Fórmula 1: Equipas não chegaram a acordo sobre Safety Car após Abu Dhabi em 2021
Depois da corrida do Grande Prémio de Itália ter terminado com o pelotão atrás do Safety Car, a decisão foi muito criticada por alguns chefes de equipas, mas segundo Andreas Seidl, responsável da McLaren, foram as equipas que não chegaram a acordo para que as corridas passem a não terminar sob Safety Car depois dos acontecimentos em Abu Dhabi.
“Apesar da FIA e da Fórmula 1 nos pressionarem para encontrar soluções, cabia-nos a nós, enquanto equipas, e a praticamente todas não concordaram com qualquer mudança porque não podíamos chegar a acordo sobre uma solução melhor, o que seria também uma solução justa em termos do resultado desportivo”, esclareceu Seidl, citado pelo Motorsport.com. “É por isso que, penso eu, temos simplesmente de aceitar que, infelizmente, situações como a de Monza podem acontecer”.
O chefe de equipa da McLaren salientou que a Fórmula 1 e a FIA fizeram o esforço para se encontrar uma solução para alterar as regras, mas “no final, votámos para que o regulamento permanecesse como estava. Tanto quanto me lembro, todas as equipas votaram dessa forma. E por isso, penso que devemos encerrar o assunto”.
O Presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem reuniu-se com elementos das equipas na segunda-feira seguinte à corrida, tendo sido este um dos temas da ordem de trabalhos.
“no final, votámos para que o regulamento permanecesse como estava“. Sendo assim, porque é que o Horner e o Binotto se queixaram?
Acho que os motivos são óbvios. Aliás, acho que se a corrida tivesse recomeçado e o Max perdesse a liderança (muito difícil), o Horner continuaria a defender o recomeço de modo a justificar Abu Dhabi.
Como esperado infelizmente, é mais fácil criticar e destruir do que criar. Os regulamentos não contemplam a 100% todas as situações e haverá sempre resultados dubios e penalizadores para uns e positivos para outros. Queremos um regulamento que tal qual uma máquina tivesse uma solução para tudo e todos. Lamento mas é utópico. Por outro lado esquecemos a componente humana que no limite será sempre ela a decidir o melhor a fazer para aquela situação especifica. O Director de corrida (e os comissários) têm um manual para o(s) balizar, mas nas situações cinzentas será sempre o elemento humano que deverá… Ler mais »
Deixo uma sugestão, sempre que faltarem 5 voltas ou menos e surge uma situação de potencial SC, este passar imediatamente a Red Flag, e desta forma param todos, fazem as alterações de pneus (e outras) que quiserem e partem para essas voltas finais em condições de igualdade relativa, claro que os avanços/distancias que levam para os adversários caem mas isso já é assim com o SC.
Na minha opinião, seria mais justo e desportivamente mais interessante do que acabar atrás de SC ou o que se passou em Abu Dahbi o ano passado.
Sim e não. Eu já aqui defendi isso mais ou menos mas, agora, já não estou tão certa de que essa seria a melhor solução.
A vantagem de visitar vários sites, é que se ouvem / lêem diversas opiniões e, por vezes, surgem pormenores que nos tinham escapado. Foi o caso.
Infelizmente, não vivemos num mundo perfeito, num mundo onde só há pessoas honestas, quem nos diz que, em certas condições, não surgiriam umas avarias convenientes? (nem sequer quero falar em acidentes…)