F1: Valtteri Bottas vence um caótico Grande Prémio da Áustria

Por a 5 Julho 2020 15:58

Num Grande Prémio marcado por muita emoção, venceu a prova de abertura do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 Valtteri Bottas. Completaram o pódio Charles Leclerc e Lando Norris. Lewis Hamilton foi o quarto classificado, após ter uma penalização de cinco segundos.

Atrás de Lewis Hamilton ficou Carlos Sainz. Sergio Pérez, no Racing Point, completou a primeira prova na sexta posição. Na estreia da AlphaTauri como equipa na Fórmula 1, Pierre Gasly foi o melhor classificado, na sétima posição.

Após ter sido batido pelo seu colega de equipa, Esteban Ocon terminou o Grande Prémio da Áustria na oitava posição, na frente de Antonio Giovinazzi. Sebastian Vettel, tal como Charles Leclerc, conseguiu pontuar, se bem que Vettel apenas leva um ponto, com o décimo lugar.

Apenas mais três carros conseguiram chegar ao fim. Nicholas Latifi ficou à beira dos pontos, levando o Williams à 11º posição. Atrás dele ficaram Daniil Kvyat, que no fim teve problemas no seu monolugar. E ainda classificado, mas também com problemas no monolugar, Alex Albon.

A corrida

Logo antes da corrida soube-se que Lewis Hamilton iriam ser penalizado em três lugares, assim o britânico arrancou da quinta posição. Max Verstappen era o único dentro dos dez primeiros que partia com os pneus médios, mas o Red Bull Honda não colaborou, acabando o holandês como a primeira desistência.

Daniel Ricciardo foi o próximo a ter problemas, parando devido a um eventual problema de refrigeração. Também Lance Stroll desistiu nesta altura. Logo a seguir, Kevin Magnussen saiu de pista. O dinamarquês não foi o primeiro piloto a sair de pista, mas sim o seu colega de equipa, Romain Grosjean, que teve uma pequena incursão à gravilha. Mas, a saída de Magnussen trouxe o primeiro Safety-Car.

Após o recomeço da corrida, mais problemas para os pilotos em pista. Num fim de semana mau para a Ferrari, Sebastian Vettel envolveu-se com Carlos Sainz e acabou por fazer um pião, caindo para a cauda do pelotão.

Num Grande Prémio onde a fiabilidade parece ter sido uma das chaves, George Russell viu o seu Williams perder potência, tendo que o parar na relva, colocando mais uma vez o Safety-Car em pista.

Na frente, Valtteri Bottas, Lewis Hamilton e Alex Albon seguiam descansados, mas no reinicio, a luta por posições retomou, mas foi sol de pouca dura, com a roda dianteira direita do monolugar de Kimi Raikkonen a sair, e o Alfa Romeo a fica ‘encalhado’ na reta da meta.

Mais um reinicio do Grande Prémio da Áustria, com os três primeiros muito juntos. Na luta pelo segundo lugar, Alex Albon colocou o monolugar por fora de Lewis Hamilton, com os dois a tocarem-se como o fizeram no Grande Prémio do Brasil em 2019. O incidente foi investigado, tendo Lewis Hamilton sido penalizado em cinco segundos. Também Sergio Pérez foi penalizado em cinco segundos, por excesso de velocidade no pitlane.

A três voltas do fim, Alex Albon parece também ter tido problemas de motor, com o piloto tailandês a ter de enconstar o Red Bull. Também Daniil Kvyat teve problemas, na roda traseira, senodo obrigado a parar numa das escapatórias do circuito.

No fim, Valtteri Bottas não foi incomodado pelo caos que aconteceu atrás de si, vencendo a corrida. Hamilton cortou a linha de meta em segundo, mas caiu para quarto, dando a Charles Leclerc um segundo lugar, que para a Ferrari este fim de semana deve saber muito bem.

Lando Norris também beneficia da penalização de Hamilton, conseguindo o seu primeiro pódio na Fórmula 1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
110 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
FirstRow
FirstRow
3 anos atrás

Só há três nomes a referir neste primeiro GP. Leclerc que com um Ferrari atípico chegou a segundo lugar enquanto Vettel foi desastroso e ausente. Norris que arrumou com o futuro pupilo da Ferrari Sainz, arrebatando no fim com a volta mais rápida e levando a McLaren de volta ao sucesso, com um terceiro lugar on the limit da penalização ao Lewis. Albon que fez uma corrida excelente, a melhor talvez de todos e que foi posto de fora numa altura em que ia roubar a vitória à Mercedes, tendo a Red Bull sido muito inteligente na estratégia dos pneus… Ler mais »

KRF
KRF
3 anos atrás

Corrida animada com “muitos” abandonos atendendo á fiabilidade destas unidades motrizes porém acho que a temperatura elevada teve influencia. Como no ano passado Bottas começou bem o campeonato mas acho que no mano a mano com Hamilton não terá hipóteses porque o Britanico é um piloto muito rápido e consistente. Num calendário curto como o deste ano qualquer abandono penaliza muito qualquer piloto e sendo que Max Verstappen é o piloto mais bem equipado para dar luta aos Mercedes (minha perspetiva..) com o abandono de hoje complicou a sua já de si dificil tarefa para superar os flecha de prata.… Ler mais »

userAS85147
userAS85147
3 anos atrás

Os McLaren surpreendentes e Lando Norris a conquistar o ponto da melhor volta!A Mercedes como antes, mas o Bottas candidato sério a campeão!

andresilvac4
andresilvac4
3 anos atrás

Ainda não consigo perceber como acham a penalização de 5s forçada ao Hamilton nas imagens é claro quem tem a trajetória que provoca o choque os 5s são poucos era 10 porque arruinou a corrida ao Albon outravez. Ferrari acaba por ter a sorte e saca um 2o lugar que fruto dos incidentes e avarias nunca seria melhor que 5o pelo fraco andamento que apresenta. Mclaren a surpreender espero que a mudança para os motores Mercedes não os prejudique porque evoluíram e muito com a Renault e parecem estar com andamento para a RB/Honda. Ferrari ainda tem muito que caminhar… Ler mais »

*RPMS*™
3 anos atrás

Boa corrida e bom inicio de temporada! Figuras: Bottas. Excelente fim de semana. Conseguiu bater o seu companheiro de equipa na qualificação e obteve uma vitória justíssima e sem contestação. Leclerc. Milagreiro da Ferrari. Num Ferrari muito fraco com que a equipa italiana se apresentou neste fim de semana, este 2º lugar de Leclerc quase que pode ser considerado um milagre. Excelente piloto! Norris. Foi talvez o melhor fim de semana da sua carreira. Bem na qualificação e muito bem na corrida. Justíssimo primeiro pódio. Boas corridas também de Sainz, e de Albon até ter sido colocado fora de pista.… Ler mais »

ayrton4ever
ayrton4ever
3 anos atrás

Foi uma bela corrida, grande Charles e grande Lando, Bottas a começar bem, veremos se mantém a consistência…Hamilton, o que dizer…fez uma pequena asneira que lhe custou caro, aqueles que dizem que o Albon deveria ter esperado esquecem que há que aproveitar os pneus enquanto estão fresquinhos, fez o que devia e passou o Hamilton, que com a sua experiência deveria saber que ia sair asneira se não levantasse o pé. 4 vezes campeão mundial e a fazer asneiras assim…começo a pensar que foi mesmo o RedBull a ser campeão e não o Vettel, passe o exagero. Renault, Aston Martin… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
3 anos atrás

Concluída a primeira corrida da época são poucas as conclusões que consigo tirar. A Mercedes continua a ser a grande favorita a ambos os campeonatos, a McLaren mostrou estar em grande forma, a Racing Force devia ter feito mais mas ainda tem de ganhar mais experiência com o bólide, a Ferrari está, mesmo, bastante mal e a rapidez da Red Bull parece ter aparecido à custa da fiabilidade. Desilusão Renault e em especial Ocon, muito abaixo do que esperava dele. O segundo pelotao está realmente nivelado, mas não me parece que consiga muitas surpresas. Para a semana temos o segundo… Ler mais »

MurrayWalker
3 anos atrás

Não se pode afirmar que a longa espera tenha defraudado as espectativas. A corrida foi animada e teve de tudo. Drama, caos, boas ultrapassagens e surpresas, muitas surpresas. Drama do dia: Max Verstappen desiste por problemas elétricos. Era nele que estavam depositadas as nossas esperanças na animação da corrida. Péssimo para ele, perder logo à partida tantos pontos para os Mercedes. Felizmente para nós, outros se encarregaram de nos animar a tarde. Após a saída de cena do Max, teóricamente tudo se iria resumir a uma luta entre os pilotos da Mercedes. Por esta altura Hamilton já estava a 7,8… Ler mais »

zanas
zanas
3 anos atrás

Sinceramente não consigo entender os comissários relativamente ao 1º SC! Magnusem saiu pela escapatória onde existem gruas. Porque não VSC uma vez que só era necessário retirar o carro sem entrar minimamente na pista?!!!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Que corridão e confusão. Notou-se onde a paragem fez mais estragos: fiabilidade. Só 11 carros acabaram. Sobre a corrida, Bottas muito bem, começou bem o mundial e ainda por cima tem o seu adversário directo em 4º lugar. Leclerc no seu monolugar inferior a conseguir um segundo lugar, embora fruto de muitos abandonos e falta de jeito de outros, a realidade é que é um segundo lugar num monolugar inferior. Norris também a aproveitar e a ficar no terceiro lugar, dando alegrias à Mclaren. Hamilton muito desastrado, duas penalidades no mesmo fim de semana é raro, mas se calhar até… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado