Fórmula 1: 10 lições do GP de Itália

Por a 12 Setembro 2022 16:56

Por Pedro André Mendes e Fábio Mendes

Terminou a jornada tripla após as férias com o Grande Prémio de Itália, que apesar de ter terminado com mais uma polémica com o Safety Car, com Max Verstappen a vencer em ‘casa’ da Ferrari e com milhares de Tifosi a preencher na mesma a pista de Monza para a cerimónia do pódio. Escolhemos dez lições que aprendermos no fim de semana ‘italiano’.

Verstappen imparável

Max Verstappen continua imparável. 11ª vitória este ano, quinta vitória consecutiva. Verstappen tem uma mão no título e o bicampeonato não escapa. Verstappen foi outra vez rei e senhor, o piloto e a Red Bull continua a estar um furo acima de todos e em Monza vimos mais uma prova de que esta nova era pode ser o arranque da “segunda era” da Red Bull, o que se poderá tornar num exercício interessante, para comprovarmos se estes novos regulamentos evitam domínios exagerados.

Ferrari jogou bem, mas faltou andamento

A Ferrari não conseguiu dar uma alegria aos seus fãs em Monza. Apesar de Charles Leclerc largar da pole, não conseguiram segurar Verstappen. Muito se tem questionado se a entrada de Leclerc no primeiro Virtual Safety Car foi a indicada. Nessa altura, a Ferrari colocou-se numa estratégia quase inevitável de duas paragens. Em teoria, uma paragem seria sempre a forma mais indicada de fazer a corrida, mas pareceu que a Ferrari tentou ser mais agressiva, pressentindo que não haveria argumentos para contrariar a Red Bull. E olhando para o stint que Leclerc fez na segunda vez que calçou macios, essa ideia ganha força. Claro que as equipas têm ferramentas de simulação poderosas e para a Ferrari tomar esta decisão, foi porque viu que não tinha capacidade para segurar Verstappen. Assim, parece que a Ferrari jogou com as cartas que tinha, fez paragens nas boxes rápidas e executou a corrida como podia e devia. Faltou mais “gás”no carro.

De Vries relançou candidatura a um lugar na F1

Que estreia de Nyck de Vries na F1. Qualificação sem grande preparação, passagem à Q2 e apenas um erro na escolha da distribuição de travagem impediu o jovem piloto de tentar a Q3. Na corrida, bateu-se bravamente pelo top 10 e conseguiu pontos, envergonhando Nicholas Latifi. Com esta exibição, se já não estava na lista de potenciais substitutos do canadiano, passou a estar. Grande estreia!

Zhou continua a dar sinais positivos

Será que ainda alguém diz que Zhou é piloto pagante? Sim o chinês pagou para entrar na F1 (como muitos) mas comprova a cada corrida o potencial que se viu na F2. Mais uma corrida positiva e não tardará muito em assinar um contrato para a próxima época… isto se tudo correr dentro da normalidade.

Mercedes ainda longe demais para uma vitória

A Mercedes quer uma vitória este ano e manter o recorde de Lewis Hamilton de vencer pelo menos uma corrida por época, batendo o recorde de Michael Schumacher (15 épocas consecutivas sempre a vencer). Mas na prática, esse feito está ainda longe de acontecer. Vai depender de uma pista com características favoráveis à Mercedes e um dia menos bom da Red Bull. Já estiveram mais longe, mas também não nos parece que estejam próximos o suficiente.

Lando Norris é o abono de família da McLaren

Daniel Ricciardo estava a efetuar talvez a melhor corrida dos últimos anos, mas no mesmo traçado onde venceu pela última vez na Fórmula 1, quando foi obrigado a parar e desistir. Apenas Lando Norris pontuou e encurtou para 18 pontos a diferença para a Alpine. Continua a ser quem mais contribuiu para a McLaren continuar a discutir a posição com os adversários franceses.

FIA voltou a errar no SC

Um novo erro, ou um conjunto de erros, da FIA com num período de Safety Car nas voltas finais de um Grande Prémio que abriu feridas antigas. Voltou a ser polémico e nem o comunicado da FIA depois das críticas, curiosamente de ambos os chefes de equipa que lideravam a corrida, Christian Horner e Mattia Binotto, refreou os ânimos. Uma reunião entre o Presidente da federação e outros membros com as equipas estava agendada para hoje, esperando-se que discutam novamente este tema… mas é preciso tanta discussão? Pelo menos este episódio fez esquecer a demora na publicação da grelha de partida no sábado.

Festa de Monza é sempre espetacular

Há locais por onde a F1 não pode, nunca, deixar de ir. Monza é um deles. Para além de ser um circuito centenário e rápido, a multidão que preenche as bancadas dá um colorido fantástico ao espetáculo em pista. Mesmo com assobios ou sem assobios, apesar de alguns excessos cometidos por energúmenos, que infelizmente preenchem cada vez mais as bancadas e poluem o desporto motorizado, ver aquela gente toda na reta da meta é do melhor que há. Ainda para mais depois do pesadelo que todo o Mundo viveu e que nos impossibilitou durante anos de fazer a nossa vida normal.

Mick Schumacher voltou a bater Magnussen

Segunda corrida consecutiva em que Schumacher bateu Magnussen. Não foi o suficiente para chegar aos pontos, mas o alemão está a dar tudo e a resistir para se manter no lugar de piloto da equipa norte-americana. Não sabemos se ainda vai a tempo, mas se continuar assim e se perder o posto, cai de pé.

Colton Herta é justificação para nova divisão dentro do paddock

O caso de Colton Herta e se deve ou não a FIA conceder uma exceção permitindo ao piloto da Indycar ingressar na Fórmula 1, divide as opiniões dentro do paddock. O responsável máximo da F1 diz que Herta tem de ter os pontos necessários para a superlicença e sem isso não deve poder pilotar, mas muitos têm opiniões diferentes. A verdade é que, à semelhança de muitos outros assuntos, o simples facto de se analisar este pedido da Red Bull/AlphaTauri abre um precedente, que para serem justos, terão de o fazer em todas as ocasiões que se voltar a este tema. Ou então, altera-se – novamente – as regras e a pirâmide de progressão dos pilotos para chegar à F1.

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Lagaffe
Lagaffe
1 ano atrás

a grande lição é que há 20 carros em pista e no final ganha sempre o mesmo. O Perez ainda é melhor que o Bottas…

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