O departamento de segurança da FIA vai lançar uma investigação ao acidente entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, por ter sido um acidente atípico, mesmo considerando que as proteções usadas atualmente, em particular o halo, tenham funcionado, resultando apenas em danos nos monolugares, avança hoje a publicação The Race.
“Incidentes que são diferentes, não necessariamente um impacto G elevado ou algo do género, ou são invulgares, nós analisamos,” explicou o diretor de corrida da FIA e delegado de segurança Michael Masi. “O nosso departamento de segurança avalia-os em pormenor, investiga e vê o que podemos aprender e o que podemos melhorar. É assim que temos hoje muitas das características de segurança, e continuaremos a evoluir no futuro”.
O acidente entre ambos os pilotos foi a uma velocidade baixa, mas conforme o Red Bull de Verstappen passou nos corretores de dentro da chicane, o monolugar saltou e aterrou em cima do Mercedes. O sistema halo funcionou, de facto, mas é possível ver que mesmo assim, a roda traseira esquerda do Red Bull, caiu em cima do capacete de Hamilton e por isso, o piloto se queixou de algumas dores no pescoço.












Bendito Halo
Certíssimo! Bendito halo,
e benditos crash tests e HANS que protegem os pilotos que são enviados a + de 250 kms/ h para as barreiras e que felizmente ao fim de 8 horas já têm alta do hospital. Mas isso, en revanche não viste, nem vês escrito …
Mentiroso, fizera-se N artigos com o Horner e o Marko a chorar todos os dias e a pedir um race ban para Hamilton. Ainda estou há espera é de te ver comentar que Max deveria receber um race ban após tentar assassinar Hamilton (já que estamos numa de exagerar, vou aproveitar hahahaha).
Anda tudo a glorificar o Halo mas não foi a 1ª vez, nem a 2ª, que um carro ficou montado noutro e nunca aconteceu nada ao piloto… inclusivamente carros virados ao contrário e nada…
O que safou o Hamilton foi a protecção da cabeça (Roll Structure) que os F1 sempre tiveram.
Concordo, mas neste caso, não fosse o halo suportar o peso do carro, o pescoço do Hamilton ia sofrer bastante stress e como era maioritariamente uma força descendente o HANS não seria tão eficaz.
Neste o Jos Verstappen ia arrancando a cabeça do Brundle;
https://youtu.be/T23158CsIzw
Tal pai….
Thanks pela partilha.
Anda tudo a glorificar o Halo porque sem ele podia ter partido o pescoço. Vê-se perfeitamente na repetição que mesmo com o Halo, o pneu entra ligeiramente para dentro e atinge-o na cabeça, que se mexeu o suficiente para ele ter ficado dorido. Agora retira-se o Halo e teria levado com o pneu mais o peso do carro, estaria morto ou gravemente lesionado.
Penso que o Halo deu um grande alô, o fundo plano do RB poderia ter funcionado como uma guil. nem acabo de escrever porque só de pensar, vêm a memória o Peter Revson em Kyalami e outras coisas más deste nosso desporto.
— Mas como raio não vimos também este tan tan jornalístico quando o halo do leclerc em Spa 2018 ficou assim ???: https://thecomeback.com/racing/f1s-halo-passes-biggest-test-keeping-charles-leclerc-safe-from-bad-crash.html Porque será? — De facto, o correio da manha tem seguidores e muitos. Foi um incidente inócuo. Graças a o halo ? Sim. Se não estivesse lá, alguém se aleijava seriamente? Sim. Mas caraças, estamos a falar de uma variante de onde chocaram a 60/7 kms/h. O halo fez os seu “trabalho”? Sim. Então o que raio estão a discutir? Se temos que nos preocupar por um contacto do género, se temos que ler que houve demasiada… Ler mais »
Já prevejo o mesmo tipo de habitáculo dos carros da Indy, pois está provado, da pior maneira, que não interessa a velocidade, o perigo existe e não estamos mais nos tempos do Coliseu de Roma, para ver sangue e a morte dos competidores ! Villeneuve, Ratzenberger, Senna, Hubert … não foi suficiente já ? imbecis apoiadores de Max ou LH, que comemoram esses acidentes que poderíam ter causado a morte ou incapacidade física de pilotos, comissários ou público … lamentável !
Acho que sim, que deve analisar, deve analisar os estragos nos carros e a utilidade daquele corrector “banana” ou “salsicha”. Sem esse corrector, o carro do Max não teria sido catapultado e, embora com danos, um ou os dois poderiam ter continuado em prova.
Aqueles correctores são perigosos.
O halo fez o seu trabalho mas ficou evidente que não é à prova de todos os riscos. Não evitaria um acidente do género daquele que Massa teve e não evita uma potencial lesão no pescoço como este acidente demonstrou.
O sistema misto da Indy é melhor e podiam acrescentar uma ligação tubular para proteger a cabeça do piloto para casos idênticos ao que vimos este fim-de-semana.
Porque é que sempre que há algum artigo sobre algo relacionado com Hamilton anda por aqui um grupo de viúvas choronas todas ofendidas por causa de notícias que tenham sequer ousado insinuar que Hamilton poderia ter morrido e depois repetem multiplas vezes outros eventos como se isso anulasse o facto da manobra perigosa do Max poderia ter matado o Hamilton e se não fossem o Halo, teria enviado – verdadeiramente – o piloto para o Hospital com um grave problema de pescoço ou de espinha dorsal. E também de destacar a atitude de Max, que muito se queixou que Hamilton… Ler mais »
Muito se fala do corrector. Mas o que fez o carro do Max saltar foi o contacto das rodas de trás.
https://twitter.com/i/status/1437053455642808321