F1: Será desta que Valtteri Bottas se afirma?

Por a 16 Outubro 2019 13:30

Valtteri Bottas conquistou a terceira vitória do ano em Suzuka. Uma vitória sem contestação, merecida e justa. Mas será que Bottas conseguirá finalmente mostrar algo mais daqui para a frente?

Bottas festejou a sua sexta vitória na F1 e o seu 100º GP a terminar nos pontos, e festejou da melhor maneira com uma exibição sólida, sem erros. Foi também a sua vitória que selou a questão do título de construtores, com a Mercedes a conquistar o sexto campeonato consecutivo, terceiro com o piloto finlandês na equipa.

Bottas é, matematicamente, o único piloto que poderá roubar o título a Hamilton, mas a lógica diz que não será este ano que o #77 irá bater o pé a Lewis Hamilton. Mas as próximas quatro corridas podem ser importantes para a moral do piloto e para 2020.

Em 2018, por esta altura, Bottas era um piloto derrotado, sem chama, a arrastar-se penosamente em pista à espera do fim da época. Chegou a 2019 com vontade de fazer diferente e prometeu muito no início, mas ao longo da época foi mostrando as fragilidades do costume. Os seus números não são negativos, pois até agora apenas falhou o pódio por quatro vezes, enquanto Hamilton não subiu ao pódio por três vezes. Bottas é o segundo piloto com mais vitórias (3), atrás de Hamilton (9) e tem o mesmo número de poles que o seu colega de equipa.

Sempre defendi que Bottas era um piloto com capacidade de bater o pé a Hamilton. Embora não tenha o mesmo talento do britânico (poucos o têm), tem os ingredientes todos para ser um rival mais forte. Mas ao contrário de Nico Rosberg, nunca mostrou a tenacidade necessária para entrar em guerra com Hamilton. Rosberg entendeu que para bater o #44 era preciso usar todos os truques e encontrar mais alguns. Bottas sempre foi mais um “team player”, sem grande vontade de agitar as águas.

Poderá Bottas em 2020 ser candidato? Só se Hamilton tiver um ano mau. Três anos de Mercedes são a amostra suficiente para entender que apenas se algo fora da norma acontecer com o seu colega de equipa, poderá ter hipótese de chegar ao desejado título. A não ser que olhe para os números e veja que tem o mesmo número de poles que o “rei da qualificação”, que tem a regularidade necessária para estar na luta até ao fim e que numa pista como Suzuka pode ser melhor que Hamilton. Quem sabe se conquistar mais uma vitória a sua moral possa aumentar, a sua barba crescer mais um pouco e chegar a 2020 determinado em ser um verdadeiro candidato. Para já tal não parece que vá acontecer… Mas Bottas já afastou alguns fantasmas do passado, talvez consiga afastar mais alguns e dar-nos uma luta pelo título a sério.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado