FIA vai analisar declarações rádio de Vettel

Por a 1 Novembro 2016 09:20

As declarações de Sebastian Vettel via rádio nas últimas voltas vão ser analisadas pela FIA. Recorde-se que o alemão se insurgiu violentamente contra o diretor de corrida Charlie Whiting, injuriando-o, e apesar de lhe ter pedido desculpa, a federação internacional não vai deixar passar em claro.

Recordemos o que foi dito:

Vettel: “Sai da frente, sai da frente car… Ele é um (….) é o que ele é…”

Vettel: “Só eu é que estou a ver isto? Ele está a atrasar-me para o Ricciardo me apanhar, car…”

Vettel: “A sério, vou dar uma cacetada em alguém… acho que tenho um furo”

Riccardo Adami (engenheiro de Vettel): “Os pneus estão bem, os pneus estão bem”

Quando cruzava a meta, a Ferrari tentou acalmar o alemão, que desatou a injuriar Charlie Whiting (Diretor de Corrida), que estava prestes a penalizar Verstappen…

Ricciardo Adami: “O Charlie disse, … O Charlie disse…”

Vettel: “Sabes que mais, quero que o Charlie se f…, a sério, vá-se f…!”

O patrão da Ferrari, Maurizio Arrivabene, tentou acalmar Vettel…

Vettel: “Ele tinha que me dar a posição…fim de história…”

Arrivabene: “Sebastian, Sebastian, acalma-te, acalma-te, ele está sob investigação. Eu sei que não é justo, mas acalma-te. Falamos depois…

Vettel: “OK, certo Maurizio.”

Vettel descobria pouco depois que Verstappen tinha sido penalizado em cinco segundos, o que lhe permitiu ascender ao pódio…

A FIA vai analisar o caso, e pode, tendo em conta que Vettel pediu pessoalmente desculpa a Whiting entender que é suficiente dado todo o contexto. Mas se os regulamentos forem totalmente levados à letra, há muita ‘lenha’ para Vettel se queimar. O ‘castigo’ pode ir duma simples reprimenda à suspensão por uma corrida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
29 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
STP
STP
7 anos atrás

é assim, quem não respeitou um “multi-21”, não tem forma nem moral para contestar atitudes menos desportivas de terceiros!

zbranco
zbranco
Reply to  STP
7 anos atrás

Acho que se estão a referir a forma pouco ortodoxa e palavras utilizadas via rádio e não a contestar se ele tem ou não legitimidade para criticar

mdcc220
mdcc220
Reply to  STP
7 anos atrás

Você acabou de comparar uma ordem de equipa a uma ordem da Direcção de Prova de um GP? Quanto á notícia, se Vettel é penalizado, o Max tem de ser suspenso. Toda a gente fala de castigar o Vettel ou o Hamilton, mas então, qual é o castigo para o tipo que ignorou a penalização imposta pela Direcção de Prova e fez de conta que não era nada com ele? É que daqui a pouco, todos os pilotos ignoram as penalizações impostas e fazem o que lhes der na gana dentro de pista, já que sabem que a única coisa… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

Atenção, atenção! O Max não ignorou a penalização imposta pela direcção de Prova, pois esta só saiu após a bandeira de xadrez, o que ele ignorou, foi uma ordem da sua própria equipa (entretanto revogada, segundo consta).

STP
STP
Reply to  Pity
7 anos atrás

é mesmo isso Pity, se tal fosse era bandeira preta lol!

pneu-quadrado
pneu-quadrado
Reply to  Pity
7 anos atrás

Também defende o chuchas
O Hamilton e bom piloto mas o chuchas

Pity
Pity
Reply to  pneu-quadrado
7 anos atrás

Parece que a sua resposta ficou incompleta, não sei o que quer dizer com “O Hamilton e bom piloto mas o chuchas”. Eu não defendo o “chuchas”, eu gosto é da verdade, não vou manter uma mentira, só porque ela é conveniente. Aliás, o Max está a candidatar-se a ser o substituto do Alonso, na minha lista de piloto com quem embirrar.
PS: convém usar acentos.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
7 anos atrás

A FIA deixou a F1 chegar a um ponto ridículo, e de não retorno. As comunicações entre piloto e a box, ao tornarem-se públicas permitem tudo: no DTM e F1 várias foram as “queixinhas” (“viram, ele deu-me um toque”; ele bloqueou-me”). Este tipo de mensagens destinam-se a todas as outras pessoas: diretor de prova, comissários de pista, público menos à box… Outra questão são as regras de comportamento em pista sujeitas às mais diversas interpretações, que irei comentar no outro post.

zbranco
zbranco
7 anos atrás

Apesar de perceber a frustração do Vettel ele foi claramente para além do aceitável e merece uma penalização da FIA por comportamento impróprio. Não se podem esquecer que quando estão a correr estão também a representar um desporto

ernie
ernie
7 anos atrás

Quem quer ser respeitado, dê-se ao respeito. A FIA é o maior representante deste desporto, mas a forma atabalhoada como tem aplicado o exagero de regras que injectou na F1, acaba por demonstrar alguma incompetência e isso é algo que eu pessoalmente tenho dificuldade em respeitar e por vezes me tira do sério, e por isso entendo perfeitamente a reacção de Vettel e aquilo que ele e outros pilotos devem sentir neste momento, no que toca a colégios de comissários em geral, e Charlie Witting em particular. É certo que a linguagem de Vettel foi imprópria para usar em público,… Ler mais »

*RPMS*™
7 anos atrás

Declarações muito graves a revelar um comportamento de menino mimado e muito pouco profissional. Seria com inteira justiça se a FIA o suspendesse para ver se ele melhora o seu comportamento. Cumprimentos

pneu-quadrado
pneu-quadrado
Reply to  *RPMS*™
7 anos atrás

E o mad Max deixar de ser mad e criança

*RPMS*™
Reply to  pneu-quadrado
7 anos atrás

O “mad Max” é um miúdo que tem que começar a ter disciplina também. São dois garotos, mas um deles já tinha idade para ter mais juízo. Cumprimentos

js1970
js1970
7 anos atrás

tudo isto era evitável se o Max tivesse cedido a posição logo que lhe deram indicações para tal. Relativamente as palavras proferidas por Vettel acaba por perder toda a razão da forma como se expressa. Um tetra campeão não pode reagir daquela forma!

Pity
Pity
Reply to  js1970
7 anos atrás

Subscrevo na íntegra.

gp4
gp4
Reply to  js1970
7 anos atrás

Precisamente.

Pity
Pity
7 anos atrás

De há muito que a linguagem dos pilotos tem vindo a piorar. Vettel bateu todos os recordes com a linguagem usada no Domingo. Tem a seu favor o facto de ter ido imediata e pessoalmente pedir desculpa, mas, se for penalizado, será uma penalização bem mais justa do que a que sofreu na corrida. A verdade é que, se a Fia não agir, qualquer dia vemos as corridas com bolinha no canto superior direito do ecran…

STP
STP
Reply to  Pity
7 anos atrás

Creio que terá ainda que se retratar em publico, e estou certo que o fará já no próximo GP

Pity
Pity
Reply to  STP
7 anos atrás

Acho bem, se todo o público ouviu, ele deve desculpas (também) a todo o publico.

pneu-quadrado
pneu-quadrado
Reply to  Pity
7 anos atrás

Por favor e o anti desportivismo do Max para com o vettel não merece um grande pedido de desculpas

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
7 anos atrás

Eles pensam que estão no paddock a conversar uns com os outros… ao menos desliguem o rádio para não termos de ouvir esta choradeira de caca que já mete nojo.

pneu-quadrado
pneu-quadrado
Reply to  Pity
7 anos atrás

O pity quem disse que f1 era coisa de raparigas

Pity
Pity
Reply to  pneu-quadrado
7 anos atrás

Já cá faltava o machista.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Verstappen e Vettel, parecem os putos do infantário a porrada pelo brinquedo.
Prefiro mil vezes as polémicas do Schumacher a meter pilotos para fora de pista, do que estas polémicas da treta que parece uma briga de infantário. Como dizem no outro lado do oceano “Estou de saco cheio, cara”

driver-on-track
driver-on-track
7 anos atrás

é o que faz a F-1 actual ser um pseudo -infantário … quando era feita por homens á sério as vezes no calor da luta , pegavam-se até á porrada …. mas depois de uma noite de sono e reflexão faziam as pazes e até iam beber um copo juntos… agora é isto coisa de putos, embora nesta caso concreto o Vettel tenha toda a razão… pergunto qual é o problema de utilizar o vernáculo ? é melhor andarem de cor de rosa e de saltos altos ?

Pity
Pity
Reply to  driver-on-track
7 anos atrás

Há vernáculo e vernáculo. Eu não gosto do “vernáculo” a que se refere, mas isso sou eu. Aceito uma linguagem menos própria contra um colega, ou até um desabafo por uma falha mecânica, mas falar como Vettel falou sobre o director de corrida, isso foi demais. Há limites que não se devem ultrapassar….e não me refiro aos limites da pista.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Outros no passado foram penalizados por bem menos “Don´t know, maybe because I´m black?” Lembram-se? Pois eu defendo que Vettel merece uma reprimenda valente, pelo menos. Não por estar chateado com a decisão da direcção de prova, aí todos podemos ferver, mas por mandar o Charlie Whitting pró… Isso é falta de respeito e merece ser penalizado.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado