua frente …Ah OK SENNA é o melhor de todos … Outra pequena… Ler mais »

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

F1 2022 hierarquia real:
1º Red Bull;
2º Ferrari, +0.10s
3º Mercedes, +0.34s
4º Mclaren Mercedes, +0.48s
5º Aston Martin Mercedes, +0.85s
6º Alpha Tauri Honda, +0.91s
7º Alpine Renault, +1.57s
8º Williams Mercedes, +1.59s
9º Haas Ferrari, +2.83s
10º Alfa Romeo Ferrari, +2.95s

chicanalysis
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Quase 100% de acordo. Só acho que a Alpha Tauri não está a 0,91 mas sim a 0,89.

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Ò garoto, hoje foi ainda e só o primeiro teste de pré temporada.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
2 anos atrás

lol Atão mas onde anda esse famoso 6º sentido feminino, mais poderoso do que a certeza de um homem?!
Ainda não percebeu quem nos oferece estes divertidos textos?

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Gui, o rapaz do 6º sentido xD

2020
2020
2 anos atrás

Normalmente a equipa que lidera algo, está no topo da tabela….. Aqui, regem-se pela classificação de 2021…. “Começa”…..

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  2020
2 anos atrás

AutoSport vai piorando de época para época….

Mas quem comenta é que só sabe criticar.

Mas penso não ser bem assim.

Quando não há brio é assim

Pitroleo
Pitroleo
2 anos atrás

A alfa romeu até camufla o carro com vergonha

bemvindo
bemvindo
Reply to  Pitroleo
2 anos atrás

Com verhonha.?.cuidado que pode ter o carro mais rápido.

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  bemvindo
2 anos atrás

Pelos contactos do grande GUI, a alfa romeo é o carro maus lento em quase 3 segundos 🙁

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado