FÓRMULA 1: Daniil Kvyat ilibado do despiste de Silverstone

Por a 5 Agosto 2020 22:02

O piloto russo é um “habitue” dos “hatters” porque, erradamente, diz-se que roubou o lugar a António Félix da Costa quando este estava a caminho da Toro Rosso, e no recente GP da Grã-Bretanha, despistou-se violentamente e logo foi mimoseado com a alegria dos “hatters”, sorrindo por mais um erro do russo. E Kvyatt mostrou algum desconforto pelo despiste, certamente, porque lhe veio, certamente, à memória, a cara de Helmut Markko a cada despiste, a cada erro.

Porém… vá lá… guardem a viola no saco os que não perdoam o russo e Helmut Markko deve deixar que uma ruga de alegria possa iluminar-lhe a face, pois Daniil Kvyatt não cometeu nenhum erro e está perfeitamente ilibado do acidente sofrido em Silverstone. Sabem porquê?

Simplesmente porque à 11ª volta, quando todos suspenderam a respiração ao verem o AlphaTauri sair disparado perto dos 300 km/h à entrada do complexo Maggott, Beckets e Chapel, Kvyatt foi um mero passageiro no pião que fez em cima da gravilha até embater de forma violenta nas barreiras TecPro.

O piloto da AlphaTauri foi infeliz no local onde teve o acidente, pois à entrada do complexo de curvas ultra-rápidas não é habitual haver despistes, e por isso mesmo todos apontaram para um erro de pilotagem. Kvyat pediu desculpa à equipa pelo rádio e disse em entrevista, após a visita ao centro médico que despistou problemas graves, apenas nódoas negras, que se tinha distraído a fazer ajustes no volante imediatamente antes da saída de pista, colocou o carro demasiado em cima do corretor e desestabilizou o chassis, tornando inevitável o despiste.

Mas a realidade é que o russo foi ilibado de culpas no despiste porque imagens da câmara virada para trás do AlphaTauri mostram, claramente, que o pneu traseiro do lado esquerdo perde ar e sai da jante segundos antes da saída de pista. O caso de Kvyat passou despercebido no meio dos furos sentidos pelos Mercedes e pelo McLaren de Sainz, e como o piloto assumiu a propriedade do erro, ninguém reparou ou quis perder tempo com o que se passou.

Mas a Pirelli teve de investigar todos os incidentes da corrida e estranhando a saída violenta no local que foi, quis ver imagens e descobriu-se que Daniil Kvyat foi um passageiro, tendo a Pirelli levado o pneu em causa para Milão e, facilmente, a investigação feita largou um veredicto, não definitivo, mas que iliba o piloto da AlphaTauri: poderá ter havido um problema na jante que causou a saída do pneu da roda. Mas também pode ter havido um defeito na faixa de rolamento do pneu, pois estavam volvidas, apenas, 12 voltas! Seja como for, no fim de semana, Mario Isola da Pirelli deverá trazer um veredicto final.

Entretanto, depois do sucedido no passado fim de semana, foram feitas algumas alterações ao circuito, particularmente à saída de Becketts, onde os pilotos rodam muito no limite da pista e podem adicionar pressão aos pneus, tendo o corretor sido prolongado. Juntam-se estas alterações ao aumento da pressão dos pneus de 25 para 27 PSI, tentando que as laterais dos pneus resistam melhor à pressão da força centrífuga e evitar que hajam mais furos como os que sucederam no fim de semana passada.

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