Nico Rosberg: “Dor de Austin 2015 foi chave para este título”

Por a 2 Dezembro 2016 12:43

Austin, Texas, palco do GP dos EUA de 2015. Era o primeiro ‘match point’ do ano, o primeiro GP em que Lewis Hamilton poderia assegurar antecipadamente o título e o que aconteceu aí, ainda hoje marca Nico Rosberg. Hamilton foi muito agressivo com Rosberg na primeira curva, o alemão reagiu, chegou à frente da corrida, mas depois cometeu um erro que decidiu esse Grande Prémio e o título.

Logo no final dessa prova foi visível a falta de harmonia entre os dois pilotos da Mercedes. Rosberg estava mesmo furioso, chegou a atirar o boné na direção do inglês, não festejou no pódio nem dirigiu a palavra a Paddy Lowe, para se lamentar publicamente pelo sucedido na primeira curva. Na altura, Toto Wolff admitiu que, “vamos deixar as cabeças arrefecerem e dentro de alguns dias vamo-nos sentar todos juntos para discutir o que se passou e o que fazer no futuro. Não foi fácil falar depois de Spa/2014 e não será fácil discutir o assunto agora, mas ao menos já começamos a ter alguma experiência destas situações…” A margem de manobra de Rosberg no seio da equipa continuou a diminuir com esse episódio, pois era cada vez mais claro que não tinha argumentos para o inglês na pista, tornando-se cada vez mais um segundo piloto de luxo, estatuto no qual não se sentia, visivelmente, nada confortável.

Por isso, não é de estranhar que ainda hoje fale nisso. Basicamente, o que fez foi agarrar-se a esses momentos, convertendo-os em ‘força’ para lutar: “Foi uma experiência horrível para mim perder o campeonato para o Lewis da forma que o perdi naquele dia. Passei dois dias a pensar sozinho no que tinha acontecido, e sinto-me orgulhoso de ter, como sempre, saído de um momento muito difícil, mais forte. Fiz isso da melhor forma e depois dessa corrida venci sete Grandes Prémios de seguida. E isso foi definitivamente um grande arranque para este título. Dei tudo o que tinha este ano, não ficou pedra sobre pedra quanto à minha determinação e em coisas a explorar que me pudessem ajudar a ser ainda melhor piloto” disse Rosberg que explicou onde começou a sentir verdadeiramente a sentir a pressão: “Foi após o GP do Japão, já que de repente vejo-me com 33 pontos de avanço e as contas a ‘dizer’ que podia ser segundo, segundo, segundo, e terceiro ou alguma coisa assim. Foi quando a pressão se tornou real, pois tinha uma grande chance de bater Lewis e vencer o campeonato.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ruvi
ruvi
7 anos atrás

Li aqui http://www.bbc.com/sport/formula1/38185846 q Rosberg retira-se da F1

ruvi
ruvi
7 anos atrás

https://www.facebook.com/nicorosberg/videos/10154815038619874/ Nico Rosberg: “Since 25 years in racing, it has been my dream, my ‘one thing’ to become Formula One World Champion. Through the hard work, the pain, the sacrifices, this has been my target.And now I’ve made it. I have climbed my mountain, I am on the peak, so this feels right. My strongest emotion right now is deep gratitude to everybody who supported me to make that dream happen. “This season, I tell you, it was so damn tough. I pushed like crazy in every area after the disappointments of the last two years; they fuelled my motivation… Ler mais »

magiclonso
magiclonso
7 anos atrás

É oficial, Rosberg deixa f1

Pity
Pity
7 anos atrás

Acabei de ouvir na Rtp a notícia do abandono do Rosberg. Sinceramente, não entendo. Logicamente, ele é que sabe da vida dele, mas aos 31 anos, ainda é cedo para abandonar.
Ele pode dizer que conseguiu o seu sonho, ser campeão do mundo, mas seria muito interessante ver como correria a próxima época, com dois campeões na mesma equipa. Esperemos por esclarecimentos… que esclareçam melhor.

ayrton4ever
ayrton4ever
Reply to  Pity
7 anos atrás

Por acaso penso que está bem esclarecido, atingiu o sonho da vida dele e quer-se dedicar à familia…é de valor.

Cumpts

Pity
Pity
Reply to  ayrton4ever
7 anos atrás

Aqui é que eu entro em teorias (malucas?). Não credito nessa explicação. Pode até ser verdade, mas pergunto a mim mesma, se o destaque que a Mercedes tem dado à actuação do Hamilton, em Abu Dhabi, em vez de se concentrar em festejar o seu título, não o terá magoado mais do que a cena de Austin 2015, referida noutro artigo, e que isso o tenha ajudado a tomar esta decisão.
O certo é que se abre mais uma vaga ( e que vaga!) na F1. Para Wehrlein?

ayrton4ever
ayrton4ever
Reply to  Pity
7 anos atrás

Acredito que, tendo atingido o seu objectivo, e sabendo que dificilmente se iria repetir o feito, preferiu arrumar as botas…quanto ao lugar livre na Mercedes, e na impossibilidade de lá termos o AFC, Vettel, Alonso, Max, Daniel, Hulkenberg…todos presos por contratos, talvez o Perez ou o Wehrlein sim, mas sei que o Ocon fica com um sabor agridoce na boca eheheheheheh

nakamura
nakamura
Reply to  Pity
7 anos atrás

Teorias malucas, será por isto que a Mercedes estava tão preocupada com o título de Rosberg? Já não teria sido acordado e o Hamilton quis “estragar” a festa?

Pity
Pity
Reply to  nakamura
7 anos atrás

Depois de ler mais notícias sobre o tema, acho é que o Hamilton quis foi apimentar a festa :), parecendo estar a lutar desesperadamente pelo título, mas também você pode ter razão, só ele é que sabe.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado