F1: Será que o Mónaco tem de mudar?

Por a 2 Abril 2022 11:00

A F1 está em clara fase de mudança. A todos os níveis a F1 está agora diferente ou num processo de mudança, mudanças que são positivas pois o desporto precisa de evoluir. Sempre foi assim ao longo da história do desporto, mas houve uma pista que nunca mudou muito… Mónaco.

Mónaco sempre foi encarada como a jóia da coroa do calendário da F1. O glamour à volta do evento, a tradição do traçado e os desafios aos pilotos sempre fizeram do Mónaco um dos momentos altos do ano. No entanto, a qualidade das corridas tem sido cada vez mais questionada e a nova geração de carros não foi pensada para nos dar um bom espetáculo na pista do Principado. Carros cada vez maiores e mais pesados, os novos monolugares são exatamente o contrário do que a F1 precisa para dar boas corridas no Mónaco. E, talvez por isso se começa a questionar cada vez mais insistentemente a posição da pista no calendário.

A entrada de novas pistas e a procura por soluções para a qualidade das corridas faz com que o impensável esteja a acontecer… cada vez mais pessoas ponderam se o Mónaco deve ou não fazer parte do calendário, algo que no passado seria um sacrilégio.

Numa sondagem do AutoSport feita no ano passado, desafiamos os leitores a com a seguinte pergunta: Deve o GP do Mónaco ser mantido no calendário? 35.5% dos leitores responderam que a prova deve ser mantida com alterações à pista, 39.2% responderam que a pista deve se manter tal como está e 25.5% indicaram que a prova deveria ser retirada do calendário. A maioria ainda quer ver a F1 no Mónaco.

Zak Brown comentou recentemente a posição do Mónaco no calendário:

“O Mónaco sempre representou a parte mais glamorosa da Fórmula 1. Penso que Miami, Singapura, Las Vegas estão a começar a acrescentar alguns mercados bastante glamorosos”, disse Brown à Reuters. “O Mónaco precisa de chegar aos mesmos termos comerciais de outros Grands Prix e também talvez precise de pensar em formas de adaptar a sua pista, porque à medida que os nossos carros se tornaram maiores, as corridas tornaram-se mais difíceis. É preciso ter em consideração a história, mas é preciso ter em consideração também como é o espetáculo que lá se faz”.

São conhecidas as condições únicas que as equipas têm de enfrentar no Mónaco. Condições que seriam negadas noutras pistas. Mas isto foi sendo aceite porque o Mónaco é… o Mónaco. Mas vemos que esta ideia começa a diluir-se em busca de outros mercados.

O Mónaco é uma ponte entre o presente e o passado. Naquelas ruas vamos comparando gerações, performances, pilotos. A cada corrida o talento dos pilotos é colocado à prova com as proteções sempre tão perto dos carros. Mónaco pode não dar as melhores corridas do mundo, ao nível de incerteza, do número de ultrapassagens, mas é um dos locais mais espetaculares do mundo para se ver um F1 a competir. A F1 está a mudar e talvez por isso o carinho com que era visto o Mónaco começa a diminuir pois outros interesses ganham mais importância. Mas seria bom fazer o esforço para manter a pista e continuarmos a ter uma máquina do tempo que nos permite entender os diferentes desafios de cada era.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb2
Scb2
2 anos atrás

É mais “O Mónaco precisa de pagar”.

Pitão
Pitão
2 anos atrás

F1 nas mãos de Americanos é o que dá, não querem saber de história nem tradição, querem é money money
Mas se pudessem fazer (pequenas, sem desvirtuar) algumas alterações que criassem mais pontos de ultrapassagem, claro que seria bom.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Soares
escape-livre
escape-livre
2 anos atrás

por mim era rua com o Mónaco!corridas da treta!onde o único espectáculo é nas boxes com o show off das”estrelas”…

MP67
MP67
2 anos atrás

O Mónaco devia sair, é uma aberração ter um circuito de F1 sem qualquer possibilidade de ultrapassagem sem correr um grande risco. Não vejo como poderão alterar o traçado para permitir ultrapassagens, mesmo com drs e carros atuais com efeito solo que permitem andar mais “colados”.

Pity
Pity
2 anos atrás

Eu não sei se o problema é o traçado do Mónaco, se a largura dos carros. Sempre foi muito difícil ultrapassar no Mónaco. Recordo-me de Coulthard, com o McLaren ficar 45 voltas atrás de Bernoldi num Arrows ( e de ficar brava com o brasileiro), ou de Mansell, com um foguete, não conseguir passar Senna com a arrastadeira que era o McLaren de 92 mas, de vez em quando, alguém conseguia ultrapassar. Só que os carros ficaram mais largos, as ruas continuam com a mesma largura… não há milagres. Pela beleza do traçado, eu continuo a defender a permanência mas,… Ler mais »

Patucho10
Patucho10
2 anos atrás

O GP do Monaco resume-se á qualificação ponto forte do fim de semana, corrida tédio!
É o único circuito que o espectáculo é ao sábado, na minha opinião ou fazem alterações para que se consiga ultrapassar ou então mais vale ter um circuito que proporciona espectáculo com muitas ultrapassagens

carlos.vieira
carlos.vieira
2 anos atrás

Não consigo pensar na Formula1 sem o Mónaco. Talvez porque o primeiro gp que me lembro seja precisamente lá, um duelo entre Stewart e Fitipaldi, não me lembro o ano, apenas da imagem do Lotus a perseguir o Tyrrel na descida para o Lowe.
Substituir o Mónaco da F1 era como demolir o mosteiro dos Jerónimos para colocar lá um prédio energeticamente eficiente.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado