Fórmula 1 quer reduzir rapidamente a pegada ecológica

Por a 5 Abril 2020 15:59

O assunto não é novo, pode parecer irónico nesta altura em que a Fórmula 1 está parada, mas o plano para reduzir as emissões de carbono existe e pretende chegar ao valor zero em 2030. Pelo meio, a Fórmula 1 quer começar a reduzir rapidamente a sua atual pegada ecológica.

De momento, o desporto produz cerca de 256 551 toneladas de CO2. Deste número total, a maior parte das emissões de carbono são atribuídas à logística (45%), onde se inclui os transportes aéreos, marítimos e rodoviários. Para reduzir isto, o diretor geral da Fórmula 1, Ross Brawm, já explicou que, por exemplo, podem utilizar os serviços de hotelaria perto dos circuitos em vez das autocaravanas, e as infraestruturas presentes nos circuitos em vez de estar a montar novas.

“Quando vamos a um Grande Prémio, em nove corridas por ano, temos

autocaravanas com uma grande frota de camiões que são necessários para as

transportar. Para outras corridas, as equipas estão satisfeitas com o que está

lá nos circuitos. Por exemplo, Baku tem um excelente conjunto de pré-fabricados

disponíveis. Aí, ninguém se queixa. Depois, chegamos a Monza e há palácios de gin, com todos os camiões necessários

para os transportar. Nós queremos que isso passe a ser diferente, queremos

mudar para uma unidade hoteleira que possa ser suportada com menos impacto em

termos de logística e de transporte.Ou seja, menos camiões, menos combustível.”

Assim, em novembro de 2019, foi apresentado um plano. Plano este que passa por aproveitar a eficiência das atuais unidades motrizes híbridas, dando-lhes um papel de maior relevo. Também as actividades dentro e fora de pista serão revistas de forma a eliminar desperdícios e o impacto ambiental. Medidas como a eliminação de plásticos de uso único, uso de energia renovável nos edifícios e fábricas ligadas à Fórmula 1, e uso de meios mais ‘verdes’ para chegar às provas, são algumas das ideias que começarão a ser implementadas.

“Nos seus 70 anos de história, a Fórmula 1 foi pioneira em inúmeras tecnologias e inovações que contribuíram positivamente para a sociedade e ajudaram a combater as emissões de carbono. Desde a aerodinâmica inovadora até projectos de travões aprimorados, o progresso liderado pelas equipas beneficiou centenas de milhões de carros na estrada hoje.” – afirmou o CEO da Liberty Media, Chase Carey.

“Poucas pessoas sabem que a atual unidade de potência híbrida é a mais eficiente do mundo, fornecendo mais energia e usando menos combustível, logo, emitindo menos CO2 do que qualquer outro carro. Acreditamos que a Fórmula 1 pode continuar a ser líder na indústria automobilística e no trabalho com o sector de energia, para fornecer o primeiro motor de combustão interna híbrida com zero emissão total de carbono, o que nos vai fazer reduzir as emissões de carbono em todo o mundo” – complementou Carey.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ayrton da Silva
Ayrton da Silva
3 anos atrás

Começavam logo por desaparecer com a porcaria do paddock Vip dos circuitos e colocavam por cima das boxes todos os serviços de equipas que evitavam construir aquelas “casas” ambulantes… os VIP que vão para as bancadas como os resto do povo que paga bilhete…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Ayrton da Silva
3 anos atrás

So quem nunca viu uma corrida no paddock para dizer tal coisa…

Até no elms fazem mini tendas onde la dentro é um espectáculo.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Ayrton da Silva
3 anos atrás

Sim, mas as equipas com esses passes vip ganham uns belos cobres, por isso duvido que isso desapareça. O que podem fazer é que seja permanente, em vez de andarem sempre com ela às costas de um lado para o outro.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Isso dá pegada tem muito que se lhe diga.

A queridinha formula E que tanto se gaba carrega as baterias dos carros com geradores a gasóleo. Esquecam a pegada zero.

Não se esqueçam as bufas que nos largamos lixam bem o ozono. Pegada zero é só para o inglês ver.

inoferreira
3 anos atrás

É exactamente o que estão a fazer este ano, não há corridas não há poluição, fácil 😃😃😃

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1