F1: Vasseur alerta para os riscos da promoção de Leclerc

Por a 26 Julho 2018 13:10

Charles Leclerc tem sido um dos nomes mais falados de 2018. Desde de a entrada de Verstappen que um rookie não dava tanto que falar. O nível que tem apresentado este ano é notável e a subida de forma da Sauber deve-se também à subida de forma de Leclerc.

O início foi titubeante com alguns piões à mistura mas o “click” deu-se em Baku, uma pista que já conhecia e onde conseguiu uma prestação muito sólida. A partir dai ganhou confiança e melhorou muito. Começou a marcar pontos de forma consecutiva e tem levado às costas a Sauber, enquanto o mais experiente Ericsson tenta encontrar forma de igualar o andamento do seu jovem colega.

As prestações de Leclerc no GP2 deixaram água na boca, mas por vezes o salto para o Grande Circo não corre como o previsto e muitos foram os que desiludiram depois de brilharem nas categorias de iniciação. Leclerc, longe de desiludir, está a atingir uma unanimidade nada vulgar na F1 e muitos querem que em 2019 esteja  num Ferrari.

Seria mais um salto grande para o piloto de 20 anos e Fréderic Vasseur avisou para os perigos da possível promoção:

“Passar da Sauber para a Ferrari é um grande passo”, disse Vasseur à La Dérniere Heure. “Não podemos prever o que vai acontecer, especialmente quando se trata de ganhar dinheiro. Nos últimos 20 anos, tivemos muitos pilotos que fizeram boas temporadas de estreia na F1. Não darei nomes, mas assim que o primeiro cheque lhes chegou às mãos, tiveram problemas. Perderam as raízes porque descobriram coisas novas da vida e perderam um pouco o foco.  É por isso que a Ferrari é um grande salto para o Charles e é por isso que a Ferrari sempre hesitou em levar pilotos muito jovens. Eles sabem muito bem a pressão que existe na equipa. Mas eu não estou muito preocupado com ele.”

 

A Scuderia é uma equipa com uma exigência tremenda. O nome, o prestígio e o alcance da marca é brutal e a pressão dos media, especialmente os italianos é tremenda. Já não é a primeira vez este ano que Vettel é criticado nos media italianos e o seu erro em Hockenheim não caiu bem por aqueles lados. A paixão dos adeptos do “Cavallino Rampate” é grande e basta ver a festa no GP de Itália para entender a importância da Ferrari. Para um jovem acabado de chegar à F1, enfrentar este tipo de pressão é um desafio. Cada erro será apontado de forma pormenorizada, cada falha será criticada. O piloto tem de ter uma estrutura mental muito forte para aguentar isso. Resta saber se Leclerc tem essa capacidade, caso dê o salto para a Ferrari.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1