F1, Sebastian Vettel: “o mundo está a mudar e o desporto automóvel pode ser ameaçado”

Por a 16 Julho 2023 14:30

Em entrevista ao The Race, o tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel disse ser de opinião que os desportos motorizados poderão ser proibidos pelos governos no futuro se não introduzirem melhorias fundamentais em termos de sustentabilidade.

Presente em Goodwood, aos comandos do Williams FW14B e McLaren MP4/8 utilizando combustíveis sustentáveis, Vettel assegura que é possível divertirmo-nos de uma forma mais responsável, destacando que há ainda muita gente que não está sensibilizada para a questão.

E revela mesmo ter o receio de que a F1 corra o risco de desaparecer se não se reinventar, acrescentando que as mudanças climáticas pode fazer mudar muita coisa: “Imola foi cancelada, Goodwood teve um dia cancelado. Existe uma relação direta entre condições meteorológicas extremas e o mundo em mudança”, disse Vettel, que dá vários exemplos: Imola foi da seca extrema às inundações, a F1 em Miami esteve em risco, os incêndios florestais no Canadá, quase cancelaram a F1: “é preciso reconhecer que o mundo está a mudar e que isso tem um impacto nas nossas vidas. Os governos vão procurar coisas que possam cortar e proibir e talvez o desporto automóvel esteja ameaçado e possa ser uma delas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
9 meses atrás

Uk gosta de andar ao contrário do que a UE diz, logo não acredito que o façam, além de ser um país que adora F1. Espanha também adora desportos motorizados, logo também não creio que o proíbam. Itália é pátria da Ferrari, também não creio. Áustria enquanto andar lá à RB também não acredito. Depois ainda há países com tradição como o Japão que também não me parecem alinhar nessa potencial proibição. Depois ainda temos os países produtores de petróleo como os EUA, países do médio oriente, etc. Há muitos países que continuariam a receber provas. Até o Brasil não… Ler mais »

chicanalysis
Reply to  leandro.marques
9 meses atrás

Até podemos acabar com o planeta e morrer todos, mas acabar com as corridas? Isso é que não !

leandro.marques
Reply to  chicanalysis
9 meses atrás

A questão é mesmo essa. O meu comentário passou mesmo exatamente por essa ideia.

kkk698
kkk698
Reply to  chicanalysis
9 meses atrás

Mas que raio o desporto automóvel ou mesmo os carros a combustão, tem a ver com as alterações climáticas!?
Eu vejo cada uma, que até parece, lavagem cerebral destes idiotas.
Você sabe por acaso, qual a percentagem de emissões com efeito de estufa, nos automóveis na EU!?
5%.
É a próprio UE a dizer isto,no ano passado,e diz que tinham que dar um sinal, ou seja, eles sabem, que o automóvel em si, nunca foi problema.
O negócio dos carros a pilhas, é do para encher carteiras, se assim não fosse, porque não aprovaram os combustíveis verdes?

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  kkk698
9 meses atrás

Tão preocupados com os carros e o problema está nos aviões, as pessoas nem se apercebem da quantidade que passa sobre as nossas cabeças todos os dias. Nunca houve tanta aviação como hoje em dia, não viagem de avião! Implementem o TGV em todos os países da Europa, pelo menos é eléctrico e não precisa de baterias.

Vagueante
Vagueante
Reply to  kkk698
9 meses atrás

Perfeitamente de acordo, não passa de um negócio e para acariciar os chamados “ativistas”, que não consguem factualmente provar seja lá o que eles dizem. As alterações climáticas são demasiado complexas para ser tão simples como querem querer transmitir. Basta um vulcão por ano aumentar a sua actividade e produz mais gases de estufa que todos os humanos juntos. Tenho sérias duvidas que as nossas acções algum dia vão afectar as alterações climáticas ao ponto que querem fazer crer. No entanto na poluição, sim, temos muita influência e que me lembre a competição automóvel de topo (F1, resistência, ..), sempre… Ler mais »

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  leandro.marques
9 meses atrás

Enfim Leandro!!

leandro.marques
Reply to  Daniel Sousa
9 meses atrás

Contesta, por favor. Onde está a mentira do que eu referi?

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
9 meses atrás

Não os vejo a proibir os aviões e os navios de entrarem em território nacional, a não ser que sejam no mínimo híbridos. Os navios no porto de Setúbal poluem a baixa da cidade com a queima de fuel que é dos piores combustíveis existentes, pois passam a menos de 200 m da zona ribeirinha da cidade, desde que começaram a usar o novo canal. Porque é que toda a gente tem de ir de férias para longe e encher os aviões, já não lhes interessa o planeta quando fazem isso? As baterias de Lítio são melhores que combustíveis sintéticos,… Ler mais »

ricfil
ricfil
Reply to  F1 FOR FUN
9 meses atrás

100% de acordo.

Uma palavra: HIPOCRISIA

E digo mais, não só os combustíveis sintéticos e os motores de combustão interna deveriam permanecer no desporto motorizado mas também no dia a dia. Coexistindo com os EV – dependendo da aplicação.

Aquelas pandeiretas a pilhas tem alguma piada a conduzir? Sem vibração aparente, sem grande movimentação de massas, sem acoplagem variável de peças durante o andamento, sem opções de gestão da caixa de velocidades… BORING.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado