F1, Sergio Marchionne: “Espero que 2018 seja uma temporada muito melhor”
O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, comentou o facto de a sua equipa não ter ganho nenhum dos títulos da Fórmula 1 esta temporada, culpando alguns problemas técnicos e erros dos pilotos. Sebastian Vettel liderou o campeonato durante toda a temporada até o GP da Itália, mas a passagem pela Àsia foi desastrosa para o alemão e para a Ferrari.
“Eu não acredito em má sorte. Em última análise, é o reflexo da forma como administrámos alguns assuntos. Na segunda metade da temporada, foi uma combinação de problemas técnicos e erros do piloto ou erros de julgamento do piloto. Acho que aprendemos muito, é uma maneira dolorosa de aprender. Penso que a segunda metade revelou algumas fraquezas estruturais na forma como estamos a gerir a nossa actividade, que será corrigida, e espero que 2018 seja uma temporada muito melhor”.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Uma forma lúcida de justificar o fracasso deste ano.
“…erros do piloto ou erros de julgamento do piloto.”
Este apontar de dedo público do próprio presidente da Ferrari a Vettel é demolidor para o piloto alemão.
Revela que para 2018 se tiverem um carro tão competitivo como tiveram este ano e que podia ter sido campeão, haverá tolerância zero para Vettel se voltar a cometer os erros infantis que cometeu este ano e que custou, provavelmente, o campeonato à equipa.
Cumprimentos
Tem toda a razão! Imagine o que terá sido a “conversinha” indoors…
Estive a fazer contas:
Azerbaijão: Hamilton 10 pontos, Vettel 12. Sem o toque em Hamilton, Vettel poderia ter ganho, ou seja, teria mais 13 pontos
Singapura: Hamilton 25 pontos, Vettel zero. Com uma largada normal, Vettel poderia ter ganho, ou seja, teria mais 25 pontos e Hamilton poderia, no máximo, chegar a 4º, ou seja, teria menos 13 pontos.
Hamilton teria 333-13= 320
Vettel teria 277+13+25= 315
Ou seja, o campeonato estaria perfeitamente em aberto, partindo do princípio que tudo o mais se desenrolava como se desenrolou.
Exacto. Cumprimentos
Como tenho dito… pelo menos no mínimo seria até ao fim (normalmente) – pró ano haverá mais!
Oh Pity, eu não vou fazer contas, mas se as fizesse em relação ao ano todo, provavelmente Vettel não estaria 5 pontos atrás de Hamilton, provavelmente seria ele o campeão neste momento, porque esses não foram os únicos erros que ele cometeu. Quanto ao erro de Singapura custou mais que 25 pontos à Ferrari. O mal das estatísticas, é que nunca abarcam tudo, e por isso são tão enganadoras. Vettel perdeu aquilo que fez dele 4 vezes campeão: o espírito tranquilo, e já parece Hamilton nos tempos da (sua) Mclaren. Outra coisa que sabemos, é que “ses” não dão campeonatos,… Ler mais »
Aqueles não foram os únicos erros, mas foram os mais gritantes. E não nos devemos esquecer da parte que coube à Ferrari. Também acho que, noutras condições de campeonato, a largada no México poderia ter sido diferente. Mas como acredito que o Vettel não é burro, espero que este ano lhe sirva de lição e, no próximo, não cometa erros destes.
Subscrevo, mas acho que a Ferrari não vai mudar(nunca mudou). Quanto a Vettel, espero que tire umas boas férias e compre uma bússola para ver se recupera alguma orientação. Afinal, ele é um tetra consecutivo, “and with great power, comes big responsability”.
Cumprimentos.
E que o Kimi renda tanto como os 2ºs pilotos das equipas rivais, que tb seria benéfico!
Os 2ºs pilotos das equipas rivais, têm possibilidade de render, coisa nunca vista na Ferrari, que faz dos seus segundos pilotos verdadeiros eunucos. E é esse o seu maior erro, sempre foi e continuará a ser.
Se bem que o campeonato de construtores não parecem minimamente interessados em ganhá-lo!
Desde sempre que o campeonato de pilotos é mais mediático, e as marcas tentam aproveitar, as equipas pequenas, essas preferem os pontos de construtores para receberem uma “share” mais significativa da FOM no final do ano. Por exemplo: todos sabemos que Jackie Stewart venceu o seu terceiro e último título em 73 num Tyrrell, alguém se lembra que foi a LOtus que venceu nos construtores? Ou em 76, James Hunt venceu nos pilotos com um Mclaren, alguém se lembra que a Ferrari venceu nos construtores? Os grandes construtores ganham mais em imagem com o título de pilotos que com o… Ler mais »
Ora aqui está um italiano a chamar os bois pelos nomes, ou seja a dar recados a quem os merece, mas espero que lá em casa a conversa tenha sido de modo a arrasar a arrogância de um piloto que já admirei mais, muito mais e um director de equipa que parece não saber resolvder problemas de pilotos. Mesmo com alguns problemas técnicos, a Ferrari e Vettel não estiveram à altura daquilo que o carro valia e perderam o campeonato de forma ridícula, se levarmos em conta a dimensão da equipa, o seu orçamento e o bónus elevadissimo que recebe… Ler mais »
Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos
Obrigado. Cumprimentos.