Fórmula 1: Novos carros foram bom passo a favor do espetáculo…

Por a 24 Agosto 2017 11:27

Falou-se muito da possibilidade dos novos carros poderem contribuir para corridas chatas na F1, devido a serem mais largos e também por passar a ser mais difícil rodar perto do carro da frente devido ao incremento da aerodinâmica, mas a verdade é que os novos monolugares de 2017 também têm ajudado aos bons espetáculos que temos assistido esta temporada.

A Fórmula 1 queria mudar de cara e afastar-se da imagem dos carros que vigoraram em pista nos últimos anos – com vias e pneus estreitos – e que basicamente vinham desde 1998, com a elevada asa traseira a emanar um reflexo de pouca agressividade. Os monolugares introduzidos este ano trouxeram isso mesmo – agressividade – parecendo máquinas infernais capazes de ‘rebentar’ de tanta potência que parecem ter – e de facto têm muita, ultrapassando em alguns os casos os 1000 cavalos, o que para um motor de 1600 cc e 105 quilogramas de combustível por corrida representa números impressionantes. Para além do aspeto, os F1 – 2017 teriam também que ser substancialmente mais rápidos que os seus antecessores, o que foi alcançado, tendo quase todos os recordes anteriores sido batidos, o que demonstra o evidente passo em frente que foi dado em termos de performance.

No entanto, este incremento de prestações surgiu à custa de, sobretudo, um maior apoio aerodinâmico – através de asas maiores e extratores mais potentes – o que criou alguns temores quanto à diminuição do número de ultrapassagens. Na verdade, tem-se verificado uma redução no número de ultrapassagens, mas, por outro lado, aquelas a que temos vindo a assistir são mais significativas, uma vez que são de facto momentos de definição, e são verdadeiramente conquistadas, ao contrário das manobras inexpressivas que assistíamos recorrentemente até ao ano passado potenciadas pelo DRS e que deixava o ultrapassado sem qualquer possibilidade de se defender.

Não são perfeitos, mas os carros de 2017 são um bom passo em frente, havendo margem para melhorar a situação das ultrapassagens. Só é pena que a partir do próximo ano passem a carregar o mal-amado halo…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
chicanalysis
6 anos atrás

Mais vale um mau halo que ter mau hálito.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado