F1, Sergio Marchionne: “Espero que 2018 seja uma temporada muito melhor”

Por a 4 Novembro 2017 13:36

O presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, comentou o facto de a sua equipa não ter ganho nenhum dos títulos da Fórmula 1 esta temporada, culpando alguns problemas técnicos e erros dos pilotos. Sebastian Vettel liderou o campeonato durante toda a temporada até o GP da Itália, mas a passagem pela Àsia foi desastrosa para o alemão e para a Ferrari.

“Eu não acredito em má sorte. Em última análise, é o reflexo da forma como administrámos alguns assuntos. Na segunda metade da temporada, foi uma combinação de problemas técnicos e erros do piloto ou erros de julgamento do piloto. Acho que aprendemos muito, é uma maneira dolorosa de aprender. Penso que a segunda metade revelou algumas fraquezas estruturais na forma como estamos a gerir a nossa actividade, que será corrigida, e espero que 2018 seja uma temporada muito melhor”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
6 anos atrás

Uma forma lúcida de justificar o fracasso deste ano.

*RPMS*™
6 anos atrás

“…erros do piloto ou erros de julgamento do piloto.”
Este apontar de dedo público do próprio presidente da Ferrari a Vettel é demolidor para o piloto alemão.
Revela que para 2018 se tiverem um carro tão competitivo como tiveram este ano e que podia ter sido campeão, haverá tolerância zero para Vettel se voltar a cometer os erros infantis que cometeu este ano e que custou, provavelmente, o campeonato à equipa.
Cumprimentos

ernie
ernie
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Tem toda a razão! Imagine o que terá sido a “conversinha” indoors…

Pity
Pity
Reply to  ernie
6 anos atrás

Estive a fazer contas:
Azerbaijão: Hamilton 10 pontos, Vettel 12. Sem o toque em Hamilton, Vettel poderia ter ganho, ou seja, teria mais 13 pontos
Singapura: Hamilton 25 pontos, Vettel zero. Com uma largada normal, Vettel poderia ter ganho, ou seja, teria mais 25 pontos e Hamilton poderia, no máximo, chegar a 4º, ou seja, teria menos 13 pontos.
Hamilton teria 333-13= 320
Vettel teria 277+13+25= 315
Ou seja, o campeonato estaria perfeitamente em aberto, partindo do princípio que tudo o mais se desenrolava como se desenrolou.

*RPMS*™
Reply to  Pity
6 anos atrás

Exacto. Cumprimentos

kkk
kkk
Reply to  Pity
6 anos atrás

Como tenho dito… pelo menos no mínimo seria até ao fim (normalmente) – pró ano haverá mais!

ernie
ernie
Reply to  Pity
6 anos atrás

Oh Pity, eu não vou fazer contas, mas se as fizesse em relação ao ano todo, provavelmente Vettel não estaria 5 pontos atrás de Hamilton, provavelmente seria ele o campeão neste momento, porque esses não foram os únicos erros que ele cometeu. Quanto ao erro de Singapura custou mais que 25 pontos à Ferrari. O mal das estatísticas, é que nunca abarcam tudo, e por isso são tão enganadoras. Vettel perdeu aquilo que fez dele 4 vezes campeão: o espírito tranquilo, e já parece Hamilton nos tempos da (sua) Mclaren. Outra coisa que sabemos, é que “ses” não dão campeonatos,… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ernie
6 anos atrás

Aqueles não foram os únicos erros, mas foram os mais gritantes. E não nos devemos esquecer da parte que coube à Ferrari. Também acho que, noutras condições de campeonato, a largada no México poderia ter sido diferente. Mas como acredito que o Vettel não é burro, espero que este ano lhe sirva de lição e, no próximo, não cometa erros destes.

ernie
ernie
Reply to  Pity
6 anos atrás

Subscrevo, mas acho que a Ferrari não vai mudar(nunca mudou). Quanto a Vettel, espero que tire umas boas férias e compre uma bússola para ver se recupera alguma orientação. Afinal, ele é um tetra consecutivo, “and with great power, comes big responsability”.
Cumprimentos.

kkk
kkk
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

E que o Kimi renda tanto como os 2ºs pilotos das equipas rivais, que tb seria benéfico!

ernie
ernie
Reply to  kkk
6 anos atrás

Os 2ºs pilotos das equipas rivais, têm possibilidade de render, coisa nunca vista na Ferrari, que faz dos seus segundos pilotos verdadeiros eunucos. E é esse o seu maior erro, sempre foi e continuará a ser.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
6 anos atrás

Se bem que o campeonato de construtores não parecem minimamente interessados em ganhá-lo!

ernie
ernie
Reply to  sr-dr-hhister
6 anos atrás

Desde sempre que o campeonato de pilotos é mais mediático, e as marcas tentam aproveitar, as equipas pequenas, essas preferem os pontos de construtores para receberem uma “share” mais significativa da FOM no final do ano. Por exemplo: todos sabemos que Jackie Stewart venceu o seu terceiro e último título em 73 num Tyrrell, alguém se lembra que foi a LOtus que venceu nos construtores? Ou em 76, James Hunt venceu nos pilotos com um Mclaren, alguém se lembra que a Ferrari venceu nos construtores? Os grandes construtores ganham mais em imagem com o título de pilotos que com o… Ler mais »

ernie
ernie
6 anos atrás

Ora aqui está um italiano a chamar os bois pelos nomes, ou seja a dar recados a quem os merece, mas espero que lá em casa a conversa tenha sido de modo a arrasar a arrogância de um piloto que já admirei mais, muito mais e um director de equipa que parece não saber resolvder problemas de pilotos. Mesmo com alguns problemas técnicos, a Ferrari e Vettel não estiveram à altura daquilo que o carro valia e perderam o campeonato de forma ridícula, se levarmos em conta a dimensão da equipa, o seu orçamento e o bónus elevadissimo que recebe… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  ernie
6 anos atrás

Muitíssimo bem escrito! Cumprimentos

ernie
ernie
Reply to  *RPMS*™
6 anos atrás

Obrigado. Cumprimentos.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado