Fórmula 1: “demasiada areia para a camioneta de Michael Masi”, mais tirá-lo de lá?

Por a 14 Janeiro 2022 08:38

Martin Brundle, Damon Hill e Johnny Herbert debateram para a Sky Fórmula 1 um dos momentos mais controversos da história da Fórmula 1, onde foi analisada também a possibilidade de Michael Masi sair, na sequência dos erros que cometeu no GP de Abu Dhabi de Fórmula 1.

Todos eles concordam que houve erros por parte da Direção de Corrida, mas a forma como se desenrolaram os acontecimentos revelaram-se “demasiada areia para a camioneta de Michael Masi”, que errou em algumas das decisões que tomou.

Damon Hill diz que os pilotos não foram todos tratados de maneira igual, mas também diz que “manipulado” é uma palavra forte demais para o que aconteceu, e acrescenta que Michael Masi estava sob grande pressão para permitir que o final de campeonato fosse excitante, e foi isso que ele fez.

Já Johnny Herbert diz que para um campeonato ser ganho de forma justa “as regras nunca podem ser torcidas em benefício da F1” .

Tudo isto levou a que Lewis Hamilton se mantenha silencioso quanto à possibilidade de voltar em 2022, e acredita-se que pretende saber o resultado da investigação que a FIA está a fazer para tomar a decisão. Só que essa decisão pode ser conhecida somente na véspera do início do Mundial de F1, e isso não dá o tempo que Hamilton alegadamente quer.

Pelos vistos é real a ameaça de Lewis Hamilton sair da F1, em virtude do que sucedeu e quando se fala da eventual contrapartida em forma da saída de Michael Masi, os homens da Sky, admitindo que a posição de Michael Masi é muito complicada, também entendem que fazê-lo sair não é solução…

Johhny Herbert diz que Michael Masi “causou demasiado dano à F1” mas admite que há um problema quanto a um eventual substituto. Michael Masi foi o melhor aluno de Charlie Whiting, e por isso mesmo é que o substituiu após a morte do mentor.

Martin Brundle vai mais longe: “Tenham cuidado com o que desejam”, diz, acrescentando que substituir Michael Masi não resolve o problema, pois ser Diretor de Corrida na F1 é neste momento um trabalho imenso para uma só pessoa.

Resumindo, há muita gente que admite que a posição de Michael Masi é insustentável, mas substitui-lo bem é uma conversa totalmente diferente. Vamos ver como tudo isto termina.

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can-am
can-am
2 anos atrás

A F1 capturada por um piloto? Pelos seus interesses e imposições ?
Se há alguém que deve sair, não é certamente o sr Masi. Mais uma história contada ao contrário.

*RPMS*™
Reply to  can-am
2 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

Lisboa
2 anos atrás

Um programa britânico com comentadores britânicos, acham que o Masi prejudicou um piloto britânico… Oh meu Deus, não estava nada à espera disto. E já agora, o que acham os comentadores holandeses? No meio de todas as “opiniões”, quem tem razão é mesmo o Alonso, que após o final do GP, disse que a F1 é demasiado britânica. Isto está cada vez mais futeboleiro, parece o polvo corrupto do futebol, em que quando um árbitro ou agente federativo não facilita um determinado clube, é afastado. Onde é que já se viu, um piloto amuar e ameaçar que não volta se… Ler mais »

belc_hris
belc_hris
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Convém focar no que é importante e não apenas fixar no piloto. A questão aqui é; o Masi agiu correcto? SIM ou NÃO. A opção dele errada ou não, teve influência na luta pelo título? SIM ou NÃO Era suposto aquilo ser feito? Então vejamos uma coisa, se foi tudo feito de forma limpa e legal dentro dos procedimentos da FIA, por que razão decorre um inquérito? Se há um inquérito é porque algo correu mal e a própria entidade quer corrigir o problema para não voltarmos a ter eventos do género no futuro é o mais correcto. Quanto ao… Ler mais »

can-am
can-am
Reply to  belc_hris
2 anos atrás

Se vamos pelo regulamentismo corretista o sr Hamilton devia ter sido penalizado por diversas vezes ao longo da época por manobras incorrectas em treinos e corrida, e mesmo no último GP , só se alçou ao primeiro lugar pela manobra que todos viram
.Portanto, se alguém aqui haveria de ter razão de queixa e grande,não era esse sr, mas sim o Max, que teria sido campeão bem mais cedo.
.Memória há que ter.

Génesis
Génesis
Reply to  can-am
2 anos atrás

Se vamos a falar de ser penalizado, o Max bate todos (Imola, Monza, Brasil e Arabia Saudita (só neste foram 4 situações)).
E tem razão, à que ter memória e que não seja seletiva.

917/30
Reply to  Génesis
2 anos atrás

Imola?? A sério? Não me diga que Max devia penalizado…já vamos aí??? Max foi penalizado pelo que se passou em Monza, e na Arábia Saudita também foi penalizado. No Brasil LH até ganhou a corrida mas em Silverstone MV não teve hipótese de fazer o mesmo…Você queixa-se muito mas nunca o vi queixar-se do Masi ter deixado LH exceder os limites da pista no Bahrein durante meia corrida, e fala você de memória selectiva…

Génesis
Génesis
Reply to  917/30
2 anos atrás

Claro que falo de memória seletiva, mas neste caso é a sua e forista can-am.
Então no Bahrein não foi discutido na reunião de pilotos que a curva que o Lewis fartou-se de sair (sou adepto mas não sou fanático) não era passível de penalização?
Só depois de muita pressão é que a direção de corrida volta com o acordado e informou que passaria a penalizar.
Vamos ser sérios?

917/30
Reply to  Génesis
2 anos atrás

Pressão de quem? Seja sério, onde viu esse “filme”? O que se passou foi que a RB quando se apercebeu que LH estava a exceder o limites na curva 4 e a ganhar tempo com isso disse (justificadamente) ao MV para fazer o mesmo, e pouco tempo depois Masi informou as equipas que não podiam exceder os limites nessa curva. Ou seja por 29 vezes LH excedeu os limites da pista, ganhou tempo com isso, e a direcção de corrida não fez nada! Aproveito para o citar: “direção de corrida volta com o acordado e informou que passaria a penalizar”… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Cágado1
Reply to  can-am
2 anos atrás

A ser verdade tudo isso, é mais uma razão para substituir o Masi e arranjar um colégio de comissários desportivos permanente.

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Será que o Hamilton está mesmo a fazer exigências? Eu não acredito em tudo o que leio / ouço na internet. Ele abandonou as redes sociais e está em silêncio, mas se fosse um piloto que nunca se tivesse dedicado às ditas redes, haveria todo este chinfrim? Nem Hamilton, nem ninguém a ele ligado, afirmou, preto no branco, que ele fez tais exigências, pelo que, para mim, não passa de especulação, pelo menos por agora.

Lisboa
Reply to  Pity
2 anos atrás

O facto dele estar calado nas redes sociais, não significa que ele esteja calado pessoalmente. Há quem afirme mesmo, que o piloto inglês disse ao Toto que não voltava enquanto o Masi fosse o director de prova e que o alemão foi a correr falar com o novo presidente da FIA. Não preciso de ver no Instagram do piloto uma opinião ou frase, para que a verdade venha ao de cima. Há 2 semanas que se fala da pressão da Mercedes para o afastamento do Masi e ninguém veio categoricamente desmentir, sobretudo os que estão a ser acusados de prevaricação.… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Porque é que o Hamilton dizer que não volta se o Masi continuar como director de prova é pressão?… A ser verdade é meramente uma decisão pessoal, que ele tem todo o direito de tomar. Se não quiser voltar, cá para mim estou-me lixando, NENHUM piloto é indispensável à F1. Acho que a FIA tb se está lixando.

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

“Há quem afirme que…” e quem é esse alguém? É assim que começam os boatos. Que haja pressão para que a FIA clarifique as regras, há, e não é só da parte da Mercedes, mas daí a haver chantagem por parte do Hamilton, vai uma grande distância.
E o que é que o Rosberg faz neste assunto?

gtman
gtman
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

É verdade que cada vez mais se parece com o futebol. Especialmente porque após decisões escandalosas que empobrecem e desacreditam o espectáculo aparecem sempre aspirantes a luminárias a defender o incompetente (e muitas vezes corrupto) que serviu as suas preferências. Estas criaturas fazem um enorme alarido (vulgo peixeirada), inventam intenções e cenários que regurgitam alimentando os seus pares num círculo vicioso e viciado, até à náusea..

campeao
campeao
2 anos atrás

Quem está a defender o masi ganhem um bocado de noção…
As decisões daquele indivíduo durante o campeonato todo foram vergonhosas com 0 coerência .
O trabalho dele é esforçar o regulamento.

Pitão
Pitão
2 anos atrás

E agora pergunto eu, e se o Max não tivesse conseguido a ultrapassagem nessa ultima volta?, sim, porque só lhe foi dada uma volta, e mesmo tendo pneus novos, não estariam ainda na temperatura ideal depois de passarem 3 ou 4 voltas atrás do SC, e até ai o Mercedes e LH tinham vindo a demonstrar mais andamento. Não estaria agora a RB a protestar por não ter havido uma bandeira vermelha que permitisse um sprint final de 4 ou 5 voltas? Ou seja, o Michael Masi fez o que achou mais correto fazer na altura, e isto é como… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  Pitão
2 anos atrás

Excelente comentário. Parabéns.

opassac
opassac
Reply to  Pitão
2 anos atrás

Eu percebo o seu ponto de vista e acho sinceramente que a RB e o Max também acabam por ser vitimas do sucedido, porque veem manchado de dúvida um campeonato em que o Max foi fortíssimo e um justo vencedor. Mas a minha questão é, porque é que deveria haver bandeira vermelha e um sprint final de 4 ou 5 voltas? Porque é que se fez tábua rasa dos regulamentos e se fez um sprint final com uma volta a dois? Abu Dhabi deveria ter sido só mais uma corrida, uma corrida com regras iguais a todas as outras 20… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Pitão
2 anos atrás

O problema é que a decisão contraria várias disposições regulamentares e as proprias palavras iniciais do Masi. Não interessa a quem beneficiaram ou prejudicaram, não é aceitável. As diposições regulamentares, ainda há quem se escude na latitude do seu critério de decisão – que dificilmente se aguentaria num tribunal não controlado pela FIA. Quanto às sua comunicação que os carros dobrados não se poderiam desdobrar – decisiva para as opções da Mercedes – se estava sobre pressão, tinha de estar calado, só falar quando tivesse a certeza e não dizer algo que depois veio a contrariar. Mas o problema dele… Ler mais »

filano
filano
2 anos atrás

Um desconhecido durante a temporada toda e no último GP aparece do nada Masi erra e fica conhecido… Extraordinário muita gente ainda acredita no Pai Natal ??? Foi um erro que decidiu um campeonato… Faço uma proposta Masi poderia ira para 2º piloto da RBR cobrar os serviços prestados…Isto é Vergonhoso para a FIA e se fosse a Mercedes nunca teria desistido de apurar a verdade e iria para tribunal… Se fosse ao contrário a RBR penalizada desta forma a minha opinião é igual… Um campeonato não pode acabar assim seja que modalidade for, perguntem ao KIMI para explicar melhor… Ler mais »

Honda Power
Honda Power
Reply to  filano
2 anos atrás

“Um desconhecido durante a temporada toda e no último GP aparece do nada Masi erra e fica conhecido”… como é se pode levar a sério alguém com um comentário destes? O Masi foi várias vezes criticado ao longo da temporada, hó mosca…

Cágado1
2 anos atrás

Eduardo Freitas, já!

Pity
Pity
2 anos atrás

Ora bem, pegam no Masi por causa de Abu Dhabi, mas ele errou também noutras ocasiões. Ele e os comissários. Hamilton foi prejudicado em Abu Dhabi? Sim, foi mas, em teoria, não foi o único. Sainz, por exemplo, também pode ter razões de queixa, já que tinha pilotos atrasados entre ele e Verstappen, o que o impediu de tentar atacar o holandês. Masi errou desde o Bahrein, com as sucessivas alterações dos limites de pista. Admitia-se uma alteração durante os treinos livres, mas a partir da qualificação, não se mexia mais, acho eu. Essa confusão prejudicou vários pilotos, enquanto beneficiou… Ler mais »

pirolito
pirolito
2 anos atrás

Muito honestamente e sendo completamente imparcial, até porque não sou fã de nenhum dos dois pilotos intervenientes, acho que o título ficava bem a qualquer um dos pilotos. Max esteve melhor na primeira parte da temporada, depois o Hamilton recuperou, tivemos boas corridas e dessa forma podia ter caído para qualquer lado. Agora em relação ao Masi, acho que a decisão dele na última corrida é discutível realmente, mas na verdade como adepto de f1 estou mais interessado em que cheguem os testes de pré temporada para ver como será a nova época. Acho que se está a dar demasiada… Ler mais »

samC
samC
2 anos atrás

Mais uma vez, parabéns à “FIA”, Masi e todos os que quisermos acrescentar… A temporada acabou e cá estão todos a fazer barulho ou silêncio só para se continuarem a atingir os objectivos que a trend F1 já previu serem necessarios para a que “máquina” continue a rolar…Brutal

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

Sejamos francos, Michael Masi foi incompetente ao longo da época. Em relação ao que aconteceu em Abu Dhabi, até julgo que ele foi mais vítima das circunstâncias do que réu, mas ainda assim não fez o que devia ter sido feito, ou seja, a seu tempo ( e houve tempo para isso) devia ter dado instruções para todos os carros atrasados se recolocarem na mesma volta do líder, como sabemos, apenas alguns o fizeram. Porém, Masi meteu os pés pelas mãos com alguma frequência. Manobras semelhantes com punições distintas, aplicação da lei de forma dúbia em relação aos limites de… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by NOTEAM1 NOTEAM1
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