F1, Villeneuve: “Sem novas regras de motores, Mercedes vai continuar a ganhar”

Por a 22 Setembro 2020 10:25

O antigo piloto da Fórmula 1 e campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, é da opinião de que se não haver mudanças nos regulamentos dos motores a Mercedes continuará a ser a força dominante na Fórmula 1.

Ao La Stampa, Villeneuve afirmou: “Enquanto a Fórmula 1 for uma fórmula híbrida será impossível outros aproximarem-se da Mercedes. Os novos regulamentos não vão impedir o domínio da Mercedes e dão pouco liberdade a quem desenha os carros”.

Para a FIA, os regulamentos de motores não devem ser alterados até 2026, mesmo que o diretor técnico da FIA, Nikolas Tombazis, assuma que o organismo continua com dificuldades em monitorizar a legalidade destes – CLIQUE AQUI PARA LER.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
21 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

Não tem nada a ver com motores, tem a ver com competência.
Em primeiro lugar nem só a Mercedes usa motores Mercedes e em segundo lugar quando a Ferrari teve um motor mais potente, mesmo que fazendo batota, não ganhou nada.
O trabalho que a Mercedes está a fazer é fantástico e só veio expor a incompetência das equipas que lá andam há muito.
Não tenho simpatia particular por marcas alemãs mas há um razão para que ganhem tudo; MÉTODO.

RogerM
RogerM
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Não tem nada haver com motores este domínio da Mercedes? Rebobina umas temporadas atrás quando a Red Bull dominava. Bastou a Ferrari fazer uma unidade motriz mais potente, cujos os “truques” só foram descobertos pós denuncias da Mercedes e Red Bull, que já batiam a Mercedes. Mesmo a Ferrari tendo um carro que fugia de traseira e com pouca carga aerodinâmica.

Last edited 3 anos atrás by Roger M
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Não tem nada a ver com motores. Tem a ver com competência. A Williams tem um motor Mercedes e tem-se fartado de marcar pontos!

RogerM
RogerM
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Continua a martelar na mesma tecla. Algum dia a Mercedes iria dar todos os seus mapeamentos de motor às equipas clientes? Tal e qual outros Construtores. Assim nem lhes valia a pena “vender” por um valor muito aquém dos valores gastos em desenvolvimento, unidades motrizes a outras equipas.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Podiam permitir a evolução aos outros motores como fizeram nos tempos dos V8 que os Red Bull começaram a dominar, porque permitiram à Renault melhorar os Motores. Prefiro um sistema de tokens para os perseguidores, do que um sistema de BOP como o WEC vai ter em toda a linha.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Método sim, mas a Mercedes onde entra é mesmo para ganhar. As marcas japonesas e as outras marcas alemãs também tem a mentalidade do trabalho com método, mas a Mercedes é especial. Seja na F1, seja em Le Mans, seja onde haja uma grande competição. Veja a BMW, a Toyota e a Honda neste regresso a F1. O que fizeram em comparação com a Mercedes? A Mercedes entrou na F1 a fornecer motores a meio dos anos 90 e em 98 já ganhavam campeonatos. Nessa altura já dominavam na Formula Indy. Regressaram a Le Mans para vencer (apesar do carro… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Mercedes, Audi, Porsche. A BMW é que deixa um pouco a desejar mas também não foram campeões em 2008 por burrice.

garantia4
garantia4
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Até uma multita de 700 M ganharam. Deutsche Qualität !
Já agora dá para nos elucidar e sossegar, quando é que o novo aeroporto de Berlim, anunciado em 2006, adiado no mínimo 10 (dez) vezes vai abrir ? Ou será como dizia o comuna da Alemanha de Leste , “não, o muro nunca será construído!” ?
Mais? Filarmónica do Elba, ou a Gare do futuro de Estugarda, ou ainda os famosos satélites alemães dos gps europeus do programa galileu que nao saíam do papel. Deutsche Qualität ! naturalmente.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Ninguém disse que eram perfeitos! Não ganharam nenhuma grande guerra. Mas a nível industrial a cultura metódica ajuda. Quem trabalha na área sabe que a maioria da maquinaria vem de lá.

RogerM
RogerM
3 anos atrás

Fosse a Red Bull ou Ferrari com este domínio tecnológico avassalador, há muito que teriam criado regulamentos, especificamente direcionados para terminar o domínio da equipa. Os outros construtores não “desaprenderam” a construir unidades motrizes. Bastava eliminarem a MGU-H, substituindo a mesma por um sistema de inércia que funcionaria apenas nas travagens, para alem de trocar as pesadas baterias por capacitores universais a todos os carros…que já víamos rapidamente um grid mais compacto.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Quantas vezes já foram mudados os regulamentos? E a proibição dos modos de motor foi para afectar quem? A realidade é lixada não é? E a realidade é que a Ferrari é uma porcaria, assim como a minha querida Williams. Você parece um bebé chorão. Cresça homem e queira que a sua equipa vença por mérito, em vez de ser levada ao colo. Sabe porque muita gente detesta a Ferrari? É exactamente por pôr política à frente de competência técnica, e por estar cheia de adeptos como você, acéfalos, que faziam melhor figura num estádio ou arena, do que num… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

Quantas vezes mudaram os regulamentos para as unidades motrizes nestas sete temporadas? E ainda vamos a caminho de mais seis temporadas com os mesmos regulamentos. A própria FIA nem inspecionar estas unidades motrizes com rigor consegue. Até tiveram de recorrer à Ferrari. Sob pena de lhes agravarem as punições pelas suas irregularidades. Uns é por “mérito” outros é por “truques”. Como se a Red Bull agora já não soubesse construir chassis e desenvolver aerodinâmica. Tira as palas.

Last edited 3 anos atrás by Roger M
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Se tirar as palas, assusto-me com os carros a passar!

jgleal1
jgleal1
Reply to  sr-dr-hhister
3 anos atrás

É lamentável que não consigam argumentar sem se insultarem.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jgleal1
3 anos atrás

Porque não têm lá grandes argumentos!

inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

ZZzzzzzzz Então não era só mudar pneus?????

Last edited 3 anos atrás by inoferreira
lc
lc
3 anos atrás

A Mercedes em 2013 antes destas novas regras (Motores) ganhou 3 corridas,já tinham um bom carro , e estavam a investir cada vez mais na F1.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  lc
3 anos atrás

E já tinham o motor mais potente na F1. Muita gente pensa que dominam apenas por causa do motor, mas era uma questão de tempo até estarem a par ou na frente de Ferrari e RB, visto que já tinham todas as peças no sítio certo. A mudança de regulamentos apenas acelerou o processo, mais pelo facto das outras terem falhado redondamente nos seus conceitos, do que a Mercedes acertar no seu. Ninguém domina apenas porque está a fazer as coisas bem, domina porque os outros estão a falhar no seu trabalho. Foi assim com a Ferrari em 2000-2004, quando… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  lc
3 anos atrás

Tinham um carro rápido. Mas que devorava pneus como gelados na praia.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

O Villeneuve acha que ao mudar os regulamentos, a Mercedes vai deixar de ser competente. É o que dá apenas ver um dos factores que faz a Mercedes dominar. Eles não dominam apenas por terem o melhor motor, dominam porque têm o melhor “package”. Aprendem depressa dos erros que fazem, melhoram rapidamente as falhas que tenham (nos ultimos anos os pneus são sempre o elo mais fraco). Têm uma estrutura estável desde 2011-2012, que faz que haja confiança entre todos. Villeneuve também esquece-se que a Mercedes muito provavelmente estaria na luta pelos campeonatos em 2015 ou 2016, mesmo usando os… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
lc
lc
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Estou de acordo.

Last edited 3 anos atrás by Luis augusto
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1