Fórmula 1: Azerbaijão, Qatar e Arábia Saudita são os circuitos que pagam mais… para já
O calendário de 2022 da Fórmula 1 é composto por 23 corridas, o maior de sempre. No entanto, o regulamento permite mais, não significando que os envolvidos no campeonato queiram chegar ao máximo permitido. O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, avisou já que são muitos os países e circuitos interessados em fazer parte do calendário, numa altura em que a disciplina parece saudável em todos os aspetos: financeiro, desportivo e de atração de novos adeptos. Mas quanto precisam de investir os circuitos que já fazem parte da F1?
Nas contas da publicação RacingNews.com, os mais recentes organizadores, Qatar (que recebeu a F1 em 2021, mas só volta a organizar um GP em 2023), Arábia Saudita, para além do Azerbaijão, são os que mais pagam para receber a competição. Pelas contas daquela publicação, pagam 55 milhões de dólares cada um dos promotores, seguidos de perto pelos 50 milhões de dólares pagos por China (que regressa ao calendário em 2023) e Rússia.
No outro extremo, Mónaco é o circuito que menos paga – 15 milhões de dólares – mas estão em renegociação de contrato, seguido de Imola que paga 20 milhões de dólares e Spa-Francorchamps, que negoceia novo contrato, e Paul Ricard (ambos pagam 22 milhões de dólares).
Circuitos | Valor (milhões de dólares) |
Mónaco | 15 |
Imola | 20 |
Paul Ricard | 22 |
Spa Francorchamps | 22 |
Barcelona | 25 |
Red Bull Ring | 25 |
Silverstone | 25 |
Monza | 25 |
Suzuka | 25 |
Hermanos Rodriguez | 25 |
Circuito das Américas | 25 |
Interlagos | 25 |
Montreal | 30 |
Zandvoort | 32 |
Albert Park | 35 |
Marina Bay | 35 |
Hungaroring | 40 |
Yas Marina | 40 |
Sakhir | 45 |
Sochi | 50 |
Xangai | 50 |
Jidá | 55 |
Baku | 55 |
Losail | 55 |
Miami | sem dados |
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