F1: Silly season cada vez mais “quente”

Por a 24 Julho 2018 16:30

Com o aproximar a passos largos da pausa de verão e com o campeonato ao rubro, todos estão a precisar de recuperar energias e desligar um pouco da competição. Mas a F1 não pára e se não se fala de corridas, fala-se de mercado e para 2019 esperam-se mudanças significativas. Para já, são mais os rumores do que as certezas e o ponto de situação não permitirá tirar grandes conclusões.

Mercedes: Tudo fechado

A assinatura do contrato de Hamilton não trouxe grandes novidades pois era um dado adquirido que o britânico ficaria na Mercedes e falta apenas acertar os números (que pelos vistos são grandes), mas permitiu tirar a Mercedes da equação das mudanças para a próxima época, uma vez que Bottas também renovou. O finlandês tem apresentado um nível muito bom e apenas o azar o tem impedido de brilhar mais. Claramente melhor do que em 2017, tem dado à equipa o que os responsáveis queriam: estabilidade, bom ambiente e muitos pontos. A relação com Hamilton é saudável (talvez ajudada pelo facto de Bottas não ser ainda ameaça nas contas pelo título), as prestações têm sido boas e a posição profissional do #77, colocando os interesses da equipa acima dos seus é vista com agrado, numa equipa que viveu três anos de intensas guerras internas.

Ferrari: Leclerc ou não?

A Ferrari tem Vettel confirmado para 2019, mas tem de decidir ainda quem será o colega do alemão. Vettel já deu a entender que prefere Raikkonen e as exibições do finlandês têm justificado a renovação, mas há um tal de Leclerc que começa a dar (muito) nas vistas e que é considerado uma estrela do futuro. O jovem da academia Ferrari tem correspondido às expectativas e muitos consideram ser o momento certo para a promoção do monegasco. Ricciardo ainda foi falado para esta vaga, mas a pouca vontade de Vettel em enfrentar o australiano poderá ter esbatido o possível interesse, e com a Mercedes “fechada” o destino de Ricciardo parece definido.

Red Bull: sem mudanças à vista

A Red Bull tem contrato assinado com Verstappen e quer fechar Ricciardo que inicialmente terá tido dúvidas quanto à sua permanência, mas agora deverá estar a melhorar as condições do contrato. A Red Bull é a única equipa que a curto prazo poderá permitir lugar por vitórias e assim a escolha parece lógica… a não ser que a McLaren consiga de alguma forma convencer o australiano. Os rumores apontam para uma tentativa da equipa de Woking em convencer Ricciardo, mas deverá ser muito complicado tornar o projecto aliciante, com as últimas prestações da equipa.

McLaren: mar de dúvidas

A McLaren está num mar de dúvidas até em relação à dupla que terá para a próxima época. Alonso mostra cada vez menos vontade de renovar, Vandoorne não tem convencido até agora (sem grandes culpas)  e há um jovem chamado Lando Norris na calha para subir à F1. A McLaren pretende convencer Alonso a ficar mas essa decisão vai depender de quanta paciência ainda sobra ao espanhol, preparado para enfrentar outros desafios. Vandoorne parece ter condições para ficar, até porque a McLaren pretende colocar Norris numa equipa de meio da tabela para já. Além de Ricciardo, também Raikkonen já foi associado ao lugar na McLaren, tal como Carlos Sainz.

Renault: à espera da Red Bull, tal como a Toro Rosso

O espanhol está emprestado pela Red Bull à Renault e se for confirmado o mais que provável cenário da manutenção de Ricciardo, deverá ficar na equipa francesa… se a Renault não complicar a situação. O divórcio litigioso entre as duas partes deixou algumas marcas e não é descabido que a marca tome uma posição que não agrade à Red Bull. Horner disse que se Abiteboul ” se portar bem”, Sainz mantém-se na equipa, mas caso contrário que o manda para a McLaren… a brincar se dizem as verdades.

Sainz poderá até acabar na Toro Rosso (cenário improvável, mas possível), se as coisas se complicaram muito. A permanência de Gasly é do agrado da equipa e da Red Bull, mas Hartley ainda não convenceu e a McLaren já terá proposto Lando Norris para o lugar do neozelandês, cenário que poderá acontecer em 2019.

Force India: mudanças à vista

Para a Force India será também um ano de mudanças. Com o processo de falência prestes a começar, há vários interessados na equipa, um deles com o nome de Lawrence Stroll, pai de Lance, o que daria força ao rumor da sua ida para a Force India. Sergio Pérez é também falado  para ocupar o lugar de Grosjean na Haas, enquanto Magnussen parece ter a sua permanência quase assegurada. Também George Russell está a ser falado para a possível vaga na Force, embora a sua ida para a Formula E esteja a ganhar força.

O Magnussen está na mesma situação que Hulkenberg… boas prestações e equipas satisfeitas com o desempenho justificam as prováveis renovações.

Sauber: à espera da Ferrari

Na Sauber também está tudo em aberto. Leclerc pode dar o salto para a Ferrari e Ericsson não está garantido, o que poderá abrir as portas a Giovinazzi. Até uma troca entre Raikkonen e Leclerc foi já falada o que mostra bem como está a silly season este ano. Como ficará o grid em 2019?

 

Resumo

Mercedes Hamilton / Bottas

Ferrari: Vettel / Raikkonen (?) / Leclerc (?)

Red Bull: Verstappen / Ricciardo (? – quase certo) / Sainz (?)

Renault: Hulkenberg (? – muito provável) / Sainz (? – o mais provável) / Ocon (?)

Force India: Pérez (?) / Ocon (? – o mais provável) / Stroll (?) / Russell (?)

McLaren: Alonso (?) / Vandoorne (?) / Raikkonen (?) / Norris (?) / Sainz (?)

Haas: Magnussen (? – muito provável) / Grosjean (?) / Pérez (?)

Toro Rosso: Gasly (? – o mais provável) / Hartley (?) / Norris (?)

Sauber: Leclerc (?) / Giovinazzi (?) / Ericsson (?)

Williams:  Sirotkin (?) / Kubica (?)  / Stroll (?)

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado