F1: Será que a Ferrari ‘sofre’…por estar em Itália?

Por a 21 Setembro 2016 13:50

Flavio Briatore tocou num ponto relativo à Ferrari que muita gente entende ser um dos problemas da Scuderia, que não tem conseguido reunir equipas técnicas que coloquem os seus carros na luta pelas vitórias. Sendo verdade que a Mercedes trabalhou melhor aquando da mudança das regras, em 2014, também é verdade que equipas com os orçamentos da Red Bull e da Ferrari já deviam ter reduzido mais a margem que as separa dos alemães.

Sendo certo que os responsáveis da Red Bull foram arrogantes com a questão do motor e pagaram por isso, sendo-lhes vedado um motor mais competitivo, tendo que permanecer mais tempo com a motorização da Renault, que está cada vez melhor e já deixou de ser um problema, já a Ferrari, tem claramente um problema de pessoas e de métodos, que não de orçamento.

Segundo Flavio Briatore, a Ferrari deveria ter um centro tecnológico em Inglaterra, e explica porquê: “Já o digo há muito tempo, a Ferrari sempre foi uma grande construtor, e por isso devia ter um centro tecnológico em Inglaterra. Para vencerem, levaram-me 12 engenheiros da Renault, e isso prova que construí um bom ‘edifício’ entre a Red Bull, McLaren e Williams,” disse Briatore.

O que o italiano quer dizer é que não é tão fácil para a Ferrari ir buscar bons elementos, pois a grande maioria para aceitar ir para Itália, Maranello, tem que receber um cheque enorme, que justifique claramente a mudança de país. Imagine isto multiplicado pela quantidade de gente que é necessária. Veja-se a quantidade de equipas que estão sediadas em Inglaterra, Mercedes, Red Bull, Williams, Force India, McLaren, Manor, Renault (divide-se entre França e Enstone) e Haas. Só a Sauber (Hinwill, Suíça), Toro Rosso (Faenza, Itália). Logicamente, há bons engenheiros em Itália, mas é lógico que havendo oito equipas em Inglaterra é muito maior a diversidade da escolha. Quer um exemplo? A Ferrari não conseguiu levar Adrian Newey de todas as vezes que tentou e o problema nunca foi o dinheiro…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
7 anos atrás

Já tinha comentado isso à algum tempo. O facto de a maioria dos grandes Engenheiros da F1 actual serem ingleses, leva a darem preferência a equipas com sede no país. Veja-se casos como a Toyota que tinha a sede de F1 na Alemanha, e mesmo com um grande investimento, tinham resultados a nível de meio do pelotão. A Ferrari deveria ter dois departamentos técnicos para a F1, um em Itália e outro em Inglaterra.

dumberdog
dumberdog
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Possivelmente com o dinheiro gasto em ordenados estupidamente elevados certamente chegava e sobrava para pagar um departamento técnico em Inglaterra.

gillesi
gillesi
7 anos atrás

Aparentemente isso não se notou fim da Decada de 90 e no início do Século. O que se passou a seguir foi irem deixando sair os técnicos superiores sem substituição à altura. O centro técnico em Inglaterra não é novidade, essa foi uma das condições impostas por John Barnard para tabalhar para a Ferrari e, apesar de produzir novidades técnicas como a caixa semi automatica, nunca teve resultados de relevo. Acho que o Briatore se está a candidatar a um cargo.

dumberdog
dumberdog
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Até que o JBarnard se fartou e foi para a Benetton onde produziu alguns dos melhores carros da escuderia de Enstone.

dumberdog
dumberdog
Reply to  gillesi
7 anos atrás

Também acho que o FBriatore se está a candidatar ao tacho LOL

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Com o Flavio Briatore na Ferrari não é preciso centros tecnológicos nem na Inglaterra nem na Tailândia! Ó Kimi enfia ai o carro na curva 12 para o Safety Car entrar.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

O que o Briatore quer sei eu…

*RPMS*™
7 anos atrás

A Ferrari “sofre”? Olhe que não, olhe que não… Há quem diga, ou tente vender, que tudo está bem por aquelas bandas… Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado