F1: FIA ainda com dificuldades em monitorizar legalidade dos motores
O diretor técnico da FIA, Nikolas Tombazis, diz que o organismo continua com dificuldades em monitorizar a legalidade dos motores das equipas na Fórmula 1.
Ao Auto Motor und Sport, Tombazis disse que “já não é tão simples como nos dias dos V8. Nesse tempo tudo o que era necessário era que a velocidade máxima fosse mantida, as dimensões do motor estivessem corretas e a especificação do combustível fosse a certa”.
“Hoje em dia, ainda é possível, com tanto hardware, operá-lo ilegalmente. Temos de monitorizar continuadamente inúmeros parâmetros através do software, sinais, mensagens de sensores enquanto o carro está a andar. Só o piloto consegue alterar as definições de motor a cada volta, o que torna difícil verificar regularmente o funcionamento do motor”.
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simples .. acabem com estes carros a pilhas… caros , sem glamour , e sem alma, e voltem aos V-8 …. toda a gente sabe que isto da ecologia e meio ambiente na F-1 é conversa para o boi dormir….. que dava horas de dabate…. não é por aquim que o aquecimento global aumenta….
Não é pela F1 que o aquecimento global aumenta, mas contribui.
Enquanto a humanidade olhar só para o seu umbigo, e se preocupar só com o dia de hoje, não vamos a lado nenhum.
Acho que a pity está a ser um pouco demagoga, a F1 com esse pensamento, vai se auto-destruir pois o futuro é eléctrico e nesse caso já existe uma fórmula. Sem ofensa.
Os V8 tinham o glamour de uma batata mal cozida. Deixa as coisas dos carros para os homens a sério. Vai masé fazer o comer.
Isso é que é altruísmo!
Vá beber mais uns copinhos de gasolina.
O problema é exatamente pensar que determinadas atividades não tem responsabilidade sobre o aquecimento global. É um problema mundial e tem de ter esforço de todos.
Ao contrário que muitos pensam o grande paradigma não é a substituição de energia fosseis por renováveis mas sim a eficiência energética e a redução de emissões.
Refaçam as regras. São tantos os condicionantes que qualquer coisa diferente é logo proibida. Controlem as dimensões dos componentes, controlem a quantidade de combustivel e o resto deixem livre. Se um carro tiver 100 kg de combustivel como limite, só pode gastar esses 100 kg. Não interessa como os gasta, interessa sim cumprir o limite.
Curiosamente passa ao lado outra deste tombazis, que mostra a vergonha que é esta aliança merdeces-fia que vem dominando desde há muito esta absoluta farsa chamada f1 q tem como unica finalidade bater os recordes dessa marca e do seu piloto dos títulos de cartao: pois foi declarado agora por esta personagem que se a R. Point quiser actualizar em 2021 o seu carro – que é uma cópia do merdeces de 2019 como todos de boa fé sabem- usando componentes da mesma merdeces de 2020, poderá fazé-lo sem usar os tokens!!!! porque o regulamento prevê que os updates/actualizaçoes da… Ler mais »
(…) e assim irão sair da F1, o q interessa a estes proprietarios é apenas fazer dinheiro.
Finalmente alguém que falou da Marca fora da F1 eu já tinha mencionado aqui a Marca Ferrari nunca valeu tanto e as vendas estão sempre esgotadas.
Mas isso claro não desculpa o miserável carro que construíram
Basta consultar a evolução do título https://it.investing.com/equities/ferrari-nv-historical-data. Quantos às vendas, há alguns receios de que os actuais presidente e CEO- porque nao sao italianos e ignoram o que é a Ferrari – alterem os limites de venda e a exlusividade da marca q chega a ter modelos- os one-off- com 4/ 5 anos na lista de espera- alterando à sua maneira a filosofia do seu criador:construir 1 carro a menos de quanto o mercado pede. Em 2019 foram entregues 10131. — nos sonhos do wolff e do stroll vão fazer algo de parecido com a aston martin ( para no… Ler mais »
Tantos anos depois, é que alguém tem coragem de dizer… Se calhar daqui a uns bons anos descobrem o que a Mercedes tinha de errado, como em tantas outras situações, com outras equipas.
So agora é que abriram a Pestana depois da Ferrari vos abrir os olhos?
Cambada de hipocritos
Isso já venho dizendo há que tempos…a FIA não consegue apanhar todas os “truques”, e o acordo com a Ferrari teria haver, com a Scuderia auxiliar a FIA na detecção de ilegalidades, dai o secretismo do acordo.
Seria mais simples acabarem com certas regras que não acrescentam nada, como as de limite de fluxo de combustivel, limite de energia eletrica por volta, etc. Têm o limite de combustivel para a corrida, deveriam poder usa-lo como quiserem.