A Fórmula 1 devia ser uma ‘fiesta’ em todo o lado

Por a 2 Dezembro 2016 12:02

Pelo segundo ano consecutivo, a FIA elegeu o GP do México de Fórmula 1 como o melhor evento da temporada, sendo que a empresa promotora do evento, foi também premiada por ser, logicamente o ‘Melhor Promotor’ do ano. Este é um bom exemplo de um país que depois de muitos anos afastado da F1 soube regressar em beleza e tornar o seu evento numa festa. Claro que ajuda o interesse que os mexicanos têm pelas corridas em geral e F1 em particular, mas o seu Grande Prémio acaba por ser o exemplo disso.

Já lá vai o tempo que a Fórmula 1 era um festa em todo o lado, mas hoje em dia, como se sabe, o calendário é feito muito mais em função da questão comercial do que outra coisa qualquer. Ainda há exceções, por exemplo Monza, com que Bernie Ecclestone continua a ter muita paciência, pois dinheiro é coisa que não abunda para aqueles lados, mas há muitos mais exemplos de sentido contrário.

Se formos pela ordem o atual calendário, a Austrália é uma festa e um bom arranque de campeonato, mas já a China e o Bahrein estão no pólo oposto. Nada se perdia com a sua ausência. Os circuitos são bons, mas a atmosfera à volta das corridas é quase inexistente. Já a Rússia foi uma boa surpresa, e apesar de ainda ser quase novidade, tem sido uma aposta ganha. Espanha é o que já se sabe, há muito atingiu o ponto alto e à mesma velocidade de Fernando Alonso, o GP de Espanha está em declínio de interesse, que ainda é muito elevado, tal como a valia do seu principal piloto.

No Mónaco não se ‘toca’, no Canadá, já houve ameaças, mas esta corrida não pode ficar fora do calendário, o GP da Europa é novo, promete, mas não faz sentido para já, referir, a Áustria é ‘prima’ da Alemanha e só está no calendário para contentar a Red Bull, Silverstone é um ‘must’, é a corrida em que há uma maior ligação entre adeptos e pilotos, Hungria sempre foi animado, pela atmosfera, merece lá estar, Bélgica nunca de lá devia ter saído, como saiu em 2003, Itália, é uma autêntica festa, mesmo com a Ferrari em baixo, Singapura, foi giro, fez história, a primeira corrida da história da F1 à noite, o décor é fantástico, mas eles próprios já disseram que não querem mais para além de 2017, Malásia sai no fim de 2017, no Japão já não se vive o mesmo fulgor dos anos 80, mas é mais por culpa da ‘F1’ do que dos japoneses. Dançam, conforme a música, e já não há maestros como Prost e Senna… Os Estados Unidos são um ‘case study’, pois têm tanto e tão bom desporto motorizado (e desporto em geral) que tudo o que vem de fora tem dificuldades em lá ‘entrar’. E assim é com a F1. O México está a crescer e já provou dever manter-se, o Brasil também é sempre uma corrida com uma atmosfera fantástica, e por fim Abu Dhabi, que tem uma pista e instalações fabulosas, mas só com decisões de título consegue ter boa animação, pois de resto é só um sítio giro e caro para ir passar um fim de semana…

Há muito a F1 largou o seu lado ‘romântico’, mas é uma pena, pois se fosse possível escolher um calendário só pelas boas pistas e pelo ambiente à volta delas, este seria muito, mas muito diferente…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado