Fórmula 1: Equipas não chegaram a acordo sobre Safety Car após Abu Dhabi em 2021

Por a 14 Setembro 2022 12:30

Depois da corrida do Grande Prémio de Itália ter terminado com o pelotão atrás do Safety Car, a decisão foi muito criticada por alguns chefes de equipas, mas segundo Andreas Seidl, responsável da McLaren, foram as equipas que não chegaram a acordo para que as corridas passem a não terminar sob Safety Car depois dos acontecimentos em Abu Dhabi.

“Apesar da FIA e da Fórmula 1 nos pressionarem para encontrar soluções, cabia-nos a nós, enquanto equipas, e a praticamente todas não concordaram com qualquer mudança porque não podíamos chegar a acordo sobre uma solução melhor, o que seria também uma solução justa em termos do resultado desportivo”, esclareceu Seidl, citado pelo Motorsport.com. “É por isso que, penso eu, temos simplesmente de aceitar que, infelizmente, situações como a de Monza podem acontecer”.

O chefe de equipa da McLaren salientou que a Fórmula 1 e a FIA fizeram o esforço para se encontrar uma solução para alterar as regras, mas “no final, votámos para que o regulamento permanecesse como estava. Tanto quanto me lembro, todas as equipas votaram dessa forma. E por isso, penso que devemos encerrar o assunto”.

O Presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem reuniu-se com elementos das equipas na segunda-feira seguinte à corrida, tendo sido este um dos temas da ordem de trabalhos.

Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

no final, votámos para que o regulamento permanecesse como estava“. Sendo assim, porque é que o Horner e o Binotto se queixaram?

letsme
Reply to  Pity
1 ano atrás

Acho que os motivos são óbvios. Aliás, acho que se a corrida tivesse recomeçado e o Max perdesse a liderança (muito difícil), o Horner continuaria a defender o recomeço de modo a justificar Abu Dhabi.

Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Como esperado infelizmente, é mais fácil criticar e destruir do que criar. Os regulamentos não contemplam a 100% todas as situações e haverá sempre resultados dubios e penalizadores para uns e positivos para outros. Queremos um regulamento que tal qual uma máquina tivesse uma solução para tudo e todos. Lamento mas é utópico. Por outro lado esquecemos a componente humana que no limite será sempre ela a decidir o melhor a fazer para aquela situação especifica. O Director de corrida (e os comissários) têm um manual para o(s) balizar, mas nas situações cinzentas será sempre o elemento humano que deverá… Ler mais »

Pitão
Pitão
1 ano atrás

Deixo uma sugestão, sempre que faltarem 5 voltas ou menos e surge uma situação de potencial SC, este passar imediatamente a Red Flag, e desta forma param todos, fazem as alterações de pneus (e outras) que quiserem e partem para essas voltas finais em condições de igualdade relativa, claro que os avanços/distancias que levam para os adversários caem mas isso já é assim com o SC.
Na minha opinião, seria mais justo e desportivamente mais interessante do que acabar atrás de SC ou o que se passou em Abu Dahbi o ano passado.

Pity
Pity
Reply to  Pitão
1 ano atrás

Sim e não. Eu já aqui defendi isso mais ou menos mas, agora, já não estou tão certa de que essa seria a melhor solução.
A vantagem de visitar vários sites, é que se ouvem / lêem diversas opiniões e, por vezes, surgem pormenores que nos tinham escapado. Foi o caso.
Infelizmente, não vivemos num mundo perfeito, num mundo onde só há pessoas honestas, quem nos diz que, em certas condições, não surgiriam umas avarias convenientes? (nem sequer quero falar em acidentes…)

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado