F1: Traçado repensado em Eau Rouge para diminuir velocidade em 10%
A sucessão de acidentes graves que temos visto no complexo Eau Rouge / Raidillon, no circuito de Spa Francorchamps obrigou os responsáveis da pista a fazer obras e uma das soluções apresentadas é uma mudança no traçado da curva Eau Rouge, o que muda todo aquele complexo.
Com os acidentes violentos a sucederem-se, alguns sem consequências de maior e outros, infelizmente com consequências por vezes graves, muito se tem falado de alterações naquela zona do traçado belga. E uma das soluções propostas é uma mudança na configuração da entrada para aquela zona, que obriga a uma redução mais pronunciada da velocidade de entrada, afetando assim toda a sequência.
O objectivo da FIA, segundo o AutoHebdo, é reduzir em 10% a velocidade global. Uma nova trajectória proposta através da secção, marcada com linhas brancas, foi testada pelo consultor local Pierre-Yves Rosoux, num BMW M2 CS Racing GT4.
“A nova versão, mais angular, exige que eu trave 20 metros mais cedo”, revelou Rosoux depois. “Quando a fase de travagem termina, estou a 160 km/h no novo Raidillon, em comparação com 180 antes. No cimo da colina, estou a 170 em vez de 182 com a curva que conhecemos há tanto tempo”, acrescentou ele.
Rosoux admitiu que não tem a certeza se o layout proposto “terá futuro”.
“Quanto mais nos aproximarmos do Raidillon com carros de alta performance, menor será a diferença (em comparação com o layout existente)”, insistiu ele. “Esta versão também corre o risco de gerar outros problemas no topo. É provável que se realizem mais testes nas próximas semanas”.
🚨⚠️ Up-coming changes to Eau Rouge/Raidillon track layout confirmed on track day.
Friend of TRB Stijn Paspont shared shots of the briefing provided by race control and the yellow lines defining the new race surface.#WEC #F1 #Spa pic.twitter.com/C6TKrFpX7B
— The Racing Blog (@theracingblog_) November 12, 2021
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pronto, vão conseguir estragar uma das melhoras curvas do mundial.
Se querem segurança têm que aumentar a escapatória antes da entrada da reta Kemmel.
Completamente de acordo!
Exacto
Concordo.
Concordo… estragam o que melhor existe no mundial.
Está mais parecida com a original do que estava atualmente… O máximo que estão a fazer, é voltar a colocar com um layout mais próximo do que se usava nos anos 90.
Essa curva já foi modificada várias vezes.
É um regresso ao passado.