F1, Testes de Barcelona: Vettel foi o mais rápido no dia em que a velocidade não interessou
Um dia ameno, com temperaturas agradáveis e uma pista em condições óptimas. Foi assim que começou o dia em Barcelona. As equipas focaram-se em fazer muitas voltas à pista ao invés de tentarem fazer cair tempos e a maioria delas foi bem sucedida. Sebastian Vettel foi o mais rápido do dia, com a melhor marca a ser feita perto do final da manhã. A partir daí os tempos não variaram muito e os pilotos rodaram, em média, no minuto 23, dando primazia a regularidade.
O dia começou com a McLaren a ser a primeira a ir para a pista, e também a primeira a ter problemas. Stoffel Vandoorne chegou à via das boxes com o motor Renault calado, logo após a sua volta de instalação. O dia começava mal para a McLaren. A primeira hora ficou marcada pela forte presença das grelhas aerodinâmicas, com muito trabalho a ser feito pelas equipas nesse campo. Apenas a Mercedes começou logo na primeira hora a acumular várias voltas com Valtteri Bottas.
A manhã foi prosseguindo de forma calma com Bottas na liderança da tabela de tempos, até que Vettel começou a fazer stints mais longos e a marcar tempos mais rápidos. Seguiu-se uma troca de tempos interessante entre a Ferrari e a Mercedes com Bottas a ficar por cima… temporariamente. Entretanto Vandoorne, que tinha saído para a pista, voltou a ter problemas ficando parado na recta da meta. Um problema eléctrico esteve na origem da falha que arruinou a manhã da equipa. Vettel fez o tempo mais rápido do dia perto da pausa para o almoço hora a que a McLaren ainda conseguiu fazer 6 voltas. O Red Bull de Verstappen era o carro com mais voltas dadas no final da manhã, coroando uma sessão calma do holandês que substituiu Ricciardo que se sentiu indisposto. A Toro Rosso e a Hass fechavam o top 5.
The weather got back on track this morning, and so did the teams and drivers ☀️
#F1 #F1Testing pic.twitter.com/0CxO9ZuPzj
— Formula 1 (@F1) March 6, 2018
A tarde foi marcada por stints longos por parte da maioria das equipas. O tempo perdido na semana passada obrigou a compensar a falta de tempo em pista, dando primazia à regularidade em detrimento da performance. A McLaren foi a primeira a mostrar-se e fez ainda mais de duas dezenas de voltas até que o MCL33 voltou a ficar parado em pista. Uma falha no sistema hidráulico da equipa obrigou Vandoorne a olhar para o seu carro na berma do circuito e certamente a questionar a sua sorte. Era o fim do dia para a McLaren. A Red Bull não escapou aos contratempos e Verstappen também ficou parado em pista levando a mostragem da quarta bandeira vermelha do dia. Em relação à tabela de tempos, foram muito poucas as novidades. Hamilton, Sainz e Stroll entraram em pista com o objectivo de acumular quilómetros. Aliás, foram várias as equipas que acabaram acima das 100 voltas. Chega assim ao fim o primeiro dia desta segunda semana. Vettel foi o mais rápido mas hoje a maior vitória terá sido para quem ando mais e não mais rápido.
Tempos:
Pos | Piloto | Equipa | Tempo | Diferença | voltas |
1 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1m20.396s | 171 | |
2 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1m20.596s | +0.200 | 86 |
3 | Max Verstappen | Red Bull | 1m20.649s | +0.253 | 130 |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1m20.808s | +0.412 | 91 |
5 | Pierre Gasly | Toro Rosso | 1m20.973s | +0.577 | 54 |
6 | Kevin Magnussen | Haas | 1m21.298s | +0.902 | 96 |
7 | Nico Hulkenberg | Renault | 1m21.432s | 1.036 | 48 |
8 | Carlos Sainz | Renault | 1m21.455s | 1.059 | 93 |
9 | Sergey Sirotkin | Williams | 1m21.588s | 1.192 | 42 |
10 | Sergio Perez | Force India | 1m21.643s | 1.247 | 93 |
11 | Marcus Ericsson | Sauber | 1m21.706s | 1.310 | 120 |
12 | Stoffel Vandoorne | McLaren | 1m21.946s | 1.550 | 38 |
13 | Lance Stroll | Williams | 1m22.937s | 2.541 | 86 |
#F1Testing 😬😬😬 pic.twitter.com/hO4DZYWqdd
— Alessandro®️🏎🏁 (@Berrageiz) March 6, 2018
Day 1 of second pre-season test in numbers #F1Testing pic.twitter.com/sF1NgqkG0f
— Motorsport Stats (@msportstats) March 6, 2018
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Que título estúpido!
Tudo incomoda o forista so(i)…agora até está contra os títulos dos artigos…
Cumprimentos
….realmente, anda aqui muita gente incomodada…!
Especialmente com a performance dos McLaren…
MacLaren no seu melhor…
PS: não aparece o tempo do Stroll
De regresso o bom tempo e agora é a doer. Mercedes e Ferrari num nível bem acima de todas as outras, com a RB a tentar uma aproximação que será ou não comprovada no que falta cumprir dos testes. Relativamente ao resto, continuamos com mais dúvidas que certezas. A Mclaren foi a estrela do dia, pelos piores motivos. Se a partir de amanhã a Mclaren não apresentar uma nova face, há razões para se começar a temer o pior. Amanhã vamos ter um dia ainda mais animado que este!