Fórmula 1 de 2022: novas rodas, nova suspensão, carros mais lentos

Por a 19 Dezembro 2021 12:13

As novas rodas dos Fórmula 1 de 2022 vão finalmente mudar. Depois de muitos anos de F1 com rodas de 13 polegadas, vai haver mudança, que sucede por várias razões: a primeira delas, porque chegou o momento de acompanhar a tendência da indústria automóvel e usar rodas maiores, são pneus mais modernos.

No passado, as rodas mais pequenas ‘disfarçavam’ uma contribuição para os espetáculo: rodas de 13 polegadas não permitiam travões tão grandes. Se o fossem as distâncias de travagem eram ainda menores e isso é mau para o espetáculo.

Os novos pneus terão a mesma largura, 305 mm à frente e 405 mm na traseira, mas o diâmetro passa de 660 mm para 720 mm. Mas há coisas que mudam, por exemplo o facto das equipas utilizarem os travões para aquecer pneus e jantes. É que os travões vão permanecer iguais, e por isso vai haver muito mais dissipação de ar entre os travões e as jantes/rodas. Que logicamente vai afetar muito o aquecimento das jantes e pneus como até aqui.

Por outro lado, os engenheiros da F1 vão ter um sistema completamente novo de suspensão, não só porque as rodas são bem mais pesadas, mas também pelo facto da borracha que existia nos pneus com jantes de 13 polegadas era bem maior e servia de ‘amortecedor’, o que não vai acontecer com os pneus de 18 polegadas de muito mais baixo perfil. Portanto, muito para aprender com as novas suspensões.

Em teoria os monolugares de 2022 vão perder tempo por volta, mas a Pirelli disse recentemente que os tempos por volta em 2022 não deverão ser muito diferentes dos que temos visto até agora. Como já dissemos, as rodas novas de 22 polegadas acrescentam peso, cerca de 5.2 Kg que significam algum tempo em pista (cada ‘cavalo-vapor a menos no motor do carro significa 0.016s em pista numa volta), sendo que o peso mínimo dos F1 subiu de 752 Kg para 790 kg para permitir que novos sistemas de segurança sejam implementados. Logo, os monolugares devem ser mais lentos mas não forçosamente só por causa das novas rodas. Como sempre até aqui, depressa vão recuperar terreno face aos monolugares que agora terminaram o seu ciclo de vida, mas dificilmente vão bater os seus recordes. Mas vamos ver, pois o mundo pula, avança e evolui, por vezes mais do que pensamos…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

As rodas são horriveis…

necax007
necax007
2 anos atrás

Ainda não entendi para que serve o interior das jantes traseiras. Tem aquele aspecto de forma de bolo. É por motivos aerodinâmicos?

Nando Figueiredo
Nando Figueiredo
2 anos atrás

A matéria está errada. O diâmetro dos discos de freio aumentam com as rodas de 18″.

A Brembo estima um ganho de 20% na frenagem, além de uma melhor dispersão do calor.

Vejam o vídeo deles explicando.

https://fb.watch/a0gz45QNhN/

omemvenus2021_protonmail_com
omemvenus2021_protonmail_com
2 anos atrás

Humanos ainda com veículos com rodas sobre a terra , vocês estão mesmo muito atrasados Humanos anda não dominam campos magnéticos do planeta que abitam

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado