F1: Vettel foi a primeira ‘vítima’ da regra ‘Verstappen’

Por a 1 Novembro 2016 09:59

É no mínimo irónico que a nova regra ‘Verstappen’ tenha tido como primeira vítima Sebastian Vettel, numa situação causada por… Max Verstappen. Depois de toda a polémica com o holandês, também Sebastian Vettel acabou por ser penalizado no final do GP do México de Fórmula 1 na sequência da manobra que fez perante Daniel Ricciardo, com o australiano da Red Bull a ser ‘promovido’ ao pódio.

Depois de ter sido travado pelo colega de equipa de Ricciardo em pista, Max Verstappen não cumpriu uma indicação que deveria ceder uma posição a Vettel depois de ter falhado uma travagem e saído de pista e Vettel teve que se haver com os fortes ataques de Ricciardo. Na penúltima volta e quando Ricciardo o tentou passar, Vettel fez uma manobra defensiva que franziu desde logo o sobrolho a muita gente. O alemão alterou a trajetória do seu Ferrari precisamente quando Ricciardo ia pela nesga de pista que viu aberta e os dois quase bateram. Vettel conseguiu ficar na frente e terminou a corrida atrás de Verstappen, foi depois promovido ao pódio, mas já se sabia que era provisória até os Comissários Desportivos deliberarem sobre o assunto.

Depois duma reunião com os pilotos e equipas os Comissários deram a Vettel uma penalização de dez segundos, o que o atirou para trás de Ricciardo. A razão, precisamente a mudança de direção em travagem, ou seja a regra ‘Verstappen’. Assim sendo, Ricciardo foi terceiro, Verstappen quarto e a ‘vítima’ Vettel, quinto. A Ferrari anda mesmo sem sorte. Ainda por cima com dois pontos de penalização na licença.

No comunicado, os comissários Desportivos referem que a telemetria prova que Vettel mudou de direção em travagem, o que é uma infração prevista no Artigo 27.5 do Código Desportivo Internacional da FIA. 1) Pilotar de maneira potencialmente perigosa, 2) Uma anormal mudança de direcão, 3) Outro piloto ter que fazer uma manobra ‘evasiva’. Pelas imagens, facilmente se vê que houve mudança de direção e também ficou provado que o Red Bull de Ricciardo teve que fazer uma manobra evasiva.

Tudo isto foi despoletado pelo comportamento de Max Verstappen, que fez com que Ricciardo pudesse apanhar Vettel, disse o alemão, com vários ‘brake-test’, mas a verdade é que tendo sido vítima, o facto de se ter defendido de forma irregular, também acabou por lhe ser ‘fatal’. O que se fica a saber a partir desta penalização é que no futuro, manobras destas vão passar a ser penalizadas, o que vai fazer correr muitos rios de tinta…

O que é a regra ‘Verstappen’?

A regra foi criada a ‘recomendação’ devido aos vários incidentes com o piloto holandês, mas a verdade é que a FIA passou a impedir os pilotos de mudarem de trajetória em travagem para defender a sua posição, advertindo-os de possíveis penalizações caso algum tenha que fazer uma manobra evasiva para evitar um acidente. A decisão foi tomada depois de toda a controvérsia em que se envolveu Max Verstappen, desde o GP da Bélgica de F1. Já antes desse ‘famoso’ incidente com Kimi Raikkonen, quando o holandês mudou de direção precisamente quando o finlandês ia meter por dentro na travagem para a chicane após a reta de Kemmel se tinha percebido que Verstappen utilizava muito essa tática para se defender, mas agora a FIA quer impedir definitivamente que a questão possa acabar mal.

No GP do Japão, Verstappen voltou a fazer uma manobra semelhante e fechou a porta a Lewis Hamilton na travagem para a chicane antes da reta da meta mas depois da Mercedes ter feito saber que ia protestar, acabou por não o fazer. Mas a FIA decidiu intervir e a questão foi debatida intensamente no briefing de pilotos, onde muitos se queixaram. Agora, a FIA decidiu impedir mudanças de trajetória.

Assim sendo, Max Verstappen perde o que era o seu maior trunfo, pois o holandês tem a capacidade de o fazer num dos momentos mais complicados para qualquer piloto, que é alterar a trajetória do seu carro mantendo-o equilibrado, ao mesmo tempo que trava: “É uma regra e todos têm que a seguir. Eu não vou mudar o meu estilo de pilotagem. É bom que a FIA clarifique o que é permitido ou não, agora vamos ver como tudo se desenrola. Simplesmente vamos correr e ver como vão ser as ultrapassagens e como as pessoas se vão defender. É igual para todos”, disse Verstappen. Consequências, já as conhecemos.

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ze-do-pipo
ze-do-pipo
7 anos atrás

Analisemos sem qualquer clubismo: 1. Max bloqueia Vettel para que Ricciardo se aproxime. E faz isso com o único intuito de beneficiar os pontos da Red Bull no campeonato. Concordo com a penalização atribuída a Max pelo seu comportamento ao não respeitar a indicação de perder o lugar para Vettel. 2. Vettel “entalado” entre os 2 Red Bull, faz uma manobra “menos limpa”, mas também leva um bom empurrão de Ricciardo. Vettel não teria necessidade de se defender assim, caso não tivesse sido levado a tal pelo comportamento da Red Bull. Face à nova “Regra Verstappen” só podia ser penalizado.… Ler mais »

ze-do-pipo
ze-do-pipo
7 anos atrás

O mesmo se passa com a saída de Hamilton na 1ª volta. Não digo que deva perder a 1ª posição, é verdade que bloqueou os travões, mas saiu beneficiado com o “corta mato” pois ficou a uma distância dos outros carros que o colocou a salvo de qualquer ataque, e isso quanto a mim é um beneficio! Não acredito que devesse perder o 1º lugar, mas deveria ter sido dadas instruções pelo Diretor de Prova para se deixar atrasar e ficar “colado” ao 2º lugar. As decisões devem ser tomadas imediatamente, e também imediatamente devem ser cumpridas as penalizações, e… Ler mais »

anotheruser
Reply to  ze-do-pipo
7 anos atrás

Porque surgiu o safety car virtual? E em que curva de que volta aconteceu esse incidente que obrigou ao SCV (saída do Wehrlein na curva 3 da 1ª volta)? Então como poderia haver tempo para comunicar o que quer que seja ao Hamilton com a entrada imediata do SCV? Ou ao Rosberg que também cortou caminho no mesmo lugar e assim se manteve em segundo? Alguém ouviu a comunicação rádio do Hamilton com a box logo a seguir a passar pela relva sobre diferença de temperatura dos pneus da frente? A entrada do SCV reagrupou toda a gente de imediato… Ler mais »

js1970
js1970
Reply to  ze-do-pipo
7 anos atrás

o caso do Hamilton é totalmente diferente não estava em luta por posição.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  ze-do-pipo
7 anos atrás

Continuam a comparar coisas que não são comparáveis e nem sequer tiveram influência na corrida. Hamilton vai em frente, ganha 2 segundos que ficam imediatamente anulados pelo safety car (oq ue você pediu, de ele se atrasar para ficar colado ao 2º lugar aconteceu na corrida, ao entrar o safety car, ficaram todos colados uns nos outros, logo não percebo porque pede para Hamilton fazer isso, se isso foi o que aconteceu lol).. Em cima disso estraga os pneus. Mesmo com a penalização que muitos pedem (5 segundos) Hamilton ganharia a corrida na mesma. Por isso pedir uma penalização ao… Ler mais »

ruvi
ruvi
7 anos atrás

E a noticia que Ross Brawn se prepara para substituir Bernie?

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Sendo assim, agora chama-se a regra “Vettel”.
Ainda que devia ser a regra “F1 de caca com regras de caca”

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