F1: Webber diz que Vettel se dá mal sob pressão

Por a 19 Julho 2018 12:46

Mark Webber foi colega de equipa de Sebastian Vettel de 2009 a 2013. A relação entre ambos nem sempre foi a melhor, embora o machado de guerra esteja completamente enterrado, mas Webber conviveu com  tetra-campeão durante 94 GP e conhece bem os pontos fortes e fracos de Vettel.

Numa entrevista para o Podcast da F1, Webber aponto o principal ponto fraco do germânico… a falta de calma quando as coisas fogem do plano:

“Sebastian teve  e continua a ter [surtos de nervosismo]. Acho que ele tem um plano e muitas vezes esses colapsos surgem fora da rotina normal de um grande prémio.  Em Abu Dhabi [2012] ele está atrás do Safety Car, e atinge as placas do DRS. No Azerbaijão também vimos o que aconteceu. É incrível como ele tem esta capacidade de concentração máxima. Largar da pole, sair do DRS, e vencer… nisso era imbatível.  Mas assim que havia outra complicação, tornava-se mais difícil para ele.”

Os ataques de raiva de Vettel são já famosos e têm vindo a crescer de intensidade ao longo dos anos. Desde que está na Ferrari que essa faceta tem aparecido mais vezes e basta ver e ouvir as comunicações quando algo está a correr menos bem para entender que o alemão perde a compostura. Basta lembrar quando Vettel mandou Charlie Whiting “dar uma volta”, de forma mais explicita, no final do GP do México em que a luta com Verstappen e Ricciardo foi ao rubro. O episódio do Azerbaijão também é um bom exemplo.

Quando larga da pole ou se apanha na frente da corrida, Vettel é imparável. É talvez o melhor a gerir uma corrida na frente e aí está no seu elemento. Pode gerir tudo à sua maneira, ditar ritmos, controlar andamentos dos adversários… Faz isso com grande mestria e são muito raras as vezes em que não aproveita essa posição. Como alemão que é, gosta de ter também tudo sob controlo e vai até ao mais ínfimo pormenor, para extrair o máximo do carro (só por isso conseguiu ser tão dominador com os “blown diffusers”). Mas quando há outros factores que ele não controla, pode perder as estribeiras.

A época 2017 poderia ter sido de glória para a Ferrari mas tanto a equipa como Vettel não souberam gerir as situações de maior pressão. Resta saber se a lição foi entendida. O facto de Vettel ser assim, traz-lhe algumas complicações mas também traz algo de bom à F1… traz alma e algo mais genuíno.  Mostra que os pilotos não autómatos que cumprem escrupulosamente um tempo por volta pré-definido.  Que cada um reage à sua maneira às adversidades… uns aparentam ser frios como o gelo (Ricciardo no Mónaco este ano) e outros explodem (como Vettel no México). É também por isso que gostamos de F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
20 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado